conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus – 17 casos confirmados da variante inglesa do COVID-19

Publicado

Os casos foram confirmados pela Secretaria de Saúde por meio do LACEN

Nesta quarta-feira (24) o LACEN (Laboratório Central), confirmou 17 casos da variante inglesa na cidade de São Mateus, os dados apontam que a circulação da variante já circula há algum tempo no território mateense. Testes apontam que o primeiro caso foi em amostra coletada em dezembro de 2020.

Uma das amostras foi colhida em uma criança de 5 anos de idade. Dos casos, quinze pacientes precisaram ser internados e um deles veio a óbito. Só em Guriri foram seis casos da variante.

A secretaria de Municipal de Saúde afirmou que a variante inglesa do COVID-19 pode ser até 90% mais infectante e 62% mais letal.

A secretaria de Saúde tem monitorado outras amostras por meio do LACEN.

As orientações continuam sendo o distanciamento social, uso de máscara e a higienização das mãos.

Leia mais:  Eliezer foi a Brasília e gravou vídeo com o vice-presidente da República
publicidade

São Mateus

São Mateus: Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada

Publicado

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, conta com mais 60 leitos de enfermaria clínica para o tratamento de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19). Nesta quarta-feira (21), o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve no local para acompanhar a abertura dos novos leitos, doados pelas empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com o apoio do movimento empresarial ES em Ação.

Devido à demanda imediata da Região Norte de Saúde em relação ao crescente número de casos e internações pela Covid-19, o Governo do Estado priorizou a disponibilização dos novos leitos na unidade hospitalar de São Mateus.

Para a construção, foi firmado um termo de cooperação técnica entre o Governo e o movimento empresarial, sem transferência de recursos financeiros. A construção foi realizada em unidades modulares (pré-fabricadas) e provisórias, em espaço anexo ao Hospital Roberto Arnizaut Silvares, com recursos exclusivos das empresas, bem como a aquisição de equipamentos.


O Estado fará o gerenciamento de recursos humanos e de manutenção, enquanto os leitos ficarão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado. O acesso será feito via regulação estadual.

“É muito bom estar abrindo esses leitos aqui no Roberto Silvares, em São Mateus. Vocês estão acompanhando nosso esforço e contamos com a ajuda de todo mundo. Estamos em um trabalho gigantesco, abrindo mais de dois mil leitos de UTI e Enfermaria. Fizemos uma parceria importante com empresas que nos ajudaram a construir essa estrutura. São 60 leitos de enfermaria que parecem um hospital permanente, com estrutura qualificada e que dará dignidade a quem tiver que vir a ser internado aqui”, afirmou o governador.

Casagrande destacou a importância das parcerias e da união de todos em torno do enfrentamento à pandemia. “Esse recurso veio das empresas EDP, Suzano e Águia Branca, com o apoio do ES em Ação. Veja como é bom termos parceria do Governo do Estado com prefeituras, setor empresarial, Assembleia Legislativa e a sociedade em geral. Minha expectativa é que possamos seguir reduzindo a ocupação dos leitos em decorrência da nossa quarentena. Começamos a ter uma redução na transmissão do vírus e uma menor demanda hospitalar. Se Deus quiser, teremos redução de óbitos nos próximos dias”, declarou.

Leitos ficam prontos em menos de 20 dias

Leia mais:  Entrevista / Keydson Quaresma

A união das empresas Águia Branca, EDP e Suzano, com apoio do ES em Ação permitiu a entrega dos 60 leitos em menos de 20 dias. Com a doação de mais de R$ 2 milhões das empresas, foi possível realizar as contratações para montagem da estrutura provisória, além disso, coube ao movimento empresarial a contratação de equipamentos e móveis a serem utilizados e que posteriormente serão doados ao Estado.

“Certamente, esta é mais uma iniciativa inovadora na relação empresa-sociedade e na relação empresa-estado, evidenciando o compromisso do empresariado capixaba com as mais importantes demandas da nossa sociedade nesta fase crítica da pandemia”, reforçou o diretor-presidente do ES em Ação, Fabio Brasileiro.

Continue lendo

São Mateus

Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores

Publicado

Até o dia 31 de maio pessoas físicas, inclusive artesãos e pequenos produtores rurais, que fizerem seu processo de regularização para obtenção de CNPJ através da Sala do Empreendedor, serão cadastradas no sistema SEBRAE e receberão, gratuitamente, uma consultoria on-line a escolher, entre Marketing, Finanças ou Planejamento. O benefício vale também para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que ainda não utilizam os serviços do SEBRAE.

Para ter uma ideia da economia proporcionada, o custo de qualquer uma dessas consultorias sem o intermédio da Prefeitura gira em torno de R$ 2.400,00. Os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected] ou pelo número celular (27) 98812-0703.

SÃO MATEUS CIDADE EMPREENDEDORA

A Sala do Empreendedor, um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, foi criada para incentivar o empreendedorismo, facilitando a vida das pessoas físicas que desejam regularizar suas atividades para desfrutar das vantagens de ter um CNPJ, tais como comercializar produtos e serviços para empresas privadas ou Poder Público, ter linhas de crédito diferenciadas, entre outros. 

Pessoas físicas que desempenham alguma atividade comercial, de serviços ou artesanal, são o alvo principal da iniciativa, mas MEIs, MEs e EPPs também são atendidas. Esses empreendedores encontram, na Sala, do planejamento ao crédito, com juros abaixo do mercado. A parceria existente entre a Prefeitura e o SEBRAE permite o acesso a um amplo leque de treinamentos e consultorias de alto nível, que ajudam a evitar as armadilhas burocráticas, minimizar custos e reduzir o tempo de retorno do capital investido na atividade.

Leia mais:  Entrevista / Keydson Quaresma
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana