conecte-se conosco


Política e Governo

Rigoni é convidado a palestrar em Harvard sobre desigualdade social

Publicado

Capixaba dividirá painel com o apresentador de TV Luciano Huck

O deputado federal Felipe Rigoni será um dos palestrantes da Brazil Conference, evento anual realizado por estudantes brasileiros da Universidade de Harvard e do MIT, nos Estados Unidos. O capixaba falará no painel “Desigualdade: como nos tornarmos menos desiguais?”, ao lado do apresentador de TV Luciano Huck e da diretora da Oxfam Brasil, Kátia Maia.
 
Em dezembro do ano passado, Rigoni foi um dos autores da Agenda para o Desenvolvimento Social, pacote que busca a redução das desigualdades e o combate à pobreza no Brasil. As propostas estão divididas em cinco eixos: Garantia de Renda; Inclusão Produtiva; Rede de Proteção ao Trabalhador; Água & Saneamento; Incentivos & Governança.

“Hoje, quem mais sofre com a desigualdade no país são as crianças: 40% delas vivem em situação de pobreza. É preciso promover o equilíbrio das contas públicas, a educação e o desenvolvimento socioeconômico sem deixar de lado as políticas de inclusão que beneficiam milhões de famílias. Este é o nosso maior desafio”, pontua Rigoni.

A “Brazil Conference at Harvard & MIT” será realizada nos dias 3 e 4 de abril. Segundo a organização do evento, o objetivo é “promover o encontro entre estudantes, líderes e representantes da diversidade do Brasil”. Entre os temas discutidos nos painéis estão política, economia, cultura e sociedade.

Leia mais:  Secretaria da Saúde apresenta resultados da primeira etapa da segunda fase do Inquérito Sorológico
publicidade

Política e Governo

Sedu recebe secretário da Educação de Mato Grosso para compartilhar boas práticas

Publicado

A Secretaria da Educação (Sedu) recebeu, na segunda-feira (18), o secretário da Educação de Mato Grosso, Alan Porto, que veio ao Estado com o objetivo de conhecer as boas práticas que levaram a Educação do Espírito Santo a alcançar, junto com Goiás, a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela manhã, o secretário da Educação de Mato Grosso foi recebido na Sedu pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, para conhecer e entender como funciona as Superintendências Regionais de Educação (SRE), o serviço terceirizado da merenda escolar, a climatização das escolas, a municipalização das unidades do Ensino Fundamental, o Bônus Desempenho, entre outras ações.

No período da tarde, Vitor de Angelo levou Alan Porto para conhecer o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Fernando Duarte Rabello, a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Maria Horta, ambas em Vitória, e a Superintendência Regional de Educação (SRE) Carapina, no município da Serra.

“O Governo de Mato Grosso está em busca de melhores práticas para transformar a educação do nosso Estado em uma das melhores do País”, disse o secretário Alan Porto.

 

Leia mais:  Esposa do governador Renato Casagrande é internada após sofrer AVC

Continue lendo

Política e Governo

Espírito Santo é o Estado que mais fez investimentos em 2021

Publicado

Governo do Espírito Santo foi o que mais realizou investimentos, de janeiro a agosto de 2021, segundo aponta o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Ministério da Economia

De acordo com o relatório, de todas as despesas liquidadas pelo Governo Estadual, 10% foram utilizadas para investimentos em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas. Ainda segundo informações divulgadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, os estados de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul aparecem na segunda colocação, tendo utilizado 8% dos recursos para a realização de investimentos. 

“Esses investimentos podem ser feitos, porque estamos bem organizados. O Espírito Santo mantém equilibrados os gastos com pessoal e encargos sociais, custeio e serviço da dívida, para que cresçam os investimentos em áreas relevância social”, avaliou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

“O Relatório Resumido de Execução Orçamentária, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional, mostra como o Espirito Santo é beneficiado por uma gestão que cuida das contas públicas de forma responsável, com controle de gastos, o que faz com que o Estado avance em investimentos e realize políticas públicas inovadoras, que beneficiam a população capixaba”, ressaltou o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.

Duboc explicou que na proposta orçamentária para 2022, enviada à Assembleia Legislativa, o valor previsto para investimentos é de, aproximadamente, R$ 2,7 bilhões, representando quase 20% da receita líquida de impostos.

Marcelo Altoé também parabenizou as equipes das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP), pelo trabalho técnico que vem desenvolvendo em conjunto. “Constantemente, as equipes da Sefaz e da SEP se reúnem para analisar as despesas, receitas e investimentos feitos pelo Governo Estadual. Esse acompanhamento diário dos números da gestão refletem o zelo que temos para com as contas públicas”, pontuou.

Leia mais:  Governador assina Ordem de Serviço de escola e visita leitos de Covid-19 em Cachoeiro de Itapemirim
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana