conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Quando devo reaplicar o protetor solar?

Publicado

A campanha pelo uso do protetor solar ganhou força nas últimas décadas, já que a fotoexposição sem proteção aumenta o risco de câncer de pele. Existe uma grande variedade de fotoprotetores no mercado: com filtros físicos, químicos, produtos hipoalergênicos, entre muitos outros. Por um lado, essa variedade nos dá boas opções de escolher o produto adequado a nossa demanda. Em contrapartida, devemos ficar atentos aos produtos que não fornecem a cobertura que anunciam, como os fotoprotetores de efeito duradouro, que prometem eficácia com apenas uma aplicação ao dia. Quando devo reaplicar o protetor solar?

“Muitas vezes esses produtos até oferecem proteção por um tempo maior, mas perdem FPS ao longo do dia, fazendo com que a proteção não seja suficiente”, alerta a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O câncer de pele não é o único malefício que o sol pode causar. Os raios UV que penetram na pele podem provocar queimaduras, envelhecimento precoce, além de causarem danos aos olhos e ao sistema imunológico. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que o fator de proteção solar seja maior do que 30. “A partir do FPS 30 já temos uma boa proteção. O maior problema é que geralmente as pessoas não aplicam a quantidade suficiente, fazendo com que a eficácia seja prejudicada”, afirma.

Leia mais:  Campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação têm dia D neste sábado (17)
Afinal de contas, quando devo reaplicar o protetor solar?

Em caso de exposição intensa ao sol, como na praia, por exemplo, a dermatologista explica que não adianta aplicar o produto apenas ao chegar no local: “O filtro solar precisa de, pelo menos, 30 minutos para começar a agir. Nesse período você já está sofrendo um dano relevante em relação às células da pele. Além disso, a reaplicação deve ser feita a cada duas horas e sempre após o mergulho ou transpiração excessiva, mesmo que o produto seja de efeito prolongado ou à prova d’água”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff.

Só devo usar protetor solar em dias com sol?

Por fim, segundo a dermatologista, o protetor solar não deve ser utilizado apenas em dias ensolarados, como muita gente pensa. “O protetor solar deve ser aplicado todos os dias, seja no inverno ou no verão, independente da tonalidade da pele. Ter esse hábito ajuda muito a prevenir muitos problemas que aparecem na pele por conta da exposição à radiação ultravioleta. Se você tem dúvida sobre qual o produto mais adequado a sua pele, visite um dermatologista”, finaliza a médica.

Leia mais:  Sesa orienta municípios capixabas para estratégias de testagem contra Covid-19

publicidade

Medicina e Saúde

Hospital Rio Doce recebe Prêmio Líderes IVSB pela qualidade no atendimento aos pacientes

Publicado

O Hospital Rio Doce recebeu, na noite desta terça-feira (05), o prêmio Líderes do Índice Valor Saúde Brasil (IVSB), pelo seu desempenho de excelência na linha de cuidado “Angioplastia Coronariana”. A entrega do Prêmio Líderes IVSB aconteceu no Hotel Ibis Styles Confins, em Minas Gerais.

A premiação foi criada pela plataforma Valor Saúde Brasil by DRG Brasil + Inteligência Artificial para medir e comparar a eficiência da gestão dos hospitais e os projetos desenvolvidos para melhorar cada vez mais os serviços oferecido aos pacientes. Participaram do evento, representando o Hospital Rio Doce, a diretora administrativa da instituição, Fátima Biancardi, e o gerente administrativo financeiro, Phablo Dobrovolsky.
Visualização da imagem
 “Estamos muito felizes com este resultado.  Nos dedicamos intensamente para prestar um atendimento eficiente, humanizado e acessível para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  Este reconhecimento indica que estamos no caminho certo e vamos seguir buscando sempre oferecer o melhor atendimento”, ressaltou Fátima.

Leia mais:  Adolescentes entre 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra covid
Continue lendo

Medicina e Saúde

Onda de calor: 7 dicas do que comer e o que evitar em dias muito quentes

Publicado

Altas temperaturas pedem uma atenção especial não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos

Os dias de muito calor, devido às altas temperaturas quem vêm atingindo o Espírito Santo nas últimas semanas, pedem mais atenção não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos.

Segundo nutricionistas, adotar uma alimentação adequada ajuda a manter a energia e a lidar com o clima quente.

Veja algumas dicas valiosas para se alimentar de forma inteligente durante a onda de calor:

1) Hidratação sempre em primeiro lugar

Beber água, ficando sempre hidratado, é essencial para manter o equilíbrio e a temperatura adequada do corpo para que o organismo funcione perfeitamente. Beba água ao longo de todo o dia;

Uma boa dica é incluir nas refeições alimentos ricos em água, como melancia, pepino e melão.

2) Refeições leves e frescas

Escolha refeições mais leves, compostas por saladas coloridas, verduras frescas e legumes cozidos. Evite frituras e carnes muito gordurosas. Isso pode tornar a digestão mais difícil em dias quentes e provocar mal-estar;

Leia mais:  Sesa orienta municípios capixabas para estratégias de testagem contra Covid-19

3) Frutas e vegetais da estação

Quando for ao supermercado ou à feira-livre, procure escolher as frutas e vegetais que estão na estação. Além de serem mais em conta, apresentam qualidade nutricional melhor.

– Frutas: goiaba, caju, melancia, melão, manga, maracujá, pêssego, limão e laranja-pera;

– Verduras: alface, repolho, rúcula, acelga, salsão;

– Legumes: pepino, pimentão, quiabo, batata-doce, abóbora, abobrinha, inhame, jiló, berinjela, vagem.

Por serem ricos em nutrientes e antioxidantes, contribuem para a saúde como um todo.

4) Ultraprocessados e sal

Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio podem aumentar a sensação de inchaço em época de muito calor. Fuja de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes.

5) Snacks saudáveis

Escolha snacks saudáveis, como iogurte natural com frutas, ou castanhas e sementes. Opções assim são uma boa fonte de energia.

6) Fique longe de bebidas açucaradas e cafeína

Em dias de altas temperaturas, o ideal é não consumir refrigerantes e bebidas muito açucaradas de maneira geral. Elas podem levar à desidratação se consumidas em excesso. Também é aconselhado limitar o consumo de cafeína, uma vez que pode contribuir para a perda de líquidos.

Leia mais:  Coronavírus: máscara transparente ou 'M85'; o produto de vinil que não funciona

7) Gelados e smoothies nutritivos

Preparar smoothies com frutas congeladas e iogurte natural é uma excelente opção. Além de espantar o calor, é nutritiva. Picolés caseiros feitos com sucos naturais funcionam para espantar o calor.

Outra dica importante é sempre manter em mente que a chave para enfrentar dias de calor intenso está na moderação e na escolha de alimentos que auxiliem na hidratação e forneçam nutrientes essenciais. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana