conecte-se conosco


Política e Governo

Qualificar ES forma turmas da última oferta de cursos presenciais de 2019

Publicado

Investir no potencial da educação profissional como instrumento de transformação social. Com esse objetivo, o Qualificar ES realizou a formatura de mais de 3 mil alunos da terceira e última oferta de vagas de cursos presenciais do Programa em 2019. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (17) no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

Na ocasião, foram entregues certificados de conclusão de curso a todos os concluintes presentes. Estudantes representantes de cada município participante desta oferta também receberam das mãos do governador certificados simbólicos em nome de todos os alunos de seu município. Nesta oferta, os municípios de Aracruz, Cariacica, Conceição da Barra, Guarapari, João Neiva, Santa Leopoldina, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória ofereceram 5.690 vagas de cursos presenciais.

Casagrande lembrou que os cursos abrem as portas para oportunidades e que já foram entregues 42 mil diplomas este ano. “Tomar a decisão de fazer o curso já muda o mundo de quem tomou essa atitude. O curso não garante emprego, mas abre portas para as oportunidades. É um passaporte para segurar as oportunidades que possam aparecer. Os cursos têm carga horária, em média, de 120 horas, garantindo que a pessoa se prepara bem. E a qualificação não é apenas para arrumar emprego, pois a grade curricular carrega uma forte dose de empreendedorismo, então muitos se formam e começam a empreender”, disse.

Leia mais:  Primeiro dia de encontros virtuais mobiliza capixabas para a elaboração do Orçamento 2022


A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, avaliou que a formatura da terceira oferta de cursos presenciais demonstra o compromisso do Qualificar ES em promover a profissionalização e a inclusão social da população no atual mercado de trabalho.


“Nós estamos comprometidos em oferecer à população chances de profissionalização e sabemos que é a partir da educação que podemos contribuir para a redução das desigualdades, principalmente, nos desafios que enfrentamos economicamente no País. Por isso, além de oferecermos a formação técnica, trabalhamos aspectos comportamentais do empreendedorismo”, ressaltou.

A oradora da cerimônia, Jaqueline dos Santos, de 18 anos, está iniciando sua carreira profissional e decidiu realizar o curso de Auxiliar de Departamento Pessoal. Jaqueline, que atuou como menor aprendiz em serviços de supermercado durante o Ensino Médio, afirmou que sua escolha se baseou, além de seu interesse e identificação, em oportunidades que enxerga na área.

“Vejo muitas dificuldades no mercado de trabalho hoje. Com o curso, acredito que conseguirei oportunidades de atuação e de crescimento. O Qualificar ES me ajudou muito. Lembro de uma reflexão muito importante sobre plano de carreira no primeiro dia de aula. Nós devemos projetar o que desejamos para nossas carreiras em vez de depender apenas das decisões empresariais. Essa reflexão mudou minha postura profissional”, destacou.

O formando do curso de Informática Rubem Moraes, de Santa Leopoldina, é participante e militante da cultura hip hop há quase 30 anos. Para expressar seu agradecimento à oportunidade de profissionalização por meio do Qualificar ES, Rubem produziu um rap sobre o Programa. White Jay, como é conhecido, defende que o Programa é essencial para a formação de moradores de seu município, principalmente por ser do interior do Estado.

Leia mais:  Cristhine Samorini é eleita presidente da Findes

“A gente precisa de formação aqui na região. Por ser uma cidade pequena, a gente não tem muita oportunidade de trabalho e, muitas vezes, surgem oportunidades e não temos certificação para concorrer às vagas. O rap para mim é a expressão viva da linguagem do povo. Então, nada mais justo do que fazer uma homenagem para esse projeto, que é tão importante”, afirmou Moraes.

Cursos semipresenciais e on-line

Na terceira oferta do Programa, foram oferecidas 10.500 vagas de cursos on-line e 300 vagas de cursos semipresenciais. As aulas para tais modalidades permanecem até 21 de dezembro. 

Acreditar ES

Em outubro deste ano, o Governo do Estado lançou o projeto Acreditar ES, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A iniciativa oferece uma linha de crédito voltada especificamente aos alunos do Qualificar ES para financiamento de novos empreendimentos.

Para ter acesso ao benefício, o aluno deve apresentar um plano de negócios. A linha de crédito é de até R$ 3 mil, com até 30 meses para pagar e taxa de 1,1% a.m.

publicidade

Política e Governo

Ricardo Ferraço visita Conceição da Barra neste sábado (21)

Publicado

O vice-governador vai se reunir com lideranças da região e participara do tradicional evento “A maior Moqueca do Mundo”

Ricardo Ferraço (MDB), vice-governador do Espírito santo, estará neste sábado (21), no município de Conceição da Barra para duas agendas. Uma política e outra social.

Pela manhã vai se reunir com várias lideranças da região no Sítio Feitosa, no Córrega São Domingos. A intenção é ouvir as demandas dos participantes. Ferraço tem andado pelo interior do Estado consolidando as ações do governo, juntamente com o governador Renato casagrande (PSB).

Após essa agenda política, o vice Ricardo Ferraço estará presente no tradicional evento de Conceição da Barra, “A Maior Moqueca do Mundo”. Essa agenda está prevista para o período da tarde.

Leia mais:  Governador assina Decreto de ampliação do Programa Morar Legal e anuncia Projeto de Regularização Fundiária 100% digital
Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o primeiro estado a ter 100% dos órgãos com planos de integridade publicados

Publicado

O Espírito Santo acaba de alcançar um marco inédito: é o primeiro estado do País a ter 100% dos seus órgãos e entidades com planos de integridade publicados. O objetivo da conquista é reforçar o compromisso do Governo do Estado com a ética, com a prevenção e repressão à corrupção, promovendo ambientes de trabalho mais íntegros e transparentes.

A marca foi atingida com a atuação da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), por meio da Subsecretaria de Integridade (Subint), que vem trabalhando desde 2019 na implantação e no fortalecimento de políticas de integridade no setor público estadual. Ao todo, foram publicados 50 planos de integridade no Estado, número que representa 100% das instituições públicas estaduais devidamente constituídas e aptas a realizar a publicação* e beneficia diretamente 58 mil servidores. 

Mais do que punir, o Espírito Santo tem apostado na transformação da cultura organizacional das instituições públicas. A publicação de planos de integridade em todos os órgãos aptos do Executivo Estadual traz benefícios diretos e indiretos, como o aumento da transparência, a redução de riscos e conflitos internos, o fortalecimento da confiança institucional, e até a valorização dos órgãos em processos de captação de recursos e parcerias.

Leia mais:  Governo do Estado inaugura Novo Sistema Aquaviário

“Esse resultado representa uma mudança de cultura na administração pública. O nosso Estado acabou de dar mais um passo à frente, mostrando que é possível investir em integridade não apenas como um instrumento de controle, mas como uma forma de melhorar o serviço público, valorizar os servidores e proteger os interesses da sociedade capixaba”, destacou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

Para o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, o avanço é fruto de um trabalho coletivo. “Alcançamos 100% de adesão porque entendemos que a integridade é um ativo estratégico do Estado. Cada plano foi construído levando em consideração as particularidades de cada órgão, com participação ativa dos servidores e apoio técnico da Subint. Isso garante que cada órgão tenha todas as condições para efetivamente aplicar as medidas planejadas no dia a dia, e o seu plano de integridade não fique apenas no papel.”, explicou.

Ainda segundo Falcão, com essa conquista, o Espírito Santo se mantém como referência nacional na agenda de integridade pública, estimulando uma cultura organizacional baseada na ética, no respeito e, principalmente, na prevenção. O reconhecimento também se reflete em rankings e premiações, como a posição de destaque do Estado em diversas premiações relacionadas à transparência e integridade pública.

Leia mais:  Vice-Governadoria realiza encontro com representantes da Coreia do Sul

*Atualmente, dois órgãos públicos estaduais — a Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) — são recém-instituídos, o que explica o fato de ainda não possuírem uma estrutura administrativa consolidada que permita a implementação efetiva de seus planos de integridade, conforme previsto na Lei 10.993 de 24 de maio de 2019. Por esse motivo, as instituições estão temporariamente isentas da obrigatoriedade de elaborar e implementar o referido programa. A meta de 100% de implementação foi calculada considerando os órgãos e entidades que já possuem a estrutura mínima necessária para conduzir o processo de forma adequada e eficiente.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana