conecte-se conosco


Cidades

Retomada: lojas de shoppings já podem abrir aos sábados e restaurantes aos domingos. Veja os horários!

Publicado

A decisão foi anunciada na tarde desta quinta-feira (6) e vale para os municípios do Espírito Santo enquadrados em Risco Baixo e Risco Moderado

Os shoppings dos municípios capixabas enquadrados em Risco Baixo e Moderado, no 16º Mapa de Risco Covid-19, estão autorizados a reabrir aos sábados. A medida, anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante coletiva na tarde desta quinta-feira (6), já começa a valer a partir deste fim de semana. 

Desta forma, as lojas dos centros comerciais passam a funcionar de segunda a sábado, de 12h às 20h. Crianças menores de 12 anos, no entanto, continuam proibidas de frequentar os empreendimentos. Além disso, os restaurantes, que só estavam autorizados a funcionar de segunda a sábado, de 12h às 16h, tiveram o horário ampliado e agora podem ficar abertos até às 18h, inclusive aos domingos, o que antes não era permitido. 

Depois de 74 dias de portas fechadas por conta da pandemia do novo coronavírus, os shoppings puderam reabrir no dia 1º de junho, após decisão tomada durante reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado. O coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e diretor do Shopping Vitória, Raphael Brotto, destaca que, após 60 dias de funcionamento com abertura de segunda a sexta-feira, já havia uma expectativa em torno da reabertura aos sábados. 

“O sábado, teoricamente, é o melhor dia de vendas dos shoppings. Então, feito 60 dias de funcionamento e com os números dos indicadores da covid-19 em queda, a gente criou uma expectativa de que ele viesse. Foi feito um pleito ao governo pedindo o retorno e isso foi contemplado no dia de hoje, cumprindo nossas expectativas. Os shoppings são ambientes seguros, estamos super preparados e entendemos que esse sábado que vai voltar é muito importante, destaca.

Em relação às vendas no Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9),  ele afirma que o desafio agora é fazer com que as pessoas se acostumem novamente com a ideia de que os shoppings voltaram a funcionar aos sábados e elas ganharam mais um dia para fazer suas compras. 

“Vamos correr atrás para divulgar ao máximo porque as pessoas perderam esse hábito de ir aos shoppings aos sábados. Como elas não sabiam que seria liberado, possivelmente houve uma antecipação das compras para o Dia dos Pais. Depois de ficarem tanto tempo sem frequentar aos finais de semana, é um desafio as pessoas entenderem e ficarem sabendo que neste sábado já vai abrir”, pontua. 

Restrição de entrada para menores de 12 anos
Durante a coletiva, o governador Renato Casagrande falou sobre a decisão de manter a proibição da entrada de menores de 12 anos nos shoppings centers e explicou que as crianças são consideradas do grupo de risco para covid-19. 

“A entrada continua proibida. Ainda não alteramos essa medida. Tem estudos dizendo que o risco da criança ser contagiada e transmitir é pequeno, mas tem outros que mostram que é grande, então estamos ainda com segurança porque todos precisam de cuidado, mas especialmente os grupos de risco. Pode ser que os estudos nos levem a retirar, mas neste momento ainda consideramos crianças grupo de risco e estamos tomando todos os cuidados com elas, assim como com os idosos”, explicou. 

Sobre a medida, Raphael Brotto afirmou que foi feito um pedido ao governo para a liberação da entrada de menores de 12 anos, visto que estabelecimentos voltados para esse público estão prejudicados. 

“Esse foi um pedido nosso também. Pedimos a liberação sabendo que o lazer, como cinema e recreação, por exemplo, não vai voltar. Pedimos que abaixo de 12 anos pudesse voltar a frequentar principalmente porque operações destinadas à esse público ainda nem abriram, ou se abriram, fecharam. Então é um segmento que está sofrendo muito e a gente espera que o governo decida ampliar esse público. Enquanto isso, pedimos a colaboração dos pais, para que levem documentos que comprovem que a criança tem 12 anos ou mais, que é a idade permitida para circulação dentro dos shoppings”, conclui Raphael. 

CLASSIFICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Ao todo, 22 municípios capixabas estão classificados em Risco Baixo, outros 46 estão em Risco Moderado e dez em Risco Alto. 

RISCO ALTO: Águia Branca, Anchieta, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Ibiraçu, Mucurici, Presidente Kennedy, São Gabriel da Palha e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO BAIXO: Água Doce do Norte, Apiacá, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Irupi, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Marilândia, Muniz Freire, Muqui, Pedro Canário, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Vila Pavão.

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

MEDIDAS PARA MUNICÍPIOS EM RISCO ALTO

Leia mais:  Banescard passa ser mais um meio de pagamento para recargas do CartãoGV
publicidade

Cidades

Sedu realiza reunião de alinhamento das avaliações e metas para 2022

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), realizou, nessa quarta-feira (26), a Reunião de Alinhamento 2022. Conduzida pela gerente Endy de Albuquerque Silva e pela subgerente Giselle Peres Zucolotto, foram pontuados os indicadores, as metas e as estratégias do Plano Estadual de Educação (PNE), referente às avaliações externas e índices, o Mapa Estratégico da Sedu e o Decreto Nº 4.889.

A partir disso, a GEA preparou seu plano estratégico para este ano, direcionando os trabalhos a serem desenvolvidos pela equipe e priorizando a garantia da qualidade, além da busca pela equidade na educação.

A reunião foi centrada no Mapa Estratégico 2019-2022, tendo em vista o foco nos parâmetros avaliativos e nos resultados das avaliações educacionais para monitorar o desempenho e analisar o sistema de ensino. A GEA planejou sistemática de assessoramento às avaliações nos âmbitos nacional e internacional e elaborou o cronograma para aplicação das avaliações estaduais.

“Foi um momento criativo, realizado com muito diálogo, aprendizado, trocas de ideias e apropriação das informações para o Planejamento Anual de 2022”, disse a gerente da GEA, Endy de Albuquerque Silva.

Leia mais:  COVID-19: Mapa de Risco aponta apenas uma cidade em risco moderado
Continue lendo

Cidades

Nuvem impressionante chama atenção em Aracruz

Publicado

Fenômeno foi registrado na manhã desta quarta-feira. Instituto explica a formação curiosa

Quem já assistiu ao filme “Twister” lembra, imediatamente, das cenas que impressionaram nos cinemas em 1996, quando vê a imagem que surpreendeu os moradores de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (26). A nuvem surgiu próximo à entrada ao Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e deixou a população curiosa.  

Mas, o que será este fenômeno da natureza? 

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em uma primeira análise, a imagem trata-se de um tipo de nuvem popularmente conhecida como nuvem preteleira ou “shelf cloud” (em inglês) e é técnicamente conhecida como “Cumulonimbus Arcus”. 

O Incaper informou, também, que este é um tipo de formação de nuvem que tem aspecto característico de uma longa, baixa e densa camada horizontal, anexada logo abaixo a uma nuvem-mãe (neste caso, uma Cumulonimbus – Cb).

Segundo o Incaper, a nuvem é formada em função das chuvas que devem estar ocorrendo no município no instante em que a foto foi tirada. 

Leia mais:  Conta de luz atrasada? EDP faz feirão de negociação com parcelamento em até 36 vezes
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana