conecte-se conosco


Moda e Beleza

Remover manchas de maquiagem das roupas: as melhores dicas e técnicas caseiras

Publicado

Manchas de maquiagem na roupa são irritantes e às vezes extremamente persistentes. Mostraremos os melhores remédios caseiros para remover batom, base e co.

Todo mundo sabe disso: recém-feita a maquiagem, você coloca a sua blusa rapidamente, tentando não sujar a roupa, mas mesmo assim, acaba sujando. Seja base, rímel, batom ou blush – os cosméticos geralmente deixam manchas nas roupas que não só ficam feias em tecidos brancos e claros, mas também são bastante teimosas de sair.

Mas isso não significa que você precise recorrer a produtos químicos agressivos para tratar e remover essas manchas. Existem algumas dicas, métodos e técnicas caseiras que podem remover manchas de maquiagem das roupas – tudo sem lavar. Descubra mais aqui.

Aja rapidamente com manchas de maquiagem

O problema com as manchas de maquiagem é que a maquiagem geralmente consiste em uma mistura de óleos ou ceras e pigmentos coloridos que penetram profundamente nas fibras têxteis e ficam presos nelas. Como resultado, a sujeira geralmente é difícil de remover. As bases e os corretivos líquidos são os mais chatinhos de remover.

Para que os óleos e pigmentos não se espalhem, é importante agir o mais rápido possível. Primeiro você deve enxugar cuidadosamente a mancha com um pano limpo e absorvente. Você NUNCA deve esfregar, porque isso só fará a mancha penetrar mais profundamente no tecido.

Remoção de manchas de maquiagem: esses são os remédios caseiros mais eficazes

Existem alguns remédios caseiros comprovados que podem ajudar a remover manchas de maquiagem das roupas. Qual remédio caseiro é o certo para tratar manchas? Isso depende do tipo de mancha ou maquiagem (por exemplo, batom, rímel, base).

Por outro lado, o tipo de tecido sujo é decisivo. Você deve ter cuidado especial com tecidos delicados, como  ou seda.

Importante: antes de usar, os remédios caseiros devem sempre ser testados em uma área pequena e imperceptível da roupa para evitar danos. Além disso, aplica-se o seguinte: aplique sempre remédios caseiros e tira-manchas antes que a roupa vá para a máquina de lavar. Caso contrário, as manchas grudarão no tecido e serão difíceis de remover.

Como remover manchas de base na roupa?

A base, o corretivo e a maquiagem líquida geralmente contêm óleos minerais, gorduras e pigmentos, o que os torna particularmente fáceis de distribuir na pele. Mas óleos e gorduras são tudo menos bons para os têxteis. Não apenas deixam manchas desagradáveis, mas também ficam grudadas no tecido de maneira particularmente forte e profunda.

Como o óleo não pode ser dissolvido com água, infelizmente não faz sentido molhar as roupas sujas com água. Melhor: trate manchas de base com bicarbonato de sódio ou espuma de barbear.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio liga as gorduras e, portanto, é particularmente adequado para remover manchas de base e corretivo de roupas. Aliás, o talco para bebês e o amido de milho também têm o mesmo efeito.

Funciona assim: coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio sobre a mancha umedecida e esfregue suavemente (por exemplo, com uma escova macia) até formar um pouco de espuma. Deixe tudo funcionar por cerca de uma hora e depois lave o tecido na máquina de lavar como de costume.

Este remédio caseiro é particularmente adequado para tecidos leves e brancos feitos de algodão, lã, linho e tecidos sintéticos.

Creme de barbear

Outro remédio caseiro para manchas oleosas de maquiagem, como corretivo ou base, é a espuma de barbear. Basta colocar um pouco de espuma de barbear sobre a mancha umedecida, massagear o tecido e deixar agir por cerca de dez minutos. Em seguida, enxágue a espuma com água fria.

A propósito: é muito mais fácil tirar o pó solto, o blush e até a sombra da roupa do que a maquiagem líquida. Se o pó cair sobre o tecido, aplique um pó e não tente com água ou pano para limpar. Isso ocorre porque a maquiagem é esfregada mais profundamente no tecido. Melhor: basta soprar o pó solto com um secador de cabelo e sacudir o tecido. Depois, você pode esfregar a mancha com velhas meias de náilon. 

Como remover manchas de maquiagem em roupas de linho, algodão e viscose?

Um tônico facial contendo álcool (importante!) Pode fazer maravilhas contra manchas de maquiagem em roupas de linho claro, algodão ou viscose. Para isso, coloque algumas gotas sobre a mancha, esfregue rapidamente e, após cerca de cinco minutos, lave bem com água limpa.

Como remover manchas de batom na roupa?

O batom também é geralmente feito à base de óleo ou cera. Para tirar as manchas da roupa, é importante utilizar detergentes desengordurantes.

Pão

Manchas de batom na roupa podem ser eliminadas com pão, por exemplo. Sim, você ouviu direito. O pão é um bom remédio caseiro no combate, principalmente quando tem de ser feito rapidamente, porque o pão tira a cor do batom, o que significa que não desaparece por completo, mas fica significativamente mais claro. Isso funciona especialmente bem com roupas escuras de algodão ou linho.

Modo de usar: Pegue uma fatia de pão ou torrada e esfregue na mancha da roupa. Em seguida, você ensaboa o tecido sujo com bastante sabão líquido e enxágue tudo com água. Se houver tempo e se a peça não for necessária, coloque-a também na máquina de lavar com as instruções de lavagem adequadas.

como-remover-manchas-de-base-da-roupa

Spray de cabelo

Você também pode usar spray de cabelo para combater manchas de batom nas roupas. Esses produtos contém álcool, que por sua vez é um bom solvente. Antes de começar, você deve primeiro raspar cuidadosamente o batom do tecido com uma colher. Em seguida, borrife a sujeira com bastante spray para cabelo. Deixe agir por dez minutos antes de você esfregar a mancha com uma escova macia, por exemplo, uma escova de dente velha, até que desapareça.

Se ainda restar algum resíduo de batom após o uso, coloque a roupa na máquina de lavar ou coloque um pouco de detergente na mancha.

Deixe o detergente agir por mais dez minutos. Em seguida, pressione papel de cozinha ou um pano limpo com firmeza na mancha para absorver a cor restante do produto do tecido. Por fim, lave bem o tecido com água.

Leia mais:  6 usos desconhecidos do mel para a pele e cabelos

Dica: O álcool isopropílico também funciona de maneira semelhante ao spray para cabelo: aplique álcool diluído na mancha com uma bola de algodão (não esfregue, pois isso pode danificar o tecido) para soltar as partículas de cor. Em seguida, enxágue a área contaminada abundantemente com água e seque com um pano macio.

Como remover manchas de rímel da roupa?

Ao contrário das manchas de base ou de batom, que você tem que agir o mais rápido possível, você deve deixar seus dedos longe das manchas de rímel na roupa e esperar até que sequem completamente e endureçam. Isso impedirá que as manchas pretas se espalhem no tecido. Você pode então raspar as partículas de maquiagem secas com uma colher.

Tira manchas 

Depois de remover os resíduos de rímel do tecido, você pode tratar as manchas restantes com tira manchas. Para fazer isso, coloque o produto na mancha umedecida e deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, lave as roupas na máquina de lavar como de costume. 

remover-mancha-de-rimel-das-roupas

Lenço de papel sem óleo

Você também pode usar um lenço facial para remover manchas de rímel das roupas. Certifique-se de que é um produto isento de óleo para não contaminar mais o tecido. Limpe a mancha cuidadosamente com o pano e depois limpe a roupa na máquina.

Como remover manchas de esmalte da roupa?

É um pouco mais difícil tirar o esmalte da roupa – especialmente quando se trata de tecidos claros e brancos, bem como de vernizes muito escuros ou com cores intensas. O único remédio que ajudará a salvar a roupa em alguns casos é o removedor de esmalte.

Coloque o removedor na mancha e embeba imediatamente com papel de cozinha. Em seguida, lave a roupa imediatamente na máquina de lavar. Cuidado: Nem todas as substâncias toleram removedor de esmalte. Portanto, você deve primeiro testá-lo em um local discreto.

Leia mais:  Cortes de cabelo 2021 – Tendências e inspirações

mancha-de-esmalte-como-remover

Como remover manchas de maquiagem ressecadas na roupa?

O remédio caseiro mais eficaz para remover manchas de maquiagem que já secaram é o sabão de pré lavagem.

  1. Umedeça levemente a mancha seca e aplique o sabão
  2. Esfregue suavemente o sabão sobre a mancha até que a sujeira não seja mais visível
  3. Se a mancha ainda puder ser vista depois, molhe o tecido em água morna e depois lave como de costume

Se as manchas brancas não desaparecerem completamente, o processo pode ser repetido novamente.

Como prevenir manchas de maquiagem

Para evitar manchas de maquiagem em suas roupas em primeiro lugar, você deve considerar as seguintes dicas:

  • Troque de roupa antes de fazer a maquiagem
  • No caso de blusas com gola alta, você só deve colocar maquiagem no queixo e não no pescoço.
  • Aplique sua maquiagem com pincéis e esponjas, não com os dedos.
  • No final, fixe a maquiagem com um spray fixador ou pó transparente.

publicidade

Moda e Beleza

Soft girl: saiba tudo sobre essa tendência

Publicado

Para os amantes de maquiagem chegou mais uma tendência na internet, as soft girls. Essa nova tendência não é apenas uma tendência de maquiagem, mas sim de comportamento que engloba todo um estilo de fala e moda. Confira agora o que é essa nova tendência, de onde veio e como segui-la!

O que é uma soft girl?

O novo estilo de comportamento das influenciadoras digitais ganhou mais destaque nos últimos meses no TikTok. O novo estilo tem como inspiração as bandas de k-pop, gênero de música popular coreana que conquistou o mundo. Nesses grupos musicais, os integrantes, seja de girl bands ou boy bands, geralmente, usam roupas com tons mais alegres e maquiagens mais suaves que acentuam traços mais infantis, como as bochechas rosadas, por exemplo.

O estilo soft girl ou soft boy se resume ao uso de roupas mais coloridas, acessórios mais infantis, maquiagens suaves e um comportamento “fofo”.

O estilo soft girl tem ganhado força entre os jovens na internet. (Imagem: K-Angle/iStock)

Como ser soft girl?

O nome da tendência carrega a palavra “girl”, que significa “menina” em inglês, mas não é necessário ser uma garota para aderir ao estilo. Qualquer pessoa, independente do gênero, pode aderir à nova tendência. Para isso, basta investir em roupas coloridas, de preferência rosa, azul e amarela, cores mais vivas, mas não necessariamente fortes.

Algumas roupas com um estilo um pouco retrô que trazem aquela vibe nostálgica de quando você era criança como as saias xadrez, muito comuns nos anos 90, também podem ser usadas. Penteados mais infantis como tranças ou maria chiquinha e acessórios como presilhas coloridas ou com brilho, laços, colares e pulseiras de miçangas também podem ser usados para compor o visual.

Cabelos pintados com cores vibrantes e alegres também são característicos desse estilo.

Soft girl: maquiagem

A maquiagem das soft girls é bem simples. Elas usam uma base da cor da sua pele, um iluminador, blush e rímel. No caso de você ter olheiras ou manchas, um corretivo também é bem vindo, já que o intuito dessa make é deixar a pele o mais homogênea possível, como se fosse mesmo uma carinha de neném. Também podem ser adicionadas sombras muito suaves, geralmente de uma cor só e um batom ou gloss nude que simulem a cor real dos lábios só que de uma forma um pouco mais viva e saudável.

Leia mais:  Looks com t-shirt e maneiras de usar a sua camiseta
Continue lendo

Moda e Beleza

Maquiagens coloridas para arrasar no Instagram

Publicado

A maquiagem faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Para o trabalho, para as aulas e até mesmo para ficar em casa. As maquiagens fazem sucesso de várias formas e cores, surgindo a cada momento uma nova tendência relacionada ao costume.

Slide 2 de 17

Slide 6 de 17

Algumas pessoas costumam se maquiar por motivos profissionais como trabalho, reuniões importantes ou até mesmo entrevistas de emprego. Outras preferem passar os produtos apenas em ocasiões especiais como festas, grandes eventos e sessões de fotos com os amigos ou até mesmo sozinho. 

Slide 4 de 17

Slide 5 de 17

Descobrir qual seu estilo de maquiagem é super importante. Não só para acompanhar os seus looks, como também para se adequar ao rosto e tom de pele com que está trabalhando. 

Slide 7 de 17

Slide 11 de 17

Slide 15 de 17

Leia mais:  Looks com t-shirt e maneiras de usar a sua camiseta
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana