conecte-se conosco


Cidades

Saiba os serviços da Saúde que funcionam durante o Carnaval

Publicado

A partir deste sábado (22), as festas carnavalescas começam a se espalhar por diversas cidades capixabas. Com isso, algumas instituições de saúde administradas pela Secretaria da Saúde (Sesa) sofrerão mudanças nos atendimentos.

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, irá funcionar todos os dias de folia em horário normal. Já os hemocentros regionais de Colatina, Linhares e São Mateus abrem até esta sexta-feira (21) e retomam os atendimentos na próxima quinta-feira (27).

Os serviços da Sesa que atendem por agendamento ou que não realizam serviços de urgência e emergência também funcionarão até esta sexta-feira (21) e retomarão o atendimento na quinta (27).

São eles: Farmácias Cidadãs Estaduais (Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares, Venda Nova do Imigrante, Aracruz e Guaçuí); Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha; e os Centros Regionais de Especialidades (CREs) de Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Cursos Técnicos Subsequentes: chamada de suplentes termina nesta sexta-feira (15)

Já a Vigilância em Saúde do Estado manterá um plantão para emergências relacionadas a casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) e sarampo, e situações de desastres naturais. O contato poderá ser realizado pelo e-mail [email protected].

 

Serviços de urgência e emergência que mantêm o atendimento durante o Carnaval

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

– Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES): Tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

– Hospitais com pronto-socorro 24 horas por dia:

– Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória;

– Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha;

– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra;

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

– Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

Leia mais:  Atenção, MEI! Veja como fazer para emitir notas fiscais eletrônicas

– Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;

– Hospital Estadual Silvio Avidos, em Colatina;

– Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu;

– Hospital Estadual São José do Calçado;

– Hospital Estadual Jerônimo Monteiro;

– Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, em Barra de São Francisco;

– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

publicidade

Cidades

Evento da Jucees e Sebrae debate ações de simplificação na abertura de empresas

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), realizaram, nessa terça-feira (05), o Seminário “Simplificando o Ambiente de Negócios”. Com o auditório do Sebrae lotado, o evento reuniu secretarias, órgãos de licenciamento, profissionais e prefeituras para palestras, lançamento de projetos e homenagem aos 115 anos da Jucees.

Na ocasião, os presidentes que passaram pela autarquia desde 2003 receberam placas comemorativas. Foram homenageados Paulo Brusqui (2003 a 2006), Marcelo Zanúncio (2006 a 2011), Paulo Vieira Pinto (2011 a 2015), Leticia Serrão Chieppe (2015 a 2019), Carlos Rafael (2019 a 2022), Victor Bolelli (2022) e o atual presidente, Paulo Alfonso Menegueli. Também recebeu a homenagem o secretário-geral, Paulo Cezar Juffo.

A comemoração contou com a participação da presidente da Fenaju, Cilene Sabino, por mensagem de vídeo, do superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Eduardo do Carmo, e da vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Paula Pinto.

O governador Renato Casagrande enviou mensagem de vídeo. “A Junta Comercial vem fazendo um trabalho extraordinário. Eu deixo meu abraço e confiança de que a gente vai transformando cada vez mais o Espírito Santo no melhor lugar para se fazer investimento neste País”, destacou.

Leia mais:  Cursos Técnicos Subsequentes: chamada de suplentes termina nesta sexta-feira (15)

A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Pedroso, também participou do evento e apontou a desburocratização como um dos pilares das Administração Pública Estadual. “A energia para desburocratizar, criando um bom ambiente de negócios, passa pela Junta Comercial, com a união de esforços envolvendo outras secretarias e órgãos do Governo, além do Sebrae, da Findes e Amunes”, salientou.

Novos projetos

Durante o seminário, duas novidades foram lançadas. A primeira é a parceria entre a Jucees e o Sebrae no projeto que inclui, entre outras ações de suporte ao empreendedor, a atualização do Radar de Oportunidades. A ferramenta que aponta o melhor local para se montar um negócio, agora passa a contar com dados em tempo real da Jucees. O projeto, que inclui uma plataforma digital, foi apresentado pela gerente de Unidade de Relacionamento do Sebrae, Adriana Rocha, e pelo gerente da Unidade de Negócios do Sebrae, Eduardo Simões.
Outra novidade lançada no evento foi a primeira edição do Prêmio Município Mais Empreendedor, que, em 2024, vai eleger os municípios capixabas que mais têm trabalhado em ações de simplificação dos procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas.

A apresentação foi feita pelo presidente da Jucees, Paulo Menegueli, que reforçou a importância de simplificação. “O que nós desejamos é que tudo seja mais simples e que todos ganhem, especialmente o empreendedor. Por isso queremos, com critérios de transparência, premiar os municípios que mais trabalharam para desburocratizar”, pontuou.

Leia mais:  Idosa de 109 anos vence o coronavírus e emociona profissionais de saúde do HGL

Com a participação do subsecretário do Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Alexandre Del’santo Falcão, foi apresentada a primeira versão do Plano de Integridade da Jucees.

O evento contou com palestras do consultor do Sebrae ES, Fabricio Yee, sobre “Lei do Ambiente de Negócios 14195/2021 – Alvarás e licenças”, e do diretor-presidente da Vox Tecnologia, James Matos, falando sobre “Dados do Ambiente de Negócio do Estado”, na parte da manhã.

À tarde, foi a vez de Helena Rego, do Sebrae Nacional, abordar o tema “MEI: da inclusão produtiva ao desenvolvimento local”, e da subsecretária de Estado de Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), Rachel Freixo, falar sobre “Como a simplificação pode atrair novos investimentos para o seu município?”.

Encerrando o evento, uma mesa-redonda debateu ações de melhorias para o ambiente de negócios. Com mediação do diretor presidente da Aderes, Alberto Gavini, participaram a assessora jurídica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Fernanda Rabello; o subsecretario da Receita Estadual, Thiago Venâncio; o chefe do Núcleo Especial da Vigilância Sanitária Estadual, Éber Dantas, e o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Andrisson Gomes.

Continue lendo

Cidades

Acontece neste final de semana a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa

Publicado

Muito se fala que o mundo é das mulheres!

Na verdade, as mulheres ganharam seu espaço por merecimento devido a sua capacidade de disputar com os homens as mesmas oportunidades em posição de igualdade. Hoje inúmeras são empresárias, comerciantes e são reconhecidas no mercado como atuantes, competentes e capacitadas naquilo a que se propõem.

No próximo dia 8 será realizado a Feira de Mulheres Empreendedoras de Santa Teresa. Serão três dias (8,9 e 10) em que haverá várias atrações como Oficinas, música, Sorteio de Brindes, Palestras, atividade cultural e Roda de Conversa. Vale lembrar que todos podem participar e o evento é gratuito.

Confira a programação:

Leia mais:  'Sensação de enxugar gelo': médicos lamentam aglomerações enquanto UTI's estão lotadas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana