conecte-se conosco


Internacional

Reino Unido convoca embaixador do Irã em Londres

Ato vem após embaixador britânico ter sido detido temporariamente em Teerã, acusado de ter incitado protestos contra governo iraniano; ‘inaceitável violação’ do direito internacional, disse Londres

Publicado

O governo do Reino Unido convocou nesta segunda-feira (13/01) o embaixador do Irã em Londres, Hamid Baeidinejad, para protestar contra a detenção temporária e o pedido de expulsão do representante diplomático britânico em Teerã, Rob Macaire, no último sábado (11/01).

Em nota, o governo britânico disse que o episódio envolvendo Macaire é uma “inaceitável” violação do direito internacional e das convenções diplomáticas e pede explicações ao Irã.

“Nós estamos buscando garantias totais do governo iraniano para que isso nunca volte a acontecer”, disse um porta-voz de Downing Street ao jornal The Guardian. O diplomata foi acusado de incitar protestos contra o governo iraniano durante uma vigília em memória das vítimas da queda do avião da Ukraine International Airlines (UIA)

O embaixador britânico em Teerã se justificou com o argumento de que pensava que a manifestação seria apenas uma vigília pelas 176 vítimas. “Eu saí depois de cinco minutos, quando alguns começaram a cantar”, disse o diplomata, que ficara detido por cerca de meia hora, até ser identificado pela polícia.

Por sua vez, o Irã acusou Macaire de “comportamento inapropriado” e o convocou para prestar explicações no último domingo (12/01).

O Boeing 737-800 da UIA levava 176 pessoas e foi abatido pelo sistema de defesa antiaérea do Irã, que o confundiu com um míssil norte-americano, na madrugada da última quarta (08/01). O governo iraniano admitiu o erro “desastroso” e prometeu punir os responsáveis.

Todas as 176 pessoas a bordo morreram, incluindo 82 iranianos, 63 canadenses, 11 ucranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três britânicos e três alemães. O episódio ocorreu na mesma madrugada em que o Irã lançou mísseis contra duas bases militares dos EUA no Iraque, em resposta à morte do general Qassem Soleimani em um bombardeio norte-americano.

Leia mais:  Biden envia carta a Bolsonaro e promete parceria para frear covid

publicidade

Internacional

Motorista acende cigarro após passar álcool em gel nas mãos e incendeia carro

Publicado

De acordo com publicação, o condutor sofreu queimaduras de 1º e 2º grau nas mãos e na parte interna das coxas. Ele foi hospitalizado e passa bem

Um motorista da pequena cidade de Rockville, em Maryland, nos Estados Unidos levou um susto ao higienizar as mãos dentro de seu carro. É que depois de passar álcool em gel nas mãos, o condutor decidiu acender um cigarro e acabou botando fogo no próprio carro.

O momento foi registrado por um helicópitero de uma emissora de TV que passava pelo local no exato momento. As imagens compartilhadas pelo NYPost, mostram os bombeiros correndo para apagar o fogo que se alastrou por todo o carro.

Motorista acende cigarro depois de passar álcool em gel nas mãos e carro pega fogo (Foto: Reprodução/Twitter)

“Usar desinfetante para as mãos e fumar um cigarro é uma combinação ruim em áreas sem ventilação, como um carro”, disse um funcionário do Serviço de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery em entrevista. 

De acordo com a publicação, o motorista que não foi identificado estava fumando um cigarro e então começou a usar o álcool em gel, que pegou fogo e incendiou todo o carro como uma espécie de coquetel molotov.

Motorista acende cigarro depois de passar álcool em gel nas mãos e carro pega fogo (Foto: Reprodução/Twitter)

O homem foi levado para o hospital, onde foi tratado por pequenas queimaduras e outros ferimentos sem risco de vida. O veículo, por outro lado, foi incendiado além do reparo. “O paciente sofreu queimaduras de 1º e 2º grau nas mãos e na parte interna das coxas e foi transportado para o hospital. Ele passa bem”, informava um tweet do corpo de bombeiros.

Motorista acende cigarro depois de passar álcool em gel nas mãos e carro pega fogo (Foto: Reprodução/Twitter)

Motorista acende cigarro depois de passar álcool em gel nas mãos e carro pega fogo (Foto: Reprodução/Twitter)

Leia mais:  EUA: Variante do Reino Unido deve dominar casos a partir de março
Continue lendo

Internacional

“Chuva de ratos” intriga internautas e imagens viralizam na web; assista!

Publicado

A jornalista informou que os fazendeiros vivem um problema com os ratos, que entram em silos que armazenam grãos e se alimentam dele, causando prejuízos

Um flagrante divulgado nesta semana pela jornalista Lucy Thackray, mostra centenas de ratos sendo despejados por um cano de um silo de uma fazenda na Austrália, dando a impressão de uma “chuva de roedores”. 

A jornalista informou que os fazendeiros vivem um problema com os ratos, que entram em silos que armazenam grãos e se alimentam dele, causando prejuízos.

As imagens viralizaram nas redes sociais. 

Assista abaixo: 

Leia mais:  Mulher com condição rara de saúde desmaia toda vez que dá risada
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana