Medicina e Saúde
‘Queremos vacinar 100% dos trabalhadores da Saúde até o início de março’, diz secretário
Publicado
12/02/2021 - 11:06
Em 24 horas, mais 24 mortes em decorrência do novo coronavírus foram registradas no Espírito Santo
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, concede, nesta sexta-feira (12), uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo. O subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, também participa da fala.
De acordo com o secretário, desde o dia 25 de janeiro houve uma tendência sustentável na queda de internação hospitalar no Espírito Santo. “Chegamos a ter 200 leitos livres para atender a população capixaba e também abrir para que haja atendimento a infectados em outros estados do Brasil. Temos a tendência de que fevereiro tenha uma nova fase de recuperação da doença no Espírito Santo”, disse.
De início, eles reforçaram a importância de manter os cuidados necessários durante os dias de Carnaval. Mesmo não estando proibidas as aglomerações e festas tradicionais, segundo eles, é necessário manter o distanciamento social e o uso de máscaras. “Teremos, obrigatoriamente, um carnaval diferente. Não está autorizado nenhum tipo de aglomeração, tanto em blocos de rua, quanto em estabelecimentos particulares. Viveremos um carnaval em família”, disse o secretário.
Fernandes ainda destacou que o governo se prepara para que em março e abril haja uma aumento de casos de doenças respiratórias. No entanto, haverá um aumento de testagem e também a ampliação do atendimento do Samu para diversas cidades do interior.
O secretário também reforçou a importância da testagem para a covid-19 para todas as pessoas de um grupo familiar, nos casos de pessoas que testaram positivo para a doença.
Sobre os pacientes de outros estados, Nésio Fernandes esclareceu que eles são isolados e não ficam juntos com os demais pacientes. “Separamos, no Jayme Santos Neves, todos os pacientes que vieram de Manaus. Os de Rondônia também não ficaram juntos com os demais. Mantivemos a testagem ampla para que evite qualquer risco de contaminação”, esclareceu.
Ele afirmou que os efeitos da vacinação já devem ser sentidos a partir do final de fevereiro para os trabalhadores da Saúde. “Todos os trabalhadores que atuam nas UTIs já terão um efeito satisfatório da vacinação. Reafirmo a importância de todos os trabalhadores que atuam no serviço público e privado no estado. A partir de março, acreditamos que já teremos vacinação para todos os trabalhadores da Saúde e passaremos a exigir”, disse.
Reblin destacou que já foram iniciadas as aplicações da segunda dose das vacinas dos idosos asilados, indígenas e todos os trabalhadores da Saúde que receberam a primeira dose em abril. “Acreditamos que até o final de fevereiro teremos 100% de doses para os idosos dentro do grupo prioritário e para todos os trabalhadores da área da Saúde. Hoje, nós temos as doses para fazer a segunda aplicação de quem já tomou a primeira dose”, reforçou.
“Os estados só poderão comprar doses dos laborat´órios quando o governo rejeitar as doses. Defendo que é responsabilidade da União comprar as doses para toda a população. Estamos preparados para imunizar todos, mas estamos aguardando. Os estados estão sendo informados horas antes do envio das vacinas. Não é possível ter uma programação ampla da forma que as vacinas estão sendo enviadas. O SUS é capaz de acelerar a imunização de toda a população”, afirma o secretário de Saúde.
Reblin também destacou que será publicada uma resolução para detalhar os documentos necessários para se vacinar, deixando mais claro, por exemplo, quais são os estudantes da Saúde que podem se vacinar. Profissionais da área que ainda não possuem registro e que não atuem na Saúde ainda não receberão a imunização neste momento.
Segundo o secretário, seis pacientes de Manaus já retornaram para o estado de origem na manhã desta sexta-feira. No entanto, não há previsão para alta hospitalar dos pacientes de Rondônia que, segundo Fernandes, chegaram ao Espírito Santo com uma situação mais crítica, pois a condição clínica é mais complicada.
Em 24 horas, mais 24 mortes em decorrência do novo coronavírus foram registradas no Espírito Santo. As informações são do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizadas na tarde desta quinta-feira (11). Isso eleva o total de óbitos causados pela doença a 6.093 no estado.
Também foram registrados 1.534 novos casos entre esta quarta e quinta-feira. No total, o número de infectados subiu para 307.963 no Espírito Santo.

Medicina e Saúde
Idosos com 80 anos ou mais já podem agendar vacina em Vitória a partir desta quinta-feira
Publicado
25/02/2021 - 10:54
Em Vila Velha e Cariacica, o agendamento deve começar na próxima segunda. Já na Serra, o agendamento será aberto assim que as doses chegarem
O agendamento online para vacinar idosos de 80 anos ou mais e trabalhadores ativos da saúde, começa nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, em Vitória. De acordo com a Secretaria de Saúde no município a vacinação do novo grupo já acontece na sexta-feira (26).
Já os idosos serão vacinados na Igreja Batista de Jardim da Penha, no Centro de Celebração de Jardim Camburi e nas unidades de saúde dos bairros Andorinhas, Do Quadro, República, Consolação, Alagoano, Fonte Grande, Grande Vitória, Ilha das Caieiras, Jabour, Maria Ortiz, Resistência, Santa Luiza, Santa Martha, Santo André e São Cristóvão. Os idosos acamados ou restritos ao leito serão vacinados em casa.
Os trabalhadores da saúde serão imunizados nas unidades de saúde dos bairros Conquista, Forte São João, Ilha de Santa Maria, Jardim Camburi, Maruípe, Praia do Suá, Santo Antônio e Centro.
VILA VELHA
Em Vila Velha, o agendamento da vacinação para idosos de 80 a 84 anos e dos profissionais da saúde ativos, será aberto na próxima segunda-feira (1), e a aplicação começa um dia depois, na terça (2).
Uma cerimônia, realizada nesta quinta-feira (25), marcou o início da imunização para o novo grupo. A vacinação para mais essa parcela foi possível com a chegada das 61 mil doses de vacina da AstraZeneca/Oxford e Coronavac (Sinovac/Butantan). Com isso, será concluída a imunização dos idosos de 85 a 89 anos e também iniciada a vacinação de 24% dos idosos com 80 a 84 e 8% dos profissionais da saúde.
SERRA
Na Serra, a secretaria de Saúde informou que o Governo do Estado sinalizou a distribuição aos municípios de vacinas contra a covid-19 para esta quinta (25) e sexta-feira (26), e assim que as doses chegarem, será aberto o agendamento online.
Segundo determinação do Ministério da Saúde, essas doses se destinam à complementação da imunização com a primeira e segunda doses dos grupos de profissionais de saúde e de idosos com idade acima de 85 e para iniciar a ampliação da primeira dose em idosos maiores de 80 anos.
CARIACICA
Com as novas doses que o município irá receber, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá ampliar o público a ser vacinado, iniciando a faixa etária de 80-84. A previsão é de que na próxima segunda-feira sejam abertas novas vagas para agendamento, já contemplando esse público. O agendamento deve ser pelo site vacina.cariacica.es.gov.br.
VIANA
No município de Viana, a vacinação já está adiantada. Nesta quinta-feira (25), o município começa a imunizar idosos com idade entre 75 e 79 anos.

Um grupo de pessoas apresentou anticorpos para o vírus da Covid-19 em pesquisa realizada pelo Lacen junto a pacientes suspeitos de dengue e chikungunya
Pesquisa desenvolvida pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) revela que o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, já circulava no estado em dezembro de 2019. De acordo com o coordenador-geral do Lacen, médico e pesquisador Rodrigo Ribeiro Rodrigues, um estudo com 7.370 amostras de pacientes com suspeita de dengue e chikungunya indicou que um grupo apresentou anticorpos para a Covid. O assunto foi tema na reunião virtual da Comissão de Saúde nesta terça-feira (23). O primeiro caso oficial de Covid-19 no Espírito Santo, confirmado pelo Ministério da Saúde, data de 5 de março de 2020.
Conforme Rodrigues, a iniciativa da pesquisa partiu do interesse de compreender melhor o comportamento do novo coronavírus no território capixaba e no Brasil. Os estudos foram iniciados em junho de 2020, com as primeiras discussões sobre as possíveis relações entre a Covid-19 e doenças endêmicas causadas por arboviroses, isto é, pelos chamados arbovírus, que incluem os da dengue, zika, febre chikungunya e febre amarela. Há evidências de que a primeira amostra positiva para IgG anti-Sars-CoV-2 no Espírito Santo data de 18 de dezembro de 2019.
“Vários casos de Covid-19 passaram despercebidos por estarem ocorrendo concomitantemente com outras endemias. Sintomas da fase aguda da dengue e da chikungunya podem se confundir facilmente com os sintomas da Covid-19. No Espírito Santo o primeiro caso comprovado pelo PCR foi em 29 de fevereiro de 2020. Isso nos levantou a suspeita de que outros casos poderiam já estar ocorrendo em território capixaba”, destacou o coordenador do Lacen.
Das 7.370 amostras analisadas, 210 foram positivas para presença de anticorpos IgG, específicos para Sars-CoV-2. Desses, 16 pacientes tiveram coleta de sangue anterior ao dia 26 de fevereiro, data do primeiro caso identificado pela metodologia RT-PCR no Brasil.
A pesquisa contou com o apoio do Núcleo de Doenças Infecciosas, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Nova Lisboa (Portugal).
“Este é o primeiro estudo a demonstrar com um tamanho amostral robusto, e usando um método altamente específico, que surtos concomitantes de dengue ou chikungunya podem dificultar o diagnóstico do Sars-CoV-2. Além disso, casos não diagnosticados precocemente podem ter contribuído para a rápida expansão da Covid-19 no Brasil. Vale ressaltar que para esses pacientes não é indicado o isolamento social, dessa forma ficam suscetíveis para a propagação do novo coronavírus”, destacou Rodrigo Rodrigues.
Segundo o coordenador, essas informações trazem contribuições importantes ao Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que independentemente da existência do diagnóstico positivo para as arboviroses, deve-se considerar também a infecção pelo novo coronavírus, já que as doenças citadas apresentam sinais e sintomas semelhantes.
Por determinação da Portaria 153-R, o Lacen/ES passou a realizar as testagens dos soros, com finalização das análises em setembro de 2020. No mês seguinte, a direção submeteu a publicação da pesquisa à revista científica americana PLOS ONE, com aprovação realizada em janeiro de 2021.
“Nosso trabalho foi submetido por uma revista americana de circulação mundial. Tivemos mais de 2 mil downloads em 15 dias. A relevância do assunto motivou o interesse das pessoas em nossa pesquisa”, comemorou o coordenador.
Ao final da reunião, o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB), vice-presidente do colegiado, perguntou ao coordenador se é possível apresentar um prazo provável e quando os capixabas estarão totalmente imunizados contra o novo coronavírus.
“Se não tivermos uma política severa e um foco bem concentrado, ainda vamos levar um tempo longo para imunizar a população”, lamentou Rodrigues.

Aulas retornam na segunda-feira (01) em Jaguaré

Espírito Santo participa de Encontro dos Governadores pelo Clima

Senado aprova relatório de Rigoni para projeto de Govtech

‘No Limite’ volta e participantes serão ex-BBBs

Mulher vai ao lugar onde o seu marido foi morto e entrega Bíblia aos assassinos
São Mateus


Vagas para São Mateus – Pronatec Jovem Fic EaD prorroga inscrições até quinta-feira (25)
Quer se profissionalizar para conseguir o seu primeiro emprego? Essa é sua chance! A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e...


Artigo: O empregado que recusar a vacina pode ser demitido por justa causa?
Por Lívia Barcelos No início da pandemia várias polemicas foram levantadas nas relações de empregado e empregador. Dentre elas foi...


13º Batalhão em São Mateus divulga balanço dos 3 dias de Operação Carnaval 2021
Nestes primeiros dias do Carnaval 2021, a Polícia Militar, além de suas atribuições corriqueiras, continua fazendo fiscalizações de trânsito, combate...
Política e Governo


Espírito Santo participa de Encontro dos Governadores pelo Clima
Nesta quinta-feira (25), governadores e representantes de 11 estados brasileiros, além da Alemanha, da União Europeia e de especialistas do...


Governo do Estado dá início à vacinação de idosos de 80 a 84 anos nesta quinta-feira (25)
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve na manhã desta quinta-feira (25) na Unidade Básica de Saúde do bairro Vale Encantado,...


Governo anuncia mais de R$ 15,7 milhões em melhorias para escolas no município de Vila Velha
Dando continuidade aos investimentos por meio do Programa de Recuperação da Rede Física Escolar, o governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou mais de R$...
Segurança


VÍDEO | Suspeito rouba celular e é atropelado por namorado da vítima em Vila Velha
Um homem flagrou o momento exato em que a namorada teve o celular roubado e avançou com o carro para...


Família usava animais maltratados para arrecadar dinheiro para uso próprio, diz polícia
Pai, mãe e filha foram indiciados pela Polícia Civil por estelionato e maus-tratos a animais. Em janeiro, 11 animais foram...


Entrega proibida! Droga do Mato Grosso do Sul é presa nos Correios em Vila Velha
De acordo com a polícia, tanto o remetente quanto o destinatário já foram identificados. Até o momento ninguém foi preso...
Camisa 10


Após ameaça de boicote, Catar libera uso de biquínis em etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia
Doha receberá disputa entre mulheres pela primeira vez. no dia 8 de março. Melhor dupla da Alemanha, porém, havia ameaçado...


Pai dos goleiros Alisson e Muriel morre após mergulho em barragem
José Becker, de 57 anos, teve corpo localizado na noite desta quarta, em Lavras do Sul O pai dos goleiros...


Jéssica Bate-Estaca desafia Valentina Shevchenko pelo cinturão
A luta valendo título do peso-mosca será em abril. Brasileira vai em busca de sua segunda cinta, seguindo os passos...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Moda e Beleza21/04/2020 - 17:12
Rolinho de Jade – O que é, como funciona, benefícios e como usar