conecte-se conosco


Brasil

Qualificar ES abre 10 mil vagas em cursos on-line nesta terça-feira (28)

Moradores de todo o Estado podem concorrer às vagas ofertadas nesta terceira etapa.

Publicado

Mais chances de qualificação! O Programa Qualificar ES abre a terceira etapa de inscrições na próxima terça-feira (28). Desta vez, as oportunidades são para cursos on-line. Moradores de todo o Estado podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro para concorrer em até dois cursos nesta etapa. Ao todo, serão ofertadas 10 mil vagas em 10 cursos.

As inscrições podem ser feitas no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br). De acordo com o edital, os requisitos para inscrição são ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na web.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores.

Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Cristina Engel, o programa visa a ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

Leia mais:  Homem é apreendido ao tentar entrar na Câmara com munições ilegais

“Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária.

Inscrições já abertas 

As inscrições para os cursos presenciais da segunda fase de inscrições continuam abertas até 02 de fevereiro. Moradores dos municípios de Conceição da Barra, Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e Linhares ainda podem se inscrever para concorrer às 2.140 vagas ofertadas.

Última etapa 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) ainda ofertará a quarta e última etapa do Qualificar ES para cursos semipresenciais. As inscrições vão de 04 a 16 de fevereiro e são indicadas para profissionais da área da educação. Há vagas para os cursos de “Introdução a Libras”, em Vila Velha, “Programação Neurolinguística – PNL”, em Montanha, e “Metodologias Ativas na Educação”, em São Mateus. O edital de inscrição já está disponível no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Leia mais:  Sucuri entra em tubulação e interrompe fornecimento de água em cidade

Confira os cursos on-line da terceira etapa da oferta: 

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil 120h 1000
Auxiliar Administrativo 120h 1000
Criação e Edição de Imagens Digitais 120h 1000
Educação Especial Inclusiva 120h 1000
Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação, Orientação e Supervisão 120h 1000
Informática Básica 120h 1000
Inglês Básico 120h 1000
Porteiro 120h 1000
Secretaria Escolar 120h 1000
Segurança no Trabalho 120h 1000
TOTAL 10.000

 

INSCRIÇÃO RESULTADO  

INÍCIO DAS AULAS

 

 

TÉRMINO DAS AULAS

 

28/01/2020 a 10/02/2020 14/02/2020 19/02/2020 15/04/2020

publicidade

Brasil

Espírito Santo está perto de ter fábrica de carros chinesa

Publicado

As conversas já começaram entre o governo do Estado e a Great Wall Motors (GWM). A montadora chinesa de carros já teve uma reunião com o Palácio Anchieta para montar, em solo capixaba, mais uma fábrica no Brasil. A gigante chinesa já tem uma planta no interior de São Paulo, em Iracemópolis. Comprou a fábrica que pertencia à Mercedes e deve começar a operar lá ainda neste mês. É pouco para a gigante chinesa que vendeu, no ano passado, 1,23 milhões de veículos e faturou US$ 24,7 bilhões.

A ideia da fábrica chinesa de carros é ter mais uma planta. Nesse sentido, deve ser próximo a uma estrutura logística que atenda não só a fabricação como também a distribuição e exportação de veículos. O Norte capixaba, com incentivos da Sudene e, em breve, com a entrega das estruturas do ParkLogBR/ES desponta como lugar ideal.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, disse que planos mais detalhados serão apresentados pela GWM na próxima visita ao Estado. Isso deve ocorrer na próxima semana (dias 24 ou 25). Ainda não há investimento previsto, mas pensando de forma conservadora, o Estado acredita que partiria de R$ 700 milhões.

Leia mais:  Pescadores profissionais e aquicultores regularizados podem se inscrever em edital para receber apoio à retomada produtiva

GWM é uma das maiores da China

A GWM é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado. É a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países. São 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

O Espírito Santo já tem uma montadora de ônibus, a Marcopolo, em São Mateus.

Continue lendo

Brasil

ES é o 4º estado com a maior nota de alfabetização do Brasil

Publicado

Segundo órgão, 71,7% das crianças que estudam em escola pública foram alfabetizadas até os sete anos

O Espírito Santo está entre os cinco estados brasileiros com melhor desempenho no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo órgão, 71,7% das crianças que estudam em escola pública foram alfabetizadas até os sete anos, colocando em 4º lugar no ranking.

Além disso, o dado, referente ao ano de 2024, supera a meta pactuada entre o governo federal e os Estados, que era de 60% e coloca o Estado entre os cinco em destaque no Brasil.

Os estados que aparecem em primeiro lugar no ranking são: Ceará (85,3%), Goiás (72,7%) e Minas Gerais (72%). Depois do Espírito Santo estão Paraná (70,4%) e Rondônia (62,62%).

Diante do assunto, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirma que mesmo com o avanço, ainda há desafios, pois quase 20% das crianças de 7 anos ainda não aprenderam a ler e escrever.

É mostrado que o nível de alfabetização dos pais conta muito para a alfabetização dos filhos. Em uma escola privada, por exemplo, é de se imaginar que essa alfabetização dos pais seja mais alta do que na escola pública. Na rede pública, nós temos todas as contradições que existem na sociedade, ainda assim o Espírito Santo ficou bem acima da média nacional.

Além disso, conforme o MEC, a meta para 2025 é atingir 64%, com o objetivo de alcançar 80% de crianças acima do padrão nacional de alfabetização até 2030.

Leia mais:  Idosa de 103 anos tem pé ampputado sem anestesia em cirurgia feita por enfermeira

Vitória aparece em 2º lugar nas capitais brasileiras

Vitória conquistou a 2ª colocação entre as capitais brasileiras no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado na sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice da Capital atingiu 73,2%, um aumento de 7,3% em relação a 2023.

A cidade ficou atrás de Fortaleza (74,81%) e se consolidou como o melhor desempenho da Região Sudeste, superando Belo Horizonte (68,58%), Rio de Janeiro (63,75%) e São Paulo (48,25%).

No Espírito Santo, a capital capixaba também obteve o melhor resultado entre os municípios com mais de 2 mil estudantes avaliados na faixa etária até 7 anos. O índice de 73,2% foi maior que o de Vila Velha (67,75%), Cariacica (64,57%), e Serra (57,12%).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana