conecte-se conosco


Entretenimento

‘Rap(ensar)’ transforma Ufes em palco da cultura hip hop capixaba

Publicado

No próximo dia 22 de agosto, o Teatro Universitário da Ufes será o cenário para a celebração da cultura hip hop capixaba, com o evento “Urbes Convida (à): Rap(ensar)”. Contando com as presenças de Cesar MC, Dudu MC, Afronta e Afari, o evento promete realizar uma reflexão profunda sobre as contradições e potências da vida urbana por meio do rap.

O ‘Rap(ensar)’ é organizado pelo Urbes: Núcleo Capixaba de Estudos da Experiência Humana em Meio Urbano, e busca ultrapassar os muros da academia, transformando a universidade em um espaço de encontro entre artistas e público. “O rap é uma voz poderosa que emerge das periferias e ecoa nas ruas das nossas cidades. Com este evento, queremos não apenas celebrar essa cultura, mas também abrir espaço para que essas vozes sejam ouvidas e discutidas na universidade”, destaca Manuela Blanc, diretora do projeto.

A dinâmica do evento foi pensada para ser uma experiência interativa, na qual o público participa ativamente em cada etapa. A oficina de rima abre espaço para a troca de ideias e a prática criativa, enquanto a batalha de rima traz toda a energia e a espontaneidade da cultura hip hop ao palco. Para fechar, a mesa-redonda promove uma discussão profunda, conectando as vivências do dia a dia às questões mais amplas sobre a cidade e suas complexidades.

Leia mais:  Receitas de família viram restaurante com apoio do Bandes

O “Urbes Convida (à): Rap(ensar)” é mais do que um evento, é um convite para refletir sobre o urbano e sobre as vozes que ecoam nas periferias, utilizando a universidade como palco para essas narrativas.

Esse projeto foi aprovado no edital de Artes Livres, oferecido pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), reafirmando o compromisso com a valorização da cultura e das expressões artísticas periféricas.

Programação:

  • 14h – Oficina de rima e roda de conversa
  • 17h – Batalha de Rima – Batalha do F
  • 18h30 – Mesa redonda: Rimar pra não morrer

Participação Cultural:

  • Slam UFES

Mediador:

  • Jack “Da Rua”

 

Serviço:

Data: 22/08/2024
Local: Teatro Universitário – Ufes
Horário: A partir das 14 horas
Entrada: Gratuita

publicidade

Entretenimento

Entenda como funciona a votação do Oscar 2025, que segue até 18 de fevereiro

Publicado

Diferentemente da fase de indicações, em que os membros da Academia votam apenas em suas respectivas áreas, nesta etapa todos têm a liberdade de votar em qualquer categoria; pleito começou nesta terça (11)

A votação para o Oscar 2025 teve início no dia 11 de fevereiro e se estenderá até 18 de fevereiro. Diferentemente da fase de indicações, onde os membros da Academia votam apenas em suas respectivas áreas, nesta etapa todos os integrantes têm a liberdade de votar em qualquer categoria. Embora não seja obrigatório assistir a todos os filmes, os membros são incentivados a votar apenas nas produções que realmente visualizaram. O processo de votação varia conforme a categoria. Na maioria delas, o vencedor é determinado pelo maior número de votos. No entanto, na disputa pelo prêmio de melhor filme, os membros devem classificar os indicados de acordo com suas preferências.

Para que um filme seja declarado vencedor, ele precisa obter pelo menos 50% dos votos de “primeiro lugar”. Caso nenhum filme alcance essa marca, o que recebeu menos votos é eliminado, e o processo se repete até que um filme consiga a maioria. Para a categoria de melhor filme estrangeiro, há uma regra específica: apenas os membros que assistiram a todos os cinco filmes indicados têm direito a voto. O sistema de votação é secreto e realizado de forma virtual, garantindo que os resultados sejam conhecidos apenas por dois auditores da PricewaterhouseCoopers, que supervisionam a contagem dos votos.

Leia mais:  Cantor Neto LX, o Gordinho Gostoso, é preso por não pagar pensão de filho

A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 2 de março e será transmitida no Brasil pelos canais TNT e Max. A expectativa é alta, com muitos fãs ansiosos para descobrir quais filmes e artistas serão reconhecidos nesta edição do prestigiado prêmio.

Continue lendo

Entretenimento

Nikolas Ferreira diz que filha puxou à mãe, modelo capixaba, e reflete ser pai de novo: “Fábrica aberta”

Publicado

Casado com a capixaba Lívia Orletti, o deputado federal mineiro de 28 anos de idade abriu o jogo sobre relação com a família e paternidade em entrevista ao vivo para falar de novo livro

Nikolas Ferreira abriu o coração para refletir sobre a notícia de que será pai de novo. O deputado federal ainda confessou que a primeira filha, fruto do casamento com a modelo capixaba Lívia Bergamin Orletti, puxou à mãe no quesito beleza.

Já com o segundo herdeiro no forno, ele ainda não descartou a possibilidade de ter ainda mais filhos: “Fábrica aberta 24h por 7”.

A entrevista foi ao vivo para o Pânico, programa da Jovem Pan, nesta segunda-feira (10).

“(Ser pai) muda o senso de responsabilidade. Eu preciso direcioná-la (a filha) para o céu e ponto. Não posso tomar decisões (como) anteriormente, porque você precisa dar um norte. Isso pesa muito”, começou.

“Eu e minha esposa falamos que temos que aparar tudo para conseguir fazer com que nossa filha erre menos e acerte mais”, continuou.

E concluiu: “(Minha filha) puxou a mãe (é uma gracinha) (…) Sendo pai, você passa a entender mais o significado do que é servir”.

Leia mais:  Clericot: aprenda uma receita leve e super refrescante

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana