conecte-se conosco


Política e Governo

Qualificar ES abre primeira oferta de 2020 com mais de 16 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos

Publicado

O ano já começou com oportunidades! O Programa Qualificar ES abre inscrições, na próxima terça-feira (14), para a primeira etapa de vagas em cursos presenciais. A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro, a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 04 de fevereiro. 

Ao todo, nas quatro etapas do Programa serão oferecidas mais de 16 mil vagas de cursos presenciais, semipresenciais e on-line. A meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos para população capixaba.

As inscrições da primeira etapa, destinada aos moradores de Aracruz, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra e Viana, começam na próxima terça-feira (14) e prosseguem até o dia 27 de janeiro, por meio do site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Na segunda fase, a oferta de cursos presenciais será para os municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 02 de fevereiro.

A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos. Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.

Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 04 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.

A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher. As vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.

A previsão é de que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realize quatro ofertas de vagas neste ano. Mais informações referentes à quantidade de vagas e aos cursos presenciais ofertados para cada município na primeira oferta serão divulgadas por meio dos editais de seleção, que serão publicados no site do Qualificar ES. 

Balanço de 2019 

O Qualificar ES fechou 2019 com excelentes resultados! A Secti ultrapassou a meta do ano de oferecer 25 mil vagas. Foram três ofertas presenciais, semipresenciais e on-line ao longo do ano, com mais de 42 mil vagas em mais de 80 cursos de áreas profissionais, com demandas de mercado. Cerca de 80 mil capixabas concorreram às vagas em 2019.

Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, os resultados positivos do Qualificar ES refletem o comprometimento da Secti com a profissionalização e a inserção dos capixabas no mundo do trabalho.

“O sucesso de 2019 é um importante indicador para que busquemos expandir cada vez mais o programa em 2020. Nosso comprometimento é democratizar o acesso a oportunidades de geração de renda às famílias mais necessitadas. Já começamos o ano com novidades na primeira oferta, como a expansão do Programa ao município de Linhares. Estamos com boas expectativas para 2020”, declara Cristina Engel.

Leia mais:  Governador anuncia publicação de edital para pavimentação da ES-261
publicidade

Política e Governo

Manato participa de filiação de Bolsonaro ao PL

Publicado

O ex-deputado Carlos Manato, que participou do encontro estadual do PL e inclusive formou a mesa de autoridades, viaja nesta segunda-feira (29) a Brasília para participar da filiação do presidente Bolsonaro ao PL.

Questionado se vai aproveitar a viagem e se filiar também, Manato desconversou. Ele disse que ainda não conversou com Magno Malta sobre sua entrada no partido e nem sobre disputar a candidatura ao governo do Estado. “O evento não foi para falar de filiação, foi sobre ter união entre os conservadores”.

Depois do evento, Manato levou a deputada Bia Kicis para almoçar num restaurante de Vitória. Ela ficou hospedada na casa dele e Manato ficou responsável em fazer o jantar: moqueca de peixe e mariscada.

Leia mais:  Sérgio Vidigal larga na frente em pesquisa eleitoral
Continue lendo

Política e Governo

CCJ do Senado marca sabatina de Mendonça para quarta-feira

Publicado

André Mendonça será sabatinado para assumir vaga deixada pelo Ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal

Está marcada para a próxima quarta-feira (1), a partir das 9h, a sessão extraordinária semipresencial na CCJ do Senado para a sabatina de André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), já havia anunciado na última quarta-feira (24) que iria pautar a sabatina para a próxima semana. Alcolumbre acrescentou que os parlamentares devem também votar outras nove indicações pendentes de deliberação no colegiado.

Relatoria da indicação

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) anunciou neste sábado (27) que será relatora da indicação. Ela publicou em uma rede social que recebeu uma ligação de Alcolumbre para convidá-la para a relatoria.  “Eu vejo que o convite vindo a mim por parte do presidente [da CCJ] Davi é um prestígio à bancada feminina do Senado e também aos evangélicos e demonstra claramente o seu respeito pela diversidade religiosa no Brasil. É um momento importante de vida brasileira,” afirma. “Eu como relatora, vou me pautar por informações e também pela boa técnica legislativa sem qualquer preconceito político e ideológico e muito menos religioso”, garante.

Indicação estava parada

A indicação de Mendonça estava paralisada na CCJ há quase cinco meses. A demora de Alcolumbre em pautar a sabatina gerou críticas por parte de Bolsonaro e de senadores governistas, que cobravam uma definição por parte do presidente do colegiado. Mendonça, que foi indicado por Bolsonaro, teve sua sabatina congelada por Alcolumbre em meio a uma crise entre os Poderes que se desenhou à época da indicação. André Mendona tem apoio quase unânime entre os atuais ministros do Supremo.

Leia mais:  Max, Arnaldinho e Neucimar empatam corrida eleitoral em Vila Velha
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana