conecte-se conosco


Brasil

Qualificar ES abre 10 mil vagas em cursos on-line nesta terça-feira (28)

Moradores de todo o Estado podem concorrer às vagas ofertadas nesta terceira etapa.

Publicado

Mais chances de qualificação! O Programa Qualificar ES abre a terceira etapa de inscrições na próxima terça-feira (28). Desta vez, as oportunidades são para cursos on-line. Moradores de todo o Estado podem se inscrever até o dia 10 de fevereiro para concorrer em até dois cursos nesta etapa. Ao todo, serão ofertadas 10 mil vagas em 10 cursos.

As inscrições podem ser feitas no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br). De acordo com o edital, os requisitos para inscrição são ter, no mínimo, 16 anos, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na web.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores.

Segundo a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, Cristina Engel, o programa visa a ampliar as possibilidades de empreendedorismo e renda para os cidadãos capixabas e fornecer subsídios para sua inserção ao mundo do trabalho, por meio de cursos de qualificação profissional gratuitos que atendem a vocação econômica das regiões do Espírito Santo e fomentam a economia criativa.

Leia mais:  Suzano e Todos Pela Educação firmam parceria para fortalecer a educação pública no Brasil

“Queremos alcançar os capixabas de todas as regiões do Estado, por isso a ideia de oferecer opções de cursos a distância, em que o cursista pode estudar de onde estiver, presenciais e semipresenciais”, destacou a secretária.

Inscrições já abertas 

As inscrições para os cursos presenciais da segunda fase de inscrições continuam abertas até 02 de fevereiro. Moradores dos municípios de Conceição da Barra, Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e Linhares ainda podem se inscrever para concorrer às 2.140 vagas ofertadas.

Última etapa 

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) ainda ofertará a quarta e última etapa do Qualificar ES para cursos semipresenciais. As inscrições vão de 04 a 16 de fevereiro e são indicadas para profissionais da área da educação. Há vagas para os cursos de “Introdução a Libras”, em Vila Velha, “Programação Neurolinguística – PNL”, em Montanha, e “Metodologias Ativas na Educação”, em São Mateus. O edital de inscrição já está disponível no site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Leia mais:  Dona de casa morre eletrocutada enquanto lavava roupa em tanquinho

Confira os cursos on-line da terceira etapa da oferta: 

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Alfabetização e Letramento na Educação Infantil 120h 1000
Auxiliar Administrativo 120h 1000
Criação e Edição de Imagens Digitais 120h 1000
Educação Especial Inclusiva 120h 1000
Gestão Escolar com Ênfase em Coordenação, Orientação e Supervisão 120h 1000
Informática Básica 120h 1000
Inglês Básico 120h 1000
Porteiro 120h 1000
Secretaria Escolar 120h 1000
Segurança no Trabalho 120h 1000
TOTAL 10.000

 

INSCRIÇÃO RESULTADO  

INÍCIO DAS AULAS

 

 

TÉRMINO DAS AULAS

 

28/01/2020 a 10/02/2020 14/02/2020 19/02/2020 15/04/2020

publicidade

Brasil

Polícia Federal desmantela organização envolvida em fraude eleitoral no RJ

Publicado

Nesta quarta-feira (16), a Polícia Federal (PF) realiza uma operação que envolve a execução de dez mandados de busca e apreensão. A ação visa desmantelar uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro. Os investigados também enfrentam suspeitas de obstrução de justiça e práticas de caixa dois eleitoral. Essa operação, denominada Teatro Invisível II, é um desdobramento de uma investigação anterior que tinha como objetivo desarticular um grupo que disseminava informações falsas sobre candidatos durante as eleições do ano passado em mais de dez cidades do Rio de Janeiro. A continuidade das investigações revelou novas evidências sobre as atividades ilícitas do grupo.

Os proprietários de empresas em Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba e São João de Meriti estão entre os principais alvos da operação. Eles são suspeitos de manipular licitações e utilizar recursos não declarados à Justiça Eleitoral para beneficiar candidatos nas eleições municipais de 2024. As fraudes levantaram preocupações sobre a integridade do processo eleitoral na região. Além das buscas, a Justiça também determinou o bloqueio de contas dos envolvidos, que somam até R$ 3,5 bilhões. Oito empresas tiveram suas atividades econômicas suspensas como parte das medidas cautelares. As ações estão sendo realizadas em diversas localidades, incluindo Cabo Frio, Itaguaí, Mangaratiba, além de áreas do Rio de Janeiro e Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Leia mais:  ES está entre os 5 estados que mais reclamam da internet no país

As investigações indicam que o grupo criminoso tomou medidas para destruir provas, especialmente digitais, que poderiam levar à incriminação de seus membros. Além disso, foram encontradas evidências de lavagem de dinheiro, que envolvem transações por meio de contas de passagem e a aquisição de bens de alto valor, complicando ainda mais a situação dos investigados.

Continue lendo

Brasil

Menina de 8 anos morre após inalar desodorante em desafio do TikTok, diz família

Publicado

Uma menina de 8 anos m0rreu após inalar desodorante aerossol, no Distrito Federal. O óbito foi declarado no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), neste domingo (13).

O caso é investigado pela 15ª DP. O delegado responsável, Ataliba Neto, disse que um inquérito foi aberto para apurar as circunstâncias da morte e tentar identificar os responsáveis pela publicação do “desafio do desodorante” em uma rede social (saiba mais abaixo).

Segundo uma tia, Sarah Raissa Pereira de Castro perdeu a vida após participar de um desafio na internet que consiste em inalar desodorante spray pelo máximo de tempo. O “jogo” normalmente é proposto por pessoas que incentivam crianças e adolescentes a gravar imagens enquanto aceitam o desafio. Os vídeos somam milhares de visualizações.

Conforme a PCDF, a menina deu entrada no hospital público no dia 10 de abril:

Inquérito p0licial 

De acordo com a 15ª DP, o inquérito p0licial vai apurar as circunstâncias da m0rte de Sarah. O objetivo, de acordo com o delegado Ataliba Neto, é esclarecer como a criança teve acesso ao “desafio” e identificar o responsável pela publicação na rede social TikTok.

“A depender das circunstâncias, [o responsável] poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (através de meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos de idade), cuja pena pode alcançar os 30 anos de prisão”, diz a polícia.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana