conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Reino Unido emite alerta após reação alérgica à vacina da Pfizer

Publicado

Duas pessoas com histórico de alergia grave tiveram choque anafilático, mas foram medicadas, ao tomarem a vacina contra covid no 1º dia de imunização

Duas pessoas que foram imunizadas contra a covid-19, na terça-feira (8) na Inglaterra, com a vacina da Pfizer/BioNTech sofreram reação alérgica grave levando as agências reguladoras britânicas a recomendar àqueles com histórico de alergias graves que não se vacinem. 

O Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) da Inglaterra confirmou, nesta quarta-feira (9), que dois profissionais de saúde sofreram reação alérgica após receberem a primeira das duas doses da vacina, no primeiro dia do programa de vacinação britânico contra a covid-19.

A MHRA (Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde) emitiu um alerta para quem tem reações alérgicas graves a medicamentos, alimentos ou outras vacinas que evite o imunizante.

O NHS da Inglaterra afirmou que todos os hospitais ingleses que participam do programa foram informados.

Os reguladores pedem que os centros onde as vacinas estão sendo administradas tenham instalações adequadas para atender aos afetados no caso de algum tipo de reação.

Aparentemente, esses dois profissionais de saúde têm histórico clínico de alergias graves, pois carregavam autoinjetores de adrenalina, conforme divulgado pela mídia britânica nesta quarta-feira (9).

Pouco depois de serem vacinados, os dois profissionais de saúde sofreram um choque anafilático, mas se recuperaram assim que receberam o tratamento adequado, de acordo com as autoridades sanitárias.

Esse tipo de reação é repentina e generalizada, geralmente começando com uma sensação de formigamento e tontura.

As imunizações começaram na terça-feira (8) em 50 grandes hospitais do Reino Unido, no que o governo chamou de “Dia V” (dia da vacinação).

As primeiras doses são destinadas a idosos com mais de 80 anos, funcionários da área da saúde e lares de idosos, embora estes tenham que aguardar a logística que permita a transferência da vacina. 

O Reino Unido comprou 40 milhões de doses, que irão imunizar 20 milhões de pessoas. 

Leia mais:  80% dos jovens se exercitam menos de uma hora por dia, diz OMS
publicidade

Medicina e Saúde

5 benefícios do shot matinal e como adicioná-lo à sua rotina

Publicado

Será que o shot matinal contribui para uma rotina mais equilibrada? Para tirar todas as dúvidas e conhecer mais sobre a bebida, além de conferir receitinhas energizantes, acompanhe a matéria que preparamos para você!

O que é shot matinal?

o shot matinal é um concentrado de vitaminas, fitoquímicos e compostos digestivos. Ele é feito com a mistura de alguns ingredientes como limão, vinagre, gengibre, cúrcuma, pimenta, glutamina, canela, própolis, matchá, entre outros. Confira abaixo os seus principais benefícios!

5 benefícios do shot matinal

  1. Combate os radicais livres;
  2. Acelera o metabolismo;
  3. Tem efeito anti-inflamatório;
  4. Melhora a imunidade;
  5. Auxilia no emagrecimento.

Os shots concentram muitos nutrientes e podem ter propriedades antioxidantes, combatendo, assim, os radicais livres. Eles podem ser termogênicos, responsáveis por acelerarem o metabolismo, além dos que possuem efeito anti-inflamatório e de fortalecimento do organismo.

Dúvidas sobre shot matinal

Reunimos as principais dúvidas sobre os shots matinais, e a nutricionista nos explicou sobre cada uma delas detalhadamente. Acompanhe a seguir:

  • Precisa tomar todos os dias? Para alguns especialistas, isso depende dos seus objetivos, mas ela esclarece que a constância é muito importante para incorporar novos hábitos.
  • Como fazer um shot matinal termogênico para antes do treino? Se a sua intenção é ter o efeito termogênico, misture 30 ml de água com uma colher (sopa) de vinagre de maçã, uma colher (café) de canela em pó e uma de gengibre ralado.
  • Shot matinal emagrece? Ele pode auxiliar no emagrecimento quando aliado a uma alimentação saudável e balanceada.
  • Como o shot matinal pode ajudar na imunidade? Para que tenha esse efeito, você pode seguir a seguinte receita: suco de 1 limão + 15 gotas de própolis e 15 gramas de glutamina.
  • Há uma temperatura indicada para a água usada no shot matinal, como morna ou gelada? Não há nenhuma relação entre a temperatura da água e os benefícios.
  • Qual a melhor combinação para um shot matinal anti-inflamatório? Visando esse resultado, uma dica é usar 20 ml de água + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã e 1 colher (café) de cúrcuma em pó.

Veja, na sequência, qual a melhor forma de consumir os shots matinais, além de outras receitas para você escolher a sua preferida!

Como consumir shots matinais

Os shots matinais podem ser consumidos em jejum ou entre alguma refeição. Aprenda a preparar opções que farão a diferença na sua rotina!

Alertas e contraindicações

Os shots não devem ser consumidos por pessoas que tenham alergia a algum componente presente na mistura. Fique sempre de olho e consulte um nutricionista para alinhar as suas necessidades com as melhores estratégias nutricionais.

Agora que você já conhece mais sobre shot matinal, que tal transformar toda a sua rotina pensando no bem-estar físico e mental? Se você ficou curiosa para saber mais, aprenda sobre meditação matinal para praticar todos os dias!

Leia mais:  Saúde diz que há evidências para uso de cloroquina
Continue lendo

Medicina e Saúde

Gestantes e a Covid-19: quais os fatores de risco na gravidez?

Publicado

Com pouco mais de oito meses, a gestação de Thaís Lopes já estava com os dias contados e tudo corria bem. Mas a tranquilidade foi interrompida quando a gestante, que tem apenas 26 anos, começou a relatar falta de ar, sintoma típico da Covid-19. No início de fevereiro, ela foi diagnosticada com a doença, e exames mostraram que mais de 40% dos pulmões já estavam comprometidos. Os 12 dias seguintes foram marcados por um parto às pressas e pela intubação de Thaís.

A jovem gestante se juntou à estatística de centenas de mulheres grávidas contaminadas pelo coronavírus. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, relatou que a incidência da Covid-19 é até 70% maior em grávidas do que em mulheres da mesma faixa etária. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA também relatou maiores taxas de internação e intubação. Thaís Lopes, felizmente, escapou de uma terceira estatística: o Brasil ostenta uma das maiores taxas mundiais de mortalidade de gestantes pela Covid-19.

Estudos recentes apontam que a incidência da Covid-19 pode ser até 70% maior entre mulheres grávidas, e a taxa de intubação até 88% maior. 

Leia mais:  Sesa apresenta resultados da segunda etapa do Inquérito Sorológico
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana