conecte-se conosco


Política e Governo

Qualificar ES abre primeira oferta de 2020 com mais de 16 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos

Publicado

O ano já começou com oportunidades! O Programa Qualificar ES abre inscrições, na próxima terça-feira (14), para a primeira etapa de vagas em cursos presenciais. A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro, a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 04 de fevereiro. 

Ao todo, nas quatro etapas do Programa serão oferecidas mais de 16 mil vagas de cursos presenciais, semipresenciais e on-line. A meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos para população capixaba.

As inscrições da primeira etapa, destinada aos moradores de Aracruz, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra e Viana, começam na próxima terça-feira (14) e prosseguem até o dia 27 de janeiro, por meio do site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Na segunda fase, a oferta de cursos presenciais será para os municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 02 de fevereiro.

A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos. Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.

Leia mais:  Evento marca segundo aniversário da Secretaria das Mulheres no Parque Cultural Casa do Governador

Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 04 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.

A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher. As vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.

A previsão é de que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realize quatro ofertas de vagas neste ano. Mais informações referentes à quantidade de vagas e aos cursos presenciais ofertados para cada município na primeira oferta serão divulgadas por meio dos editais de seleção, que serão publicados no site do Qualificar ES. 

Balanço de 2019 

O Qualificar ES fechou 2019 com excelentes resultados! A Secti ultrapassou a meta do ano de oferecer 25 mil vagas. Foram três ofertas presenciais, semipresenciais e on-line ao longo do ano, com mais de 42 mil vagas em mais de 80 cursos de áreas profissionais, com demandas de mercado. Cerca de 80 mil capixabas concorreram às vagas em 2019.

Leia mais:  Comissão de agricultura da ALES debate o Programa AgroNordeste que beneficia municípios da região norte capixaba

Para a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, os resultados positivos do Qualificar ES refletem o comprometimento da Secti com a profissionalização e a inserção dos capixabas no mundo do trabalho.

“O sucesso de 2019 é um importante indicador para que busquemos expandir cada vez mais o programa em 2020. Nosso comprometimento é democratizar o acesso a oportunidades de geração de renda às famílias mais necessitadas. Já começamos o ano com novidades na primeira oferta, como a expansão do Programa ao município de Linhares. Estamos com boas expectativas para 2020”, declara Cristina Engel.

publicidade

Política e Governo

João Coser vai disputar presidência do PT no ES

Publicado

Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha

O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.

Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.

Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.

Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.

João Coser e Iriny Lopes
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser

A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:

Leia mais:  Geraldo Alckmin chega ao ES para agendas no Palácio, no Porto de Vitória e com a Findes

“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.

Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:

“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.

À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.

Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.

Leia mais:  Evento marca segundo aniversário da Secretaria das Mulheres no Parque Cultural Casa do Governador

“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.

Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  Casagrande tenta agendar vacina em Vitória contra covid-19, mas não consegue vaga
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana