conecte-se conosco


Moda e Beleza

Remover manchas de maquiagem das roupas: as melhores dicas e técnicas caseiras

Publicado

Manchas de maquiagem na roupa são irritantes e às vezes extremamente persistentes. Mostraremos os melhores remédios caseiros para remover batom, base e co.

Todo mundo sabe disso: recém-feita a maquiagem, você coloca a sua blusa rapidamente, tentando não sujar a roupa, mas mesmo assim, acaba sujando. Seja base, rímel, batom ou blush – os cosméticos geralmente deixam manchas nas roupas que não só ficam feias em tecidos brancos e claros, mas também são bastante teimosas de sair.

Mas isso não significa que você precise recorrer a produtos químicos agressivos para tratar e remover essas manchas. Existem algumas dicas, métodos e técnicas caseiras que podem remover manchas de maquiagem das roupas – tudo sem lavar. Descubra mais aqui.

Aja rapidamente com manchas de maquiagem

O problema com as manchas de maquiagem é que a maquiagem geralmente consiste em uma mistura de óleos ou ceras e pigmentos coloridos que penetram profundamente nas fibras têxteis e ficam presos nelas. Como resultado, a sujeira geralmente é difícil de remover. As bases e os corretivos líquidos são os mais chatinhos de remover.

Para que os óleos e pigmentos não se espalhem, é importante agir o mais rápido possível. Primeiro você deve enxugar cuidadosamente a mancha com um pano limpo e absorvente. Você NUNCA deve esfregar, porque isso só fará a mancha penetrar mais profundamente no tecido.

Remoção de manchas de maquiagem: esses são os remédios caseiros mais eficazes

Existem alguns remédios caseiros comprovados que podem ajudar a remover manchas de maquiagem das roupas. Qual remédio caseiro é o certo para tratar manchas? Isso depende do tipo de mancha ou maquiagem (por exemplo, batom, rímel, base).

Por outro lado, o tipo de tecido sujo é decisivo. Você deve ter cuidado especial com tecidos delicados, como  ou seda.

Importante: antes de usar, os remédios caseiros devem sempre ser testados em uma área pequena e imperceptível da roupa para evitar danos. Além disso, aplica-se o seguinte: aplique sempre remédios caseiros e tira-manchas antes que a roupa vá para a máquina de lavar. Caso contrário, as manchas grudarão no tecido e serão difíceis de remover.

Como remover manchas de base na roupa?

A base, o corretivo e a maquiagem líquida geralmente contêm óleos minerais, gorduras e pigmentos, o que os torna particularmente fáceis de distribuir na pele. Mas óleos e gorduras são tudo menos bons para os têxteis. Não apenas deixam manchas desagradáveis, mas também ficam grudadas no tecido de maneira particularmente forte e profunda.

Como o óleo não pode ser dissolvido com água, infelizmente não faz sentido molhar as roupas sujas com água. Melhor: trate manchas de base com bicarbonato de sódio ou espuma de barbear.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio liga as gorduras e, portanto, é particularmente adequado para remover manchas de base e corretivo de roupas. Aliás, o talco para bebês e o amido de milho também têm o mesmo efeito.

Funciona assim: coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio sobre a mancha umedecida e esfregue suavemente (por exemplo, com uma escova macia) até formar um pouco de espuma. Deixe tudo funcionar por cerca de uma hora e depois lave o tecido na máquina de lavar como de costume.

Este remédio caseiro é particularmente adequado para tecidos leves e brancos feitos de algodão, lã, linho e tecidos sintéticos.

Creme de barbear

Outro remédio caseiro para manchas oleosas de maquiagem, como corretivo ou base, é a espuma de barbear. Basta colocar um pouco de espuma de barbear sobre a mancha umedecida, massagear o tecido e deixar agir por cerca de dez minutos. Em seguida, enxágue a espuma com água fria.

A propósito: é muito mais fácil tirar o pó solto, o blush e até a sombra da roupa do que a maquiagem líquida. Se o pó cair sobre o tecido, aplique um pó e não tente com água ou pano para limpar. Isso ocorre porque a maquiagem é esfregada mais profundamente no tecido. Melhor: basta soprar o pó solto com um secador de cabelo e sacudir o tecido. Depois, você pode esfregar a mancha com velhas meias de náilon. 

Como remover manchas de maquiagem em roupas de linho, algodão e viscose?

Um tônico facial contendo álcool (importante!) Pode fazer maravilhas contra manchas de maquiagem em roupas de linho claro, algodão ou viscose. Para isso, coloque algumas gotas sobre a mancha, esfregue rapidamente e, após cerca de cinco minutos, lave bem com água limpa.

Como remover manchas de batom na roupa?

O batom também é geralmente feito à base de óleo ou cera. Para tirar as manchas da roupa, é importante utilizar detergentes desengordurantes.

Pão

Manchas de batom na roupa podem ser eliminadas com pão, por exemplo. Sim, você ouviu direito. O pão é um bom remédio caseiro no combate, principalmente quando tem de ser feito rapidamente, porque o pão tira a cor do batom, o que significa que não desaparece por completo, mas fica significativamente mais claro. Isso funciona especialmente bem com roupas escuras de algodão ou linho.

Modo de usar: Pegue uma fatia de pão ou torrada e esfregue na mancha da roupa. Em seguida, você ensaboa o tecido sujo com bastante sabão líquido e enxágue tudo com água. Se houver tempo e se a peça não for necessária, coloque-a também na máquina de lavar com as instruções de lavagem adequadas.

como-remover-manchas-de-base-da-roupa

Spray de cabelo

Você também pode usar spray de cabelo para combater manchas de batom nas roupas. Esses produtos contém álcool, que por sua vez é um bom solvente. Antes de começar, você deve primeiro raspar cuidadosamente o batom do tecido com uma colher. Em seguida, borrife a sujeira com bastante spray para cabelo. Deixe agir por dez minutos antes de você esfregar a mancha com uma escova macia, por exemplo, uma escova de dente velha, até que desapareça.

Se ainda restar algum resíduo de batom após o uso, coloque a roupa na máquina de lavar ou coloque um pouco de detergente na mancha.

Deixe o detergente agir por mais dez minutos. Em seguida, pressione papel de cozinha ou um pano limpo com firmeza na mancha para absorver a cor restante do produto do tecido. Por fim, lave bem o tecido com água.

Leia mais:  Cabelos ralos: tudo o que você precisa saber para prevenir e tratar

Dica: O álcool isopropílico também funciona de maneira semelhante ao spray para cabelo: aplique álcool diluído na mancha com uma bola de algodão (não esfregue, pois isso pode danificar o tecido) para soltar as partículas de cor. Em seguida, enxágue a área contaminada abundantemente com água e seque com um pano macio.

Como remover manchas de rímel da roupa?

Ao contrário das manchas de base ou de batom, que você tem que agir o mais rápido possível, você deve deixar seus dedos longe das manchas de rímel na roupa e esperar até que sequem completamente e endureçam. Isso impedirá que as manchas pretas se espalhem no tecido. Você pode então raspar as partículas de maquiagem secas com uma colher.

Tira manchas 

Depois de remover os resíduos de rímel do tecido, você pode tratar as manchas restantes com tira manchas. Para fazer isso, coloque o produto na mancha umedecida e deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, lave as roupas na máquina de lavar como de costume. 

remover-mancha-de-rimel-das-roupas

Lenço de papel sem óleo

Você também pode usar um lenço facial para remover manchas de rímel das roupas. Certifique-se de que é um produto isento de óleo para não contaminar mais o tecido. Limpe a mancha cuidadosamente com o pano e depois limpe a roupa na máquina.

Como remover manchas de esmalte da roupa?

É um pouco mais difícil tirar o esmalte da roupa – especialmente quando se trata de tecidos claros e brancos, bem como de vernizes muito escuros ou com cores intensas. O único remédio que ajudará a salvar a roupa em alguns casos é o removedor de esmalte.

Coloque o removedor na mancha e embeba imediatamente com papel de cozinha. Em seguida, lave a roupa imediatamente na máquina de lavar. Cuidado: Nem todas as substâncias toleram removedor de esmalte. Portanto, você deve primeiro testá-lo em um local discreto.

Leia mais:  Máscara de morango pode ajudar no rejuvenescimento

mancha-de-esmalte-como-remover

Como remover manchas de maquiagem ressecadas na roupa?

O remédio caseiro mais eficaz para remover manchas de maquiagem que já secaram é o sabão de pré lavagem.

  1. Umedeça levemente a mancha seca e aplique o sabão
  2. Esfregue suavemente o sabão sobre a mancha até que a sujeira não seja mais visível
  3. Se a mancha ainda puder ser vista depois, molhe o tecido em água morna e depois lave como de costume

Se as manchas brancas não desaparecerem completamente, o processo pode ser repetido novamente.

Como prevenir manchas de maquiagem

Para evitar manchas de maquiagem em suas roupas em primeiro lugar, você deve considerar as seguintes dicas:

  • Troque de roupa antes de fazer a maquiagem
  • No caso de blusas com gola alta, você só deve colocar maquiagem no queixo e não no pescoço.
  • Aplique sua maquiagem com pincéis e esponjas, não com os dedos.
  • No final, fixe a maquiagem com um spray fixador ou pó transparente.

publicidade

Moda e Beleza

4 Dicas essenciais para cuidar dos cabelos no verão

Publicado

Durante o verão, além da proteção solar para a pele, também é preciso ter um cuidado extra com os fios. Somado aos prejuízos causados pelo vento e radiação UV – que degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, tornando-os fracos e opacos – este período também é marcado por idas ao mar e a piscinas, que contribuem para os danos. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos dá dicas de como cuidar:

1 – Antes do mergulho, é indicado primeiro molhar os fios com água doce, e aplicar cremes hidratantes sem enxágue para minimizar os danos do sal e do cloro. Se for possível manter os fios presos em coques altos para evitar o contato contínuo com a água, enquanto se banha, melhor ainda.

2 – Adote barreiras contra o sol, usando chapéus de aba larga, lenços e se protegendo embaixo da sombra. Além disso, ao sair do mar ou da piscina é importante lavar os fios novamente em uma ducha, já que o cloro danifica a cutícula, tornando o cabelo quebradiço, e o sal da água do mar resseca.

3 – Invista em produtos com filtro solar e troque o shampoo normal por um mais hidratante durante o verão. Os produtos naturais, como óleos vegetais são muito bem-vindos, tanto para proteger quanto para tratar as madeixas. A especialista indica o Leite Multifuncional a base de óleo de côco, aloe vera e o sofisticado óleo essencial de ylang-ylang.

4 – Já após a exposição solar, é inevitável que o cabelo esteja danificado, ainda que minimamente. Principalmente os que já são quimicamente tratados. A dica é fazer um cronograma de tratamento personalizado, para devolver a hidratação, brilho, maciez e massa aos fios.

Agora que você descobriu 4 maneiras de ter cabelos saudáveis no verão, beba muita água, aplique protetor solar e aproveite a estação!

Leia mais:  Moda praia capixaba ganha espaço em feira internacional
Continue lendo

Moda e Beleza

7 biquínis para divar como Andressa Suita durante o verão

Publicado

De kimono à maiô de R$ 7 mil, influenciadora aposta em fase mais elegante e sensual. Confira os modelos

Andressa Suita mostrou que está mais do que preparada para os dias quentes do verão. A morena, que está solteira desde o fim do casamento com Gusttavo Lima, publicou nas redes sociais um clique pra lá de elegante: biquíni branco e kimono. A seguir, fizemos uma seleção com os looks de praia da influencer para você se inspirar. Confira!

 Mix de estampas com biquíni branco de bojo é uma aposta elegante. De acordo com os seguidores da modelo, Andressa está 'cada dia mais linda e radiante'Veja também: De 'loira odonto' a morena poderosa: os visuais de Andressa Suita

Mix de estampas com biquíni branco de bojo é uma aposta elegante. De acordo com os seguidores da modelo, Andressa está “cada dia mais linda e radiante”.

Se a intenção é valorizar o decote, o negócio é 'fazer a Andreza'. O biquíni de fenda que ajuda a levantar os seios é outra aposta. Destaque também para o chapéu que ajuda a se proteger do solVale seu clique: Caso Andressa Suita: Por que mudar o visual após uma separação?

Se a intenção é valorizar o decote, o negócio é “fazer a Andreza”. O biquíni de fenda que ajuda a levantar os seios é outra aposta. Destaque também para o chapéu que ajuda a se proteger do sol.

Aquela história que maiô é só para as mulheres mais velhas ficou no passado. Em um clique à beira da piscina, Andressa mostrou toda sua sensualidade e elegância em um body da marca Fendy, que custa em torno de R$ 7 mil

Aquela história que maiô é só para as mulheres mais velhas ficou no passado. Em um clique à beira da piscina, Andressa mostrou toda sua sensualidade e elegância em um body da marca Fendy, que custa em torno de R$ 7 mil.

Poderosa, Andressa nunca dispensou uma grife. Outro modelo que fez sucesso entre os seguidores: biquíni de cintura alta e estampa de oncinha, da marca Burberry

Poderosa, Andressa nunca dispensou uma grife. Outro modelo que fez sucesso entre os seguidores: biquíni de cintura alta e estampa de oncinha, da marca Burberry.

No passado, a influencer apostava em modelos mais sofisticados, como o maiô branco e kimono transparente

No passado, a influencer apostava em modelos mais sofisticados, como o maiô branco e kimono transparente.

Por falar em sofisticação, o chapéu panamá é o acessório que deixa qualquer look com cara de verão

Por falar em sofisticação, o chapéu panamá é o acessório que deixa qualquer look com cara de verão.

Ela também aproveita para combinar o acessório com o modelo de biquíni do dia. Bem vintage, né? Inspirada? Veja os 7 biquínis que prometem ser sucesso no verão 2021

Ela também aproveita para combinar o acessório com o modelo de biquíni do dia. Bem vintage, né? 

Leia mais:  Cropped e saia midi combinação estilosa para o verão
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana