conecte-se conosco


Cidades

Resultado da 1ª chamada do Nossa Bolsa 2022 é divulgado

Publicado

Acabou a ansiedade para os 4.727 capixabas que se inscreveram no processo seletivo do Programa Nossa Bolsa 2022. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta terça-feira (18), o resultado da 1ª chamada do Programa. O edital Nossa Bolsa 2022 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe mais de R$ 68 milhões. 

A chamada pública ofertou 1.309 bolsas integrais para graduação, ou seja, bolsas que cobrem 100% da mensalidade dos 57 cursos disponibilizados para a escolha da população. Os cursos foram distribuídos em 34 instituições de Ensino Superior, localizadas em 17 municípios em todas as regiões do Estado. 

Os cursos de maior procura foram Direito, que somou 677 inscrições, seguido por Enfermagem, que teve 598 pessoas inscritas, e Administração, com 401 disputando as vagas. A ordem de classificação do resultado foi realizada pela nota obtida por cada candidato na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), exigida no edital. Para acessar o resultado clique aqui

Leia mais:  Qualificar ES abre 20 mil vagas em cursos on-line gratuitos

Os selecionados nesta fase do processo seletivo devem levar a documentação exigida no edital à instituição de Ensino Superior escolhida pelo candidato. O prazo para envio da documentação é de 19 a 25 de janeiro. Clique aqui e acesso o Edital Fapes 01/2022 – Programa Nossa Bolsa

A próxima etapa do edital é o resultado da 2ª chamada, previsto para ser divulgado no dia 28 de janeiro. Na 2ª chamada, os novos selecionados, que são os suplentes das vagas, serão convocados para apresentarem as documentações às faculdades escolhidas. A penúltima etapa do edital é o prazo para manifestação de interesse na lista de espera, previsto para iniciar no dia 09 de fevereiro. Os selecionados para as 1.309 bolsas vão iniciar os estudos no início do ano letivo de 2022. 

O Programa Nossa Bolsa 

O Programa Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, por meio da Lei nº 9.263/2009, e regulamentado pelo Decreto nº 4.181-R/17, tem como objetivo promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Espírito Santo, sem condições de custear o estudo. O Programa Nossa Bolsa foi ampliado para beneficiar alunos da rede pública, além da graduação, com bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado. 

Leia mais:  SENAR-ES oferece 100 treinamentos para produtores rurais em dezembro

Em 2022, o Programa passa a integrar o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que foi instituído por decreto, com o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a educação a distância, além da pesquisa, extensão e a inovação.   

Serviço:

Resultado da 1ª Chamada do Programa Nossa Bolsa 2022  

Prazo para envio da documentação às IES: de 19 a 25 de janeiro. 

publicidade

Cidades

Parceria Secti e Senac leva educação profissional às comunidades quilombolas do Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), torna público o termo de parceria 016/2024. O termo de parceria estabelece ações a serem implementadas visando à capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

O objetivo desta parceria é viabilizar oportunidades de educação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), buscando atender aos princípios de inclusão social e promoção da equidade, alinhados aos objetivos do programa. A transparência na seleção de candidatos e a inclusão de turmas exclusivas são medidas que reforçam o compromisso das instituições com o acesso igualitário à educação.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria entre a Secti e o Senac, que visa capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna. É mais do que uma colaboração entre instituições; é um compromisso conjunto com a inclusão social e a promoção da equidade. Reconhecemos não apenas a importância econômica local da comunidade, mas também seu papel vital na preservação da cultura quilombola e na conservação ambiental da região. Com essa parceria, estamos não apenas oferecendo oportunidades de educação profissional, mas também valorizando e fortalecendo essas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Leia mais:  Alerta de chuva forte, alagamentos e ventania no ES nesta segunda-feira

A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região. O acordo estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida. Ao Senac, cabe a disponibilização de recursos técnicos e pedagógicos, bem como a oferta de instrutores para ministrar os cursos.

Por sua vez, à Secti, é atribuída a disponibilização de espaço físico e a manutenção das instalações necessárias para a realização das atividades educacionais. A concessão de 30 vagas para as turmas, conforme as diretrizes do Programa Senac Gratuidade (PSG), é um dos pontos centrais do acordo.

O público-alvo prioritário consiste nos membros da comunidade quilombola, com idade a partir de 16 anos e diferentes níveis educacionais. Esses indivíduos, em sua maioria, têm renda familiar de um a dois salários mínimos, sendo importante ressaltar que muitos não estão formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa parceria entre Senac e Secti representa um passo significativo na promoção da educação profissional e na valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

Leia mais:  Comercialização e assistência técnica no setor agrícola é diferencial de empresa de Venda Nova do Imigrante

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha abre processo seletivo para contratação de médicos

Publicado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha abriu processo seletivo para contratação temporária de médicos de diversas especialidades. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24, exclusivamente no site https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos

O processo seletivo é para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. São 14 vagas, com remuneração a partir de R$ 5.018,34. Os cargos são para cardiologista, clínico geral, obstetra, ginecologista, infectologista, neurologista infantil e adulto, pediatra, urologista e psiquiatra adulto e infantil.


A seleção dos candidatos será por meio de análise de títulos e experiência profissional e o mesmo não poderá se candidatar para mais de uma vaga. A lotação dos aprovados se dará conforme a necessidade do município.

Clique aqui e acesse o edital.
 
Serviço
Processo Seletivo Simplificado N.º 003/2024, da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha
Inscrições: até 24 de abril
Mais informações: https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos/processo-seletivo-simplificado-semsa-n-o-003-2024-1184

Leia mais:  Comercialização e assistência técnica no setor agrícola é diferencial de empresa de Venda Nova do Imigrante
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana