conecte-se conosco


Entretenimento

Receitas de família viram restaurante com apoio do Bandes

O restaurante Nossa Vida carrega uma ancestralidade italiana, presente tanto nos pratos oferecidos quanto na estrutura e história da casa onde se localiza

Publicado

A culinária brasileira possui uma vasta opção de sabores que reforçam a cultura local. Além de disseminar histórias, o setor gastronômico gera grande movimentação na economia do país e movimenta o setor turístico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBGE), 34% dos brasileiros gastam, em média, 25% da renda com alimentação fora de casa. Para ampliar as possibilidades de os capixabas investirem no setor, os empreendedores podem contar com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como repassador exclusivo no estado.

Um bom exemplo de empreendimento que aliou a gastronomia como elemento turístico vem das montanhas capixabas. Em Venda Nova do Imigrante, cerca de duas mil pessoas frequentam, em média por mês, um local com culinária carregada de história: o Restaurante Nossa Vida. O empreendimento é um dos vários beneficiados pelo Fungetur no Estado. O casarão, administrado por seis irmãos da família Falqueto, compartilha com moradores e visitantes do sul capixaba as delícias preparadas através das receitas da matriarca da família, Vovó Lucina.

O legado da vovó

As receitas de Lucina despertaram nos irmãos empreendedores o desejo de transformar tradição em negócio. O sonho tomou forma em 2018 com a compra de um casarão antigo pertencente a outra família da região onde hoje localiza-se o restaurante.

Leia mais:  Consumir frutas a vontade pode não ser bom para sua saúde; entenda

Adaptar e conduzir o novo espaço demandou união da família, que conta com profissionais das mais variadas áreas. Uma das sócias do empreendimento, Regina Falqueto, destaca que o negócio alia a tradição familiar com o planejamento. “Eu tinha o sonho de ter uma casa desta e de manter viva a memória de nonna Lucina. Meus irmãos e primos foram os responsáveis por projetar e executar a reforma do espaço do restaurante”, conta Regina.

Um exemplo de ingrediente dos pratos servidos no restaurante familiar é o socol, tipo de presunto cru produzido por famílias de Venda Nova do Imigrante. O produto é um aperitivo que traz, além do sabor característico, a história dos descendentes italianos do Estado. O jeito artesanal desenvolvido pelos imigrantes continua praticamente o mesmo, mas ganhou melhorias. Regina, que também integrante da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante, destaca que o envolvimento com produtos típicos do município potencializa e dá um toque artesanal e tradicional as iguarias servidas no restaurante.

O local, atrelado às tradições trazidas no fim do século XIX pelos imigrantes italianos de Venda Nova do Imigrante, tem o Bandes como um dos alicerces para sua estruturação. Através do banco, os irmãos tiveram acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério de Turismo.

“Investir na reforma e adaptação da casa demandou muito dinheiro, neste momento decidimos procurar o Bandes. Sem ele não conseguiríamos dar continuidade ao projeto”, relembra Regina. O restaurante que completou 1 ano de funcionamento em julho deste ano, oferta cafés da manhã, almoços e cafés da tarde, além de trabalhar também com atendimento a eventos. O espaço já recebeu diversas reuniões de negócios, lançamentos de produtos, eventos de família e outros.  Além disso, o empreendimento também atua com a oferta de buffet para eventos externos.

Leia mais:  Anitta manda você ficar em casa, mas vai para a Itália rebolar

Como obter recursos do Fungetur

O Fungetur faz parte da história de diversos negócios capixabas. Com o fundo, empreendedores do setor turístico podem impulsionar negócios, especialmente bares, restaurantes e empresas do ramo de hospedagem.

O Bandes está presente em todo o Estado por meio dos seus consultores credenciados. Para encontrá-los, basta ligar para o Bandes Atende, pelo 0800 283 4202, ou acessar o site bandes.com.br e se informar sobre como contatar os telefones e os endereços mais próximos e agendar uma visita. Com a orientação adequada, o empreendedor pode escolher o tipo de crédito que mais atende às suas necessidades, fazer simulações e dar início ao processo de financiamento.

O Bandes ainda tem um aplicativo para smartphones, que permite ao interessado simular seu crédito e entrar em contato com o parceiro-consultor. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

publicidade

Entretenimento

Influenciadora é internada em estado grave após lipoaspiração

Publicado

Em comunicado, família de Liliane Amorim revelou que a jovem sofreu complicações após o procedimento e agora está na UTI

A influenciadora Liliane Amorim está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após complicações em uma cirurgia de lipoaspiração. 

Em comunicado no perfil de Liliane, a família deu detalhes sobre a situação da jovem: “Desde domingo (17), ela está na UTI. Seu estado é grave, mas estável. Entendemos e agradecemos a preocupação de todos, mas pedimos que tenham mais cautela com as informações que estão passando! A família não está acostumada com essa exposição, e o que pedimos é que orem por ela”. 

Segundo informações dos familiares, após a lipoaspiração, Liliane precisou passar por outra cirurgia e então foi internada na UTI. 

A última foto publicada por Liliane, que tem mais de 67 mil seguidores no Instagram, mostra a influenciadora de biquíni, posando em uma piscina. 

No final de 2020, ela escreveu um texto em seu Instagram: “Foi um ano de isolamento, ensinamento e pensamento. Tudo o que passei me fez mais forte. Em 2021, a renovação há de ser feita”.

Leia mais:  Anitta manda você ficar em casa, mas vai para a Itália rebolar
Continue lendo

Entretenimento

Whindersson Nunes envia 217 cilindros de oxigênio a Manaus

Publicado

Engajado com os problemas da saúde no norte do Brasil, Whindersson Nunes compartilhou uma foto mostrando que enviou mais cilindros de oxigênio a Manaus, no Amazonas.

“Embarque de 217 cilindros feito hoje às 6h30, chegam hoje às 10h30 em Manaus. Já acordei suave, man”, postou o humorista. “Estamos engajados em salvar vidas”, completou.

Whindersson já havia iniciado as ações na semana passada. No sábado (16), ele mostrou que 60 respiradores seriam distribuídos em seis hospitais. “Mandei pra Manaus pra garantir que nenhum arrombado desvie os aparelhos, hoje em dia está difícil confiar”, postou.

A capital amazonense entrou em colapso em meio à pandemia do novo coronavírus por conta do aumento de pacientes infectados pela Covid-19. Até o balanço divulgado em 16 de janeiro, o Amazonas havia contabilizado 229.367 infectados e 6.123 mortes causadas pelo coronavírus.

Leia mais:  Ex-participante do The Voice Kids é morto a tiros
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana