Rumos da Política
Rumos da Política – 2ª edição de janeiro
Publicado
17/01/2025 - 11:37
Por Paulo Roberto Borges
Esquerda, Volver!
O Maduro tomou posse. Para quem achava que ele cairia de maduro, se frustrou. Também quem ainda acha que o Brasil é neutro nessa contenda, se enganou. O atual governo brasileiro, foi representado por sua embaixadora em Caracas, pelo PT, MST e por dois representantes do Fórum de São Paulo, órgão fundado por Lula e Fidel Castro.
Diante dos atos de repressão, de fraudes nas eleições venezuelanas, o governo nunca teve uma posição de repúdio firme, consistente, de verdade. Ficou encima do muro, mas tendendo a cair para o lado de apoio ao ditador Nicolás Maduro.
Beira as raias do cinismo, quando aqui os políticos e autoridades condenam a ditadura implantada na Venezuela, acusando seu ditador de praticar perseguição aos seus opositores, censura, ações fora do que rege a constituição, atitudes flagrantemente antidemocráticas. E aqui no Brasil, o que vemos? Nos parece uma contradição óbvia. Os antigos diziam que “macaco só olha o rabo dos outros, no dele senta em cima”. É o que vemos, claramente, nessas declarações dos que estão à frente, hoje, dos destinos do Brasil.
Várias ações engendradas durante todos esses anos no Brasil, se assemelham em muito com o que ocorre na Venezuela.
O início de governo
Em São Mateus o novo governo, capitaneado pelo prefeito Marcus Batista-Cozivip (Podemos), teve início ainda patinando, o que é natural. O dia-a-dia deve calejá-lo na tomada de ações. Depois do caos herdado, para a reconstrução é necessário montar uma equipe qualificada para executar tudo aquilo que foi prometido e que se faz fundamental para São Mateus começar a ver a luz no fim do túnel.
Vale dizer que críticas irão surgir, contra e a favor isso faz parte do jogo democrático. Mas só tem valor quando são feitas dentro de uma lógica, de argumento convincente e não a crítica pela crítica de quem está órfão, por não ter obtido êxito nas eleições de outubro. Sintomas como dor de cotovelo, de corno, de frustração, de ansiedade, de depressão são possibilidades adquiridas depois de um embate político-eleitoral. Normal. Com o tempo essas comorbidades passam e o remédio costuma ser a próxima eleição.
Os atores políticos do Norte
No Brasil o político quando se elege já se prepara para a próxima eleição. Toma gosto pela coisa e começa a se articular para se manter no poder ou dar o suporte necessário para o seu padrinho político que, certamente, irá disputar cargos característicos daquela nova eleição.
Depois dessas eleições municipais, alguns nomes apareceram de maneira positiva no cenário da política capixaba na região norte. Destaque para o ex-prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo (Republicanos), que em oito anos fez o que outros nunca fizeram. Seu índice de aprovação chegou perto do máximo em todas as pesquisas realizadas. Ainda fez com facilidade o seu sucessor. Naturalmente, se assim desejar, se coloca como candidatíssimo a uma vaga no legislativo estadual ou até mesmo em nível federal. Bruno é o novo na política do Norte e isso é indiscutível.
Outra liderança é o prefeito reeleito do município de Jaguaré, Marcos Guerra. Vem fazendo uma administração responsável, com muitos avanços e realizações importantes para a população. É parceiro do governador e poderá ser mais um nome a ser colocado sobre o tabuleiro da política da região.
Quem também se destaca nessa composição de possíveis pretendentes é o empresário Rodrigo da Cozivip. Pelo que se diz pelos prados da política mateense, é pré-candidato a deputado estadual. Certamente terá o apoio do irmão Marcus, hoje prefeito de São Mateus. Uma administração de qualidade do irmão, poderá refletir, positivamente, no seu anseio de se tornar dono de uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Rodrigo já esteve candidato em outra eleição, mas agora as possibilidades de se sair bem é real.
O prefeito Marcus Batista tem se aproximado do governador Renato Casagrande (PSB), fazendo com muita competência o trabalho da boa vizinhança, até porque não seria diferente, uma vez que o seu partido, tem na presidência o deputado federal Gilson Daniel, aliado do governo estadual, inclusive vem sendo figura sempre presente em alguns eventos governamentais.
Isso nos dá o direito de especular. Haverá uma dobradinha Rodrigo-Gilson ou Rodrigo-Freitas? O diretor-presidente do DER e ex-deputado estadual Freitas (PSB) é declaradamente pré-candidato à Câmara Federal. Adiciona a isso, ser aliado de primeira hora do governador Casagrande, que, aliás, não diz abertamente, mas é pré-candidato ao Senado.
O jogo vem sendo – ainda – jogado nos bastidores, mas não custa lembrar que 2026 está logo ali.
Não custa registrar que outros pretendentes estão circulando pela região e quase todos, de uma forma ou de outra, têm o governador como aliado. Diante disso, Casagrande – no palco – vai se dizer neutro, mas na coxia tem seus preferidos. As eleições prometem!
Problemas com a chuva
Para alguns prefeitos que assumiram pela primeira vez o mandato, as chuvas estão obrigando-os a adiarem alguns projetos e ações para se dedicarem a esse problema que assola grande parte do estado.
Fernando Rocha (PDT), é um desses prefeitos que estão às voltas com essa situação. Santa Leopoldina entrou o ano debaixo d’água.
No caso de prefeito como o de São Mateus, não é só a chuva que alaga e destrói, mas por ter herdado um município destruído pela gestão anterior. Daniel Santana, o Da Açaí, sem partido, sem noção e sem vergonha do que causou, deixou uma bomba relógio, de retardo que está para explodir e trazer mais problemas para o prefeito Marcus Batista resolver. O atual prefeito tem muito trabalho e obstáculos a serem suplantados, por isso precisa contar com o apoio dos vereadores, das entidades e cidadãos comprometidos com a reconstrução do município e o desejo de ver São Mateus retomar o caminho do desenvolvimento, da prosperidade. A união faz a força e faz virar realidade o sonho sonhado de todo mateense.
Mais um quase…
Muito se falou na derrota, mais uma vez, do ex-deputado estadual Carlinhos Lyrio (Republicanos). Foi parlamentar por um mandato há anos atrás e nunca mais se elegeu a nenhum cargo político, apesar de toda eleição se colocar como participante. Esteve perto, nas duas últimas eleições municipais, de se tornar prefeito, mas cometendo os mesmos erros, perdeu as eleições. Aliás, sua prateleira está repleta de derrotas. O que não o desqualifica, pois, circunstâncias diferentes aparecem a cada pleito e ele, em eleição municipal, é um nome natural, porém, ainda sofre alguns preconceitos de uma elite sem coloração ideológica e quase sempre fisiológica, que parece não gostar de gente de casa, apostando sempre em outro que não seja de todos os cômodos da casa, não apenas da cozinha…
Lyrio nunca conseguiu formar um grupo político. E, todos sabem que na política o trabalho é coletivo, de um grupo que congrega as mesmas ideias e interesses, inconfessáveis ou não. Além disso, ele coloca ao seu redor pessoas que pouco sabem de uma campanha consistente que o leve à vitória. Acredita-se que Carlinhos reúne parcela do eleitorado muito vulnerável aos assédios de outros e que, supostamente, a coisa não decola…. Seu discurso é populista, de pouco conteúdo, não aborda de maneira profunda os reais problemas da cidade e se pega nas palavras chaves, que empolgam, mas não convencem o eleitorado. Ainda é adepto da velha política, cujas práticas já não funcionam. Mas teve chance de mudar, estudar mais as vicissitudes do seu município para modernizar e dar mais consistência e realidade ao que diz em seus discursos.
Outro fator é a falsa humildade dos que o cercam. Bastou o candidato estar à frente nas pesquisas para se cantar vitória, desqualificando seus adversários. Não que ele seja o protagonista desses erros, até porque sabe que em política tem muito do imponderável. E, muitas vezes, o imponderável acontecem.
Outra situação é o sumiço. Esses candidatos vaga-lumes, que aparecem e desaparecem, também deixam o eleitor cismado das suas reais intenções em prol da sociedade. Lyrio agora hiberna para aparecer quando 2026 vier. Se ele tem vontade de retornar ao cenário da política, também é preciso virar a chave, aprender com as lições que lhes foram dadas e “reconstruir” nova visão e entendimento de vencedor. Não sou daqueles que tripudiam pessoas, vejo equívocos que não são necessariamente atos de gente do mau. Temos alguns, mas Carlinhos Lyrio, certamente, não é um desses.
Mas, vale ressaltar, que Carlinhos tem seu capital político, é um nome importante para a cidade. Essa importância só vai aflorar em termos de vitória eleitoral, se puxar para perto um time melhor nas articulações e que passe credibilidade. Se assim não o fizer, vai continuar a ouvir dos maledicentes que continua sendo cavalo paraguaio. Infelizmente.
EM LINHA_____________________
Quando? – Muitos se perguntam, em São Mateus, quando a Praça Mesquita Neto, um dos cartões de visita para quem chega à cidade pela rodoviária, se livrará da ocupação irregular de barracas, barraqueiros e desocupados? Aquele logradouro público já foi local de encontro e eventos de famílias. Hoje mais parece uma terra de ninguém. *** Sem solução – Guriri tem sido a pedra no sapato de várias administrações, principalmente nesse período de verão e de atividades festeiras e sócio esportivas. Os alagamentos de suas ruas e avenidas continuam e as soluções não dependem apenas de ações da Prefeitura. Em função de recursos volumosos para se resolver esse problema, é fundamental a parceria com o Estado e até mesmo, com a União. *** Transporte – A cidade de São Mateus padece do serviço de transporte coletivo urbano de qualidade, que ainda tem na empresa concessionária desse serviço – a Viação São Gabriel. Seus melhores veículos rodam alugados para empresas e circulam em cidades como Colatina, sua sede. Para São Mateus mandam sucatas “travestidas de alguma coisa que transporta pessoas”. *** Qualidade – E por falar em transporte, os ônibus de Vitória são novos, limpíssimos, com ar condicionado e no último dia 12 tiveram suas passagens reajustadas. A passagem passou de R$ 4,70 para R$ 4,90. Domingos e feriados há redução no preço. Em Vitória tem fiscalização da Prefeitura, dos usuários e das associações de bairros. Em tempo: Vitória tem o melhor prefeito cujo nome é Lorenzo Pazolini (Republicanos). *** Será que sai? – O estacionamento rotativo na cidade de São Mateus tem lei aprovada, até uma empresa se habilitou e a coisa não saiu da vontade do ex-prefeito, Daniel Santana. Agora, na nova gestão, existe a esperança, porém, não pode ser a última que morre. Esperança, para quem precisa de vaga de estacionamento no centro da cidade, só combina com realidade. *** validade – Os governantes costumam dizer que seis meses é o tempo para aferir capacidades e competências de seus colaboradores. É quando podem existir necessidades de mudanças e o término de cumprir compromissos de campanha. *** É hilário – Chega as barras da hipocrisia vê políticos que destratavam adversários e agora exaltarem qualidades que antes diziam adversários não as terem. *** Incerteza – Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dora Arnizaut Silvares (CAIC), estão sem saber se as aulas vão começar devido as obras, com outras escolas. As obras continuam, mas parecem não ficarem prontas a tempo do início do ano letivo. *** Mudança – Corre nos becos, esquinas e sarjetas brasileiras que quem fez o “L” de Lula está trocando e fazendo o “E” de engodo. *** Diferença – vale avisar aos legislativos que união para colaborar na governança não é o mesmo que união para omissão e submissão. /// Audiência – O deputado federal, Nikolas Ferreira (PL), gastando zero reais, conseguiu se comunicar com milhões de cidadãos brasileiros através de um vídeo em que explicava, de maneira simples e objetiva da questão do Pix. Enquanto isso, o governo Lula gasta milhões com a sua Comunicação para não dizer coisa nenhuma que venha a ser verdade. Só narrativa.
____________
Para Reflexão
“O primeiro escalão do governo Lula é o mesmo que pegar jogadores pernas-de-pau e colocá-los na titularidade”
Autor: Thiago Pavinato, dito em seu programa “Faroeste a Brasileira”.


Por Paulo Roberto Borges
Observando alguns “nobres” edis e seu parlamento
Vereador é o político mais próximo da população. Normalmente é a quem o cidadão procura num momento de necessidade. Nessa hora o estado e o município, ficam inacessíveis e a saída é procurar o vereador. Isso acontece muito, principalmente, nas cidades do interior. O vereador costuma ser pau para toda obra.
Infelizmente muitos desses parlamentares municipais não têm noção da sua importância e acreditam que para exercerem seus mandatos necessitam se submeter aos caprichos, vaidades e vontades do Executivo. Isso trás uma situação de bloqueio do próprio vereador de exercer suas principais atribuições, que é fiscalizar a aplicação dos recursos contemplados no Orçamento e legislar, elaborando projetos que beneficiem toda a sociedade, fazendo seus requerimentos e indicações de demandas a serem atendidas pela municipalidade. Vale aqui lembrar, que os cidadãos vivem em cidades, até porque o Estado e o Brasil são coisas distantes.
Outro fator importantíssimo e faz toda a diferença é que a população está toda ela representada no Poder Legislativo. No Executivo não, pois nem todos votam no chefe deste poder. Apenas uma parcela do eleitorado e nem sempre é a maioria. Se forem somados os votos contrários, em muitos casos, eles ultrapassam os que votaram no governante eleito.
Ainda tem vereador que em vez de parlamentar viram empreiteiros, prometem “construir” obras e vivem em peregrinação por gabinetes de secretarias e do prefeito. Alguns para tomarem a benção, outros para buscarem uma solução e compromisso no atendimento aos seus pleitos.
A população, em sua grande parcela, não sabe para que servem os vereadores. Mas isso é culpa, muitas das vezes, deles próprios, que vivem passando para a sociedade um quadro que não informa, não educa e fica a impressão que vereador e prefeito são irmãos siameses nas obras, na indicação de puxas sacos em distribuição de cargos na estrutura do executivo e que acabam sendo moeda de troca. Se não votar a favor dos projetos enviados pelo executivo, perder os cargos que tem e que estão seus indicados.
Acontece, porém, que um presidente do Legislativo deveria ter uma postura firme, independente, questionador e estar em defesa do parlamento sem se dobrar aos interesses que não fazem parte do cardápio legislativo. Cumplicidade não é parceria. É submissão, é a abertura para a manipulação e, assim, virar boneco ventrílogo, sem alma, sem vontade, sem personalidade. As vezes viram e se vestem como uma besta parlamentar, sendo motivo de chacota e indignação dos cidadãos nas ruas, avenidas, becos, sarjetas por aí a fora.
Conheço muitas câmaras municipais e alguns dos seus membros. Esse quadro que pintei acima é uma realidade, é algo comum, mas existem exceções, bons parlamentares, propositivos, entendedor do seu papel como legislador e defensor das demandas da população.
A Câmara Municipal de Vitória – para mim – é um exemplo a ser seguido. As sessões viram palco de debates de qualidade, seus membros são inteirados do que falam, conhecem a cidade, conhecem suas necessidades, elogiam e criticam o prefeito, evidentemente que existem polêmicas, mas fazem parte e movimentam o ambiente o que, para quem assiste, demonstra como deve ser o parlamento. Vale ressaltar a qualidade dos seus membros, o nível é muito bom. Não sou de elogiar “essa fauna e flora” da política, mas não dou lugar a injustiça.
Mas, existem outros parlamentos pelo Estado. Cito a Câmara de Santa Teresa, de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Linhares, Vila Velha, por exemplo. Outras ainda não conheço, mas tenho boas informações de amigos. A de São Mateus, por exemplo, não preciso de intermediário. Essa conheço bem. Ainda tem recaídas, mas a esperança é a última que morre e existem bons vereadores que, aos poucos vão se familiarizando com o ritual do regimento e a postura de bom parlamentar.
O PSB e a Especulação
Recentemente o Partido Socialista Brasileiro (PSB) de São Mateus, realizou o seu congresso para a escolha da sua nova diretoria. Não houve surpresa no fato da recondução de Sidcley Ribeiro à presidência da sigla em nível municipal.
O ex-deputado estadual e candidato a prefeito na eleição passada, Carlinhos Lyrio (Republicanos) foi uma das presenças ao evento. Não é algo comum Lyrio estar presente em eventos de outras siglas que não seja a sua. Mas, lá estava ele e não poderia deixar de surgir alguns comentários de que a possibilidade de se integrar ao PSB pode ser uma realidade futura. Como jornalista, sei que a essa pergunta ele e qualquer outro do partido, vai negar, dizendo que não há nada de concreto nisso. Mas tenho o direito de especular, formar conjecturas para que a realidade apareça em algum momento de “sincericismo”…
Em 2026 Carlinhos Lyrio e Freitas podem estar no mesmo barco. Até mesmo uma dobradinha, um para deputado estadual e outro para federal. Acredito que a presença dele ao evento do PSB, não foi por acaso. Ou foi?
Quando, por ocasião da eleição de prefeito, Freitas provavelmente já vislumbrava essa possibilidade, até porque não conseguiu espaço no barco do Podemos. Restou-lhe embarcar na campanha de Carlinhos Lyrio. É fato que, em conversa de bastidores, ele e o ex-presidente da Câmara, Paulo Fundão (União Brasil), não eram unanimidade no grupo.
Acredita-se que ao tecer críticas ao ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), Freitas “obrigou” Boroto a entrar efetivamente na campanha do empresário Marcus Batista. Claro que outros fatores ajudaram, incluindo apoio da gestão anterior e de recursos que o grupo de Carlinhos não teve. Isso vem provar que eleição não se ganha, no Brasil e – consequentemente – em São Mateus com saliva e boas intenções.
Agora, após o rescaldo, Freitas avaliou todo o cenário passado para projetar o seu futuro político. Freitas-Calinhos, um ajuda o outro, até porque os votos que o primeiro não tem em São Mateus, Lyrio tem, e muito.
Não sou dono da verdade, mas tudo pode levar da conjectura à realidade. Vai saber?!
MDB e a sua Convenção Municipal
Em São Mateus o MDB também realizou a sua convenção. Era para deixar a condição de Comissão Provisória para constituir a sua Executiva Municipal. Amadeu Boroto seguiu na presidência da sigla e Aécio Matos como seu vice.
Sobre candidaturas futuras, não é novidade que Boroto é sempre um nome lembrado, pois é uma liderança política que reúne muitos parceiros. Se não houver nenhum impedimento, pode vir a ser pré-candidato a deputado federal ou até estadual. Ele não fala, usa a tática ineficaz dos políticos ficando mudo sobre essa questão. Mas, deve pleitear alguma “coisa eletiva” em 2026.
Não podemos esquecer que Amadeu Boroto e Carlinhos Lyrio, são as lideranças políticas do município que sempre são lembrados e votados por significativa parcela do eleitorado mateense.
O caso da vice e da Educação
Recentemente a política mateense foi palco de mais um tremor de terra não indicado sua medição no índice de gravidade na tabela Richter. Tudo se deu com a nomeação da nova (?) titular da pasta da Educação. Dizem até que a vice-prefeita, que é professora, sequer foi consultada para opinar na escolha da nomeada para a pasta da Educação.
A Educação estava sem titular após a saída do também professor Edson Pirola. Por isso ficou sendo conduzida em sua interinidade pela chefe de gabinete. Até aí menos mal. O problema foi a demora de se providenciar um titular para conduzir uma secretária fundamental e importante no contexto da estrutura administrativa e do município em si.
Conversas de bastidores davam conta que o prefeito Marcus Batista convidou a sua vice, professora Raquel Rocha, para assumir a pasta, após a saída de Pirola. Ela, pelo que consta nessas conversas de bastidores, não aceitou o cargo, mas queria, supostamente, ter a condição de indicar o seu novo titular. Não foi lhe dado esse direito. Por isso a demora em nova escolha, o que acabou, depois de longo tempo, recaindo sobre a ex-secretária de Educação do gestor anterior, Daniel Santana, Edna Rossim. A vice tomou conhecimento, segundo uma fonte ouvida pelo JN, ainda na fase embrionária, mas não quis se manifestar. “No quem cala consente”, o prefeito nomeou essa nova secretária.
O que se sabe sobre a nova integrante do staff do prefeito é que tem grande capacidade de trabalho, porém, dificuldade de relacionamento com a categoria de professores e outros profissionais da educação. Criou-se, então, um clima em que a unanimidade passou à margem.
Como consequência de toda essa situação, aconteceu o rompimento da vice com o prefeito. Fato é que a Educação tem nova secretária. Em três meses da nova gestão foram três nomeações, fora as outras da gestão anterior. A Educação no município de São Mateus necessita de um olhar atento e prioritário para não continuar, como a do Brasil em geral, sendo reprovada em todos os indicativos em nível mundial. Até a vereadora Professora Valdirene (PT) já ligou o alerta de que a Educação em São Mateus está adoecida.
EM LINHA___________________________
Presença – O vereador de São Mateus, Rafael Barbosa (PDT) andou pela capital. É uma forma de ampliar horizontes, conhecimento para qualificar o seu mandato. Esteve na Câmara Municipal de Vitória e foi convidado pelo presidente Anderson Goggi (PP) para sentar ao seu lado. Segantini, presidente do Legislativo mateense poderia agendar um encontro dessa natureza, pois só teria a ganhar. *** Outra perda – Depois do impacto e comoção da morte do ex-vereador e bombeiro Jozail Fugulin, a sociedade mateense, principalmente a acadêmica, foi surpreendida com o falecimento do professor Roberto, o “Braúna”, mestre querido da disciplina Educação Física. Muito emocionada a vereadora, Professora Valdirene (PT), se pronunciou da tribuna da Câmara de São Mateus, dia 23, no dia do acontecido. Uma tristeza esse fato trágico para todos os amigos, colegas, familiares e seus alunos. Sem palavras… *** Obra – O diretor-presidente do DER-ES, Eustáquio de Freitas demonstra sua capacidade de trabalho e empenho com o início das obras do tão sonhado e decantado em verso e prova, a macrodrenagem do balneário de Guriri. A última licença, a ambiental, foi liberada e não há mais impedimento, o que consagra o início dessa tão importante e necessária obra para Guriri. *** Aliada – A vereadora Isamara da Farmácia (União Brasil) tem na causa do Autismo uma de suas bandeiras. *** Na sala de espera – O vereador Vilmar do Seac (PSD), está aguardando a relação das áreas públicas da municipalidade que foram doadas para terceiros pelo governo do ex-prefeito Daniel Festeiro. Está demorando e já tem gente especulando que em 31 de fevereiro ela sai. Mas, disse um curioso: “fevereiro não tem 31 dias”. Então…
Para Reflexão
“Na escola, você recebe a lição e depois faz a prova. Na vida, você faz a prova e depois recebe a lição”.
Autor desconhecido

Por Paulo Roberto Borges
Observando o que a população observa
Falo aqui sobre o município de São Mateus, suas demandas, as ações dos poderes o que se ouve pelas ruas, becos e sarjetas. Procuro fazer um relato isento de paixões, até porque confio muito pouco em político. Acredito na política como fator de transformação, uma ciência em movimento e fundamental para que haja prosperidade de cidades e pessoas.
Em São Mateus nem tudo está em consonância com o que foi pensado e aguardado com tanta esperança. Não que as pessoas já desacreditaram das mudanças que começaram. As mudanças ainda de modo tímido, porém, de maneira possível e necessária levando em consideração os cuidados a serem tomados.
No seio da sociedade mateense a gente houve alguns questionamentos. Um deles é a demora do chefe do Executivo na escolha de alguns titulares para ficarem à frente de pastas importantes. Cobrir esse espaço com interinidade me parece complicado, pois se dar conta de uma imagine de duas ou três. Por isso urge a decisão de se nomear um titular competente, bom gestor e com capacidade de entender a máquina administrativa pública para que as coisas aconteçam a contento. Do jeito que está, demandas são esquecidas devido à ausência de quem possa dar a direção diuturnamente, resolver o que chega e se faça o necessário.
A outra questão é a nomeação de pessoas próximas. Isso pode caracterizar nepotismo dando margem à questionamentos e críticas. Não que as pessoas sejam incapazes, mas gera conversa atravessada por parte dos munícipes.
As outras questões podemos dizer que é a dinâmica no desempenho da máquina. É preciso dar celeridade na implementação de ações de varejo no início, para que as de atacados possam encontrar um terreno propício para a sua implantação. Falo em ações diárias, estruturantes para que o município possa ser atrativo aos investidores.
Na parte política, não tenho conhecimento de quem são os assessores que possam ajudar nesse setor de relações com os poderes e instituições. Não identifiquei, mas é uma questão importante que passa para a sociedade um clima de entendimento e paz. A relação com a Câmara, por exemplo é importante, não como subserviente tipo puxadinho da Prefeitura. Deve haver uma relação institucional e os vereadores terem essa consciência.
Dito isso, São Mateus deu os primeiros passos depois do caos. A estrada é longa, precisa ser pavimentada para que a população possa trafegá-la em direção ao progresso, a qualidade de vida e finalmente a tão decantada prosperidade.
A Câmara e seus atores
Esse não é um vício somente local, mas como as pessoas moram nas cidades antes de morarem no estado e no país, cabe a nós falar do que está próximo.
O Legislativo de São Mateus tem se qualificado um pouco. Mas ainda conserva características de seus membros acharem que têm que bater ponto em gabinetes do Executivo no café, no almoço e no jantar. Alguns acreditam mesmo que sua função é fazer obras, esquecendo, ou por conveniência, esquecerem das suas principais atribuições, fiscalizar o Executivo e elaborar leis. O nome até ajuda: Casa de Leis e não Casa de Mãe Joana como era em outras ocasiões. A população quer e tem o direito de se ver representada por quem escolheu para representá-la. O vereador deve em primeiro lugar procurar retratar isso no plenário com suas ações. Não tem que dar satisfações ao chefe do Executivo, deve manter uma relação respeitosa e institucional, jamais submissa. Se a população tem queixas, não se pode desconhecer isso, mesmo que se faça críticas à gestão municipal. Rasgar seda para quem faz a obrigação é desnecessária. É hilário. É bajulação, muitas vezes por pura conveniência e interesse.
Mas, tudo ainda é muito recente. Não se pode ficar indecente, até porque, essa fase da indecência já passou. Vida que segue, com esperança de dias e ações propositivas.
EM LINHA_________________
Fato – A gente sabe que a vida da população não está fácil. Paga seus impostos para receber bons serviços e o que lhe é devolvido são arremedos de serviços de baixa qualidade. Evidentemente que isso só vale para o cidadão que trabalha diariamente produzindo riquezas e ajudando com seus impostos manter mordomias de castas que se deliciam no poder. *** Ocupado – o presidente da Câmara de São Mateus, Wanderlei Segantini (MDB) deve estar abarrotado de serviço o que, certamente, dificulta que cumpra algumas agendas pré-estabelecidas. Não estaria faltando uma assessoria? *** Atuante – O deputado estadual e líder do governo, Fabrício Gandini (PSD) tem demonstrado – e não de agora – um parlamentar ativo, preocupado em buscar soluções para as demandas que lhe aparecem. Costuma atender inúmeros municípios com suas emendas e proposições. Vive na capital, mas atua em todo os Estado. *** Próspero – O vereador Rosimar José Lahas (PDT) tem uma granja e com os estratosféricos preços dos ovos pode se tornar o mais novo rico do Legislativo leopoldinense. Seus colegas desconfiam. *** Rotativo – A implantação do estacionamento rotativo nas principais ruas do centro da cidade de São Mateus já deveria ter sido feita pelo governo anterior. Até empresa para essa implantação já existia, mas nada aconteceu. Agora o assunto volta à Câmara. O vereador Vilmar do Seac (PSD) é autor de um requerimento nesse sentido. *** Aprovou – O Partido Progressista (PP) aprovou a entrada da sigla em uma federação partidária com o União Brasil. Essa fusão pode transformar essa federação com a maior bancada da Câmara dos Deputados. Detalhe: O fundo eleitoral também deve aumentar substancialmente. *** No forno – O papo que rola é que dois vereadores do PP de São Mateus podem perder o mandato. Suplentes já abriram o armário e estão namorando o paletó e a gravata. Deve demorar um pouco para usarem. Por enquanto tirando a poeira e mofo para usarem na hora certa. *** Assumiu – O pastor Nillis Castberg, que foi candidato a prefeito de São Mateus na última eleição pelo PL, foi nomeado como secretário de Apoio aos Munícipes na Câmara Municipal. Ele afirmou que deseja aproximar mais os vereadores da comunidade e vice-versa. *** Aleluia! – A tão falada ponte do Nativo vai sair. O governador já deu a autorização para que se construa a nova ponte, substituindo a que de madeira que lá está. *** Vapt-Vupt – O governo, depois de três meses, enviou de madrugada, o Orçamento para que os parlamentares, na tarde do mesmo dia, lessem as três mil páginas e o votasse. Foi aprovado e, pasmem, com críticas da turma do PSOL, uma vez que os R$ 3 bilhões para a cultura foram reduzidos para a “mixaria” de R$ 1 bi. *** Sem brilho – É comum ouvir do torcedor brasileiro que perdeu o interesse em assistir à seleção de futebol jogar. Um time qualquer, sem identidade com o País, com as nossas tradições de quando a seleção Canarinho tinha coisa melhor para nos apresentar. *** Perda – Nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos e a todos que tiveram o privilégio de ter conhecido e convivido com o nosso Jozail Fugulin. Era amigo e, em muitas reportagens, buscava informações com ele. Uma perda impactante. _____________________

ES-164: DER proíbe cargas acima de 12 toneladas na ponte sobre o Rio Mutum Preto, em Baixo Guandu

Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025

Festa da Penha 2025: a mais tradicional manifestação religiosa do Espírito Santo terá início neste domingo (20)

Páscoa deve movimentar cerca de R$ 66 milhões em vendas no comércio do Espírito Santo

Anvisa obriga retenção de receita para venda de canetas como Ozempic
São Mateus


Um sonho realizado: Prefeitura realiza entregas dos uniformes escolares em São Mateus
A Prefeitura de São Mateus, sob a liderança do prefeito Marcus Batista, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,...


Bebê de 1 ano morre após queda de cama em São Mateus
Uma tragédia abalou a cidade de São Mateus, na madrugada desta terça-feira (15), quando uma bebê de apenas 1 ano...


Enteado mata padrasto a marretadas e abandona corpo em mata de São Mateus
Adenilson Barcelos Família foi morto no domingo (13). O enteado, de 19, confessou ao tio ter cometido o crime após...
Política e Governo


Governador recebe Comitê Estadual de Líderes de Turma 2025
O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço receberam, nesta quinta-feira (17), no Palácio Anchieta, em Vitória,...


Governo do Estado anuncia nova forma de pagamento no Aquaviário e viagens extras durante a Festa da Penha
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta quinta-feira (17), duas importantes novidades para o sistema de transporte Aquaviário: a...


Solene homenageia aniversário de associação militar
Com a entrega da Medalha Sargento Jackson Batista de Freitas, Ales celebrou os 49 anos de história da Aspra A...
Segurança


Influencer alvo de operação no ES tinha armário secreto em apartamento
O armário secreto encontrado durante operação ficava camuflado em uma parede e era aberto por um controle remoto Um armário...


PCES e Procon-ES suspendem marcas e apreendem 3 mil litros de produtos de limpeza irregulares
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), realizou, nessa segunda-feira (14),...


Sejus implanta sistema de videomonitoramento perimetral no Centro de Detenção Provisória da Serra
A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugurou, nesta segunda-feira (14), o sistema de videomonitoramento perimetral do Centro de Detenção Provisória da...
Camisa 10


Empresário Marcus Buaiz se torna sócio-investidor da SAF Rio Branco
Empresário capixaba se junta à T2R Sports no projeto de reestruturação do maior campeão estadual do ES, com a SAF...


Sete paratletas do Estado participam de disputa internacional de tênis em cadeira de rodas
Sete paratletas capixabas de tênis em cadeira de rodas do Clube Aest, da Serra, vão participar do torneio internacional Uberlândia Wheelchair...


O que o Flamengo diz sobre o caso Bruno Henrique; atacante está relacionado para jogo
Indiciado pela Polícia Federal, atacante Bruno Henrique está relacionado para o jogo do Flamengo contra o Juventude O atacante Bruno Henrique está...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57
Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas