conecte-se conosco


São Mateus

Ruas e avenidas de São Mateus se tornam um desafio para o motorista, pedestres e ciclistas

Publicado

Os buracos prejudicam quem usa essas vias e podem causar acidentes. Obras do Saae são executadas e deixam o asfalto irregular, o que não tira a responsabilidade da Prefeitura de fazer as devidas correções no asfalto das pistas de rodagem.

O problema não é novidade e persegue os condutores de veículos. Pedestres e ciclistas faz muito tempo. As ruas e avenidas da cidade de São Mateus apresentam um aspecto de, em muitos casos, um solo lunar. As crateras são inúmeras e como o mateense não pretende ser astronauta e nem ir à lua, solicita apenas que a Prefeitura tome providências para que, após a execução de obras nas vias da cidade, faça o reparo no asfalto de maneira que não fiquem buracos à mostra, prejudicando veículos e pedestres que transitam por esses lugares.

A Avenida Monteiro Lobato, uma das principais vias que liga o bairro Cohab ao Sernamby e centro da cidade apresenta inúmeras irregularidades como consequência das obras executadas pelo Saae, uma autarquia municipal, que após o término não tapa os buracos de maneira adequada deixando o piso da via em precárias condições para a circulação dos veículos. Essa situação, além de causar transtornos a todos que por ali trafegam, pode causar acidente grave, principalmente com os condutores de motocicletas. Existem relatos de acidentes e, pelo que alguns moradores disseram, sem gravidade. “O risco existe e antes que a situação se agrave o poder público tem que tomar providências”, disse Joelma de Lima, comerciária, que passa diariamente pela Monteiro Lobato. “A culpa maior é do Saae que abre buracos e fecha que nem a incompetência deles”, sentenciou a usuária daquela rua.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Mateus informou ao Portal Jornal do Norte “que as obras de reconstituição de calçamento, oriundos de trabalhos executados pelo Saae, desde 15 de janeiro deste ano, foi montada uma equipe de tapa buraco que realiza a reconstituição imediatamente após a realização dos trabalhos”. Quanto ao que já existe em termos de deformidade nas ruas proveniente de buracos abertos, a autarquia informou também que o serviço vem sendo feito por outra equipe coordenada pela Prefeitura.

Além das ruas dos bairros próximos ao centro da cidade, nos mais distantes a situação só melhorou no período anterior ao pleito eleitoral, quando foram executadas algumas benfeitorias. O tempo passou, a chuva chegou e o asfalto desapareceu de alguns trechos, voltando a apresentar as crateras de sempre. Na avenida Don Dalvit, que corta os bairros Santo Antônio e Bonsucesso é um exemplo de inoperância da municipalidade. Crateras e sujeira são comuns, pois o asfalto, a lama quando chove e a poeira quando vem o sol continuam.

De acordo com a Prefeitura de São Mateus, existe um pacote de obras que vai contemplar o calçamento de ruas e avenidas da cidade e está em fase final de elaboração.

Leia mais:  Artigo - Petrocity Portos e seus desafios
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  Legislativo institui ‘Setembro Amarelo’ em São Mateus para Prevenção Contra o Suicídio
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana