conecte-se conosco


Entretenimento

Receitas de família viram restaurante com apoio do Bandes

O restaurante Nossa Vida carrega uma ancestralidade italiana, presente tanto nos pratos oferecidos quanto na estrutura e história da casa onde se localiza

Publicado

A culinária brasileira possui uma vasta opção de sabores que reforçam a cultura local. Além de disseminar histórias, o setor gastronômico gera grande movimentação na economia do país e movimenta o setor turístico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBGE), 34% dos brasileiros gastam, em média, 25% da renda com alimentação fora de casa. Para ampliar as possibilidades de os capixabas investirem no setor, os empreendedores podem contar com recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como repassador exclusivo no estado.

Um bom exemplo de empreendimento que aliou a gastronomia como elemento turístico vem das montanhas capixabas. Em Venda Nova do Imigrante, cerca de duas mil pessoas frequentam, em média por mês, um local com culinária carregada de história: o Restaurante Nossa Vida. O empreendimento é um dos vários beneficiados pelo Fungetur no Estado. O casarão, administrado por seis irmãos da família Falqueto, compartilha com moradores e visitantes do sul capixaba as delícias preparadas através das receitas da matriarca da família, Vovó Lucina.

O legado da vovó

As receitas de Lucina despertaram nos irmãos empreendedores o desejo de transformar tradição em negócio. O sonho tomou forma em 2018 com a compra de um casarão antigo pertencente a outra família da região onde hoje localiza-se o restaurante.

Leia mais:  Ana Maria Braga é hospitalizada após diagnóstico de covid-19

Adaptar e conduzir o novo espaço demandou união da família, que conta com profissionais das mais variadas áreas. Uma das sócias do empreendimento, Regina Falqueto, destaca que o negócio alia a tradição familiar com o planejamento. “Eu tinha o sonho de ter uma casa desta e de manter viva a memória de nonna Lucina. Meus irmãos e primos foram os responsáveis por projetar e executar a reforma do espaço do restaurante”, conta Regina.

Um exemplo de ingrediente dos pratos servidos no restaurante familiar é o socol, tipo de presunto cru produzido por famílias de Venda Nova do Imigrante. O produto é um aperitivo que traz, além do sabor característico, a história dos descendentes italianos do Estado. O jeito artesanal desenvolvido pelos imigrantes continua praticamente o mesmo, mas ganhou melhorias. Regina, que também integrante da Associação dos Produtores de Socol de Venda Nova do Imigrante, destaca que o envolvimento com produtos típicos do município potencializa e dá um toque artesanal e tradicional as iguarias servidas no restaurante.

O local, atrelado às tradições trazidas no fim do século XIX pelos imigrantes italianos de Venda Nova do Imigrante, tem o Bandes como um dos alicerces para sua estruturação. Através do banco, os irmãos tiveram acesso aos recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério de Turismo.

“Investir na reforma e adaptação da casa demandou muito dinheiro, neste momento decidimos procurar o Bandes. Sem ele não conseguiríamos dar continuidade ao projeto”, relembra Regina. O restaurante que completou 1 ano de funcionamento em julho deste ano, oferta cafés da manhã, almoços e cafés da tarde, além de trabalhar também com atendimento a eventos. O espaço já recebeu diversas reuniões de negócios, lançamentos de produtos, eventos de família e outros.  Além disso, o empreendimento também atua com a oferta de buffet para eventos externos.

Leia mais:  Santa Jazz: talentos da Fames agitam programação do festival de Santa Teresa

Como obter recursos do Fungetur

O Fungetur faz parte da história de diversos negócios capixabas. Com o fundo, empreendedores do setor turístico podem impulsionar negócios, especialmente bares, restaurantes e empresas do ramo de hospedagem.

O Bandes está presente em todo o Estado por meio dos seus consultores credenciados. Para encontrá-los, basta ligar para o Bandes Atende, pelo 0800 283 4202, ou acessar o site bandes.com.br e se informar sobre como contatar os telefones e os endereços mais próximos e agendar uma visita. Com a orientação adequada, o empreendedor pode escolher o tipo de crédito que mais atende às suas necessidades, fazer simulações e dar início ao processo de financiamento.

O Bandes ainda tem um aplicativo para smartphones, que permite ao interessado simular seu crédito e entrar em contato com o parceiro-consultor. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

publicidade

Entretenimento

Santa Leopoldina se revelando para o mundo

Publicado

Privilégio não é para qualquer um. Muito menos para uma cidade que acaba de ser escolhida no Brasil para participar de uma conferência anual que celebra projetos de partilha de conhecimento livre como o Wikipédia e seus projetos irmãos, com três dias de conferência, discussões, encontros, treinamentos e seminários. É o caso de Santa Leopoldina que está nessa seleta lista, o Wiki Ocupa Santa Leopoldina, uma iniciativa para melhorar a cobertura do município, nos projetos Wikimedia. O evento acontece entre 11 e 14 deste mês de agosto, quando serão realizadas inúmeras atividades que incluem caminhada fotográfica, maratona de edição de verbetes (editatona) e mapeamento colaborativo.

Neste ano a Wikimania vai acontecer de forma híbrida e será composta por eventos presenciais locais e uma programação virtual mundial. Em nosso estado o Ocupa Santa Leopoldina integra o projeto Wiki Loves Espírito Santo, que está inserido no evento internacional Wikimania 2022. São parceiros do evento a Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo e o Museu do Colono de Santa Leopoldina.

Leia mais:  Ana Maria Braga é hospitalizada após diagnóstico de covid-19

Vale destacar que o evento quem participar aprenderá como editar a Wikipédia e poderá também de participar de uma atividade prática de melhoria de verbetes sobre o município de Santa Leopoldina, até porque haverá um tutorial de edição. A participação presencial vai contar com o mapeamento digital das edificações históricas e passeios fotográficos para registro do casario da cidade, digitalização de coleções do Museu do Colono e a edição de verbetes que vai ampliar o conteúdo de disponível online sobre a cidade “Ocupada”. É um evento muito importante para a cidade, sua população e, principalmente para a sua história, que ganha mais visibilidade e destaque em nível nacional e internacional.

Confira a programação online apresentadas pelo Brasil no Dia das Américas na Wikimania:

* 12/08 – das 8 às 10:15 (UTC-3)

– Como organizar um “Wiki Ocupa uma cidade”

Célio Costa Filho e Sandra Soster

* 12/08 – 19:00 às 19:30 (UTC-3)

– Wiki Loves Espírito Santo: Um estudo de caso

Rafael Deminicis e Érica Azzellini

12/08 – 19:55 às 20:45 (UTC-3)

Leia mais:  DJ Ivis é indiciado por mais dois crimes, além da agressão à ex-mulher

– Atividades das Américas

Como anda a descolonização do conhecimento na América Latina?

– Atividade prática com a participação de membros das comunidades Wiki dos países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Continue lendo

Entretenimento

Simaria se apaixonou pelo marido de Simone e por isso dupla acabou, diz jornalista

Publicado

Segundo o colunista, este seria o motivo do término da dupla das irmãs

Parece até loucura, mas o jornalista Thiago Sodré jura que é verdade! Segundo ele, o motivo do término da dupla Simone e Simaria é por conta de uma paixão platônica.

O jornalista de celebridades afirma que Simaria, após terminar seu casamento, acabou se apaixonando pelo cunhado, o empresário Kaká Diniz.

Eu não estou conseguindo entender o motivo. Por que as pessoas não dizem o verdadeiro motivo da briga entre as irmãs Simone e Simaria? Está tão nítido, está tão aí na cara de todo mundo. Eu vou vender logo pra vocês, já que ninguém quer falar, já que a imprensa não quer dizer sobre isso. É nítido, é traição! Olha aí, dá pra ver que as irmãs não estão se entendendo e é uma traição amorosa“, afirma Sodré.

O colunista ainda foi direto ao falar de um possível retorno da dupla: “Por qual motivo não falar isso? Que a dupla acabou, acabou. Elas não conseguem superar esse trauma e não conseguiram passar por cima disto. Essa dupla não vai existir mais. Já que ninguém fala, pronto falei! Esse é o motivo“.

Leia mais:  Ana Maria Braga é hospitalizada após diagnóstico de covid-19

Se essa história toda é verdade, não dá pra saber. Mas o clima entre as duas não anda nada bem.

Segundo o portal Metrópoles, Simone teria ido embora mais cedo da festa de seu filho, Henry, assim que Simaria chegou ao evento, que aconteceu na última quinta-feira (4).

Depois, a assessoria da cantora informou que o motivo dela ter deixado a festa era uma bateria de exames a ser feita no dia seguinte.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana