conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus – Assistência Social leva atendimento para famílias da zona rural

Publicado

Com a pandemia, a busca da população pelos serviços socioassistenciais do Município cresceu, por isso a Prefeitura de São Mateus está levando o atendimento para perto da das comunidades também nos lugares mais remotos. Esta semana os atendimentos foram intensificados na zona rural, na Região dos Quilômetros, que tem como referência o CRAS Zé de Ana (Quilombola), em Nestor Gomes (KM 41), onde tem acontecido ações de Proteção Social Básica.

As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social fizeram os atendimentos dos serviços de Cadastro Único e Central de Benefícios, com a entrega do auxílio alimentação, que são as cestas básicas. 

CRAS NA ESTRADA

Para a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, o objetivo principal é levar os serviços ofertados para perto da população. “A fragilidade do momento está fazendo com que a gente disponibilize um maior número de atendimentos nas comunidades do Campo. Nosso intuito é garantir maior acessibilidade, um atendimento mais rápido, humanizado e acolhedor para as comunidades”.

POPULAÇÃO ATENDIDA

As equipes da Assistência Social têm atendido cerca de 70 pessoas diariamente em Nestor Gomes. Joelton Luiz de Abreu, por exemplo, está desempregado e sempre procurou a Assistência Social nos momentos de dificuldade. “Esse auxílio tem ajudado muito. No momento estou desempregado, e as coisas ficam mais difíceis. Tenho certeza que muitas outras famílias estão agradecidas com essa assistência” – destacou.

Leia mais:  Vereadores autorizam contratação de guarda-vidas para alta temporada
publicidade

São Mateus

A pedido de Renato Casagrande, prefeito Daniel assina Protocolo de Intenções para ingressar no PRODNORTE

Publicado

São Mateus – O prefeito Daniel Santana assinou Protocolo de Intenções para ingressar no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE). O ingresso no Consórcio é um pedido do governador Renato Casagrande, e foi encaminhado a Daniel pela vice-governadora Jacqueline Moraes, e pelo atual presidente do PRODNORTE, André Sampaio, prefeito de Montanha.

Segundo a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, a participação de São Mateus no PRODNORTE é importante para o Consórcio e para o município, que é o maior e mais populoso da região. “Primeiro por questões do próprio desenvolvimento, por ajudar o Consórcio a ter acesso a projetos maiores; e segundo, porque ajudar no desenvolvimento dos municípios menores aliviará a pressão sobre os equipamentos públicos mateenses, que hoje absorvem boa parte das demandas do Norte do Espírito santo.”

NOVOS TEMPOS

O Consórcio Prodnorte foi criado há 12 anos, mas só em 2019 passou a ser um consórcio público, habilitado a fazer convênios com os governos Federal e Estadual. Ao longo de sua existência, teve papel fundamental em várias conquistas, como a chegada de empresas e a modernização da malha viária do Norte do Estado.

Entre os projetos em vista, com a participação de São Mateus, estão a melhoria da segurança pública, com a criação de um banco de dados comum e investimentos em tecnologia de videomonitoramento, a criação de um selo de inspeção regional para facilitar a circulação e comercialização de produtos entre os membros do Consórcio, e a gestão consorciada da prestação de serviços de licenciamento ambiental.

Leia mais:  Vereadores autorizam contratação de guarda-vidas para alta temporada
Continue lendo

São Mateus

Prefeitura de São Mateus busca recurso do governo estadual para ponte sobre o rio Barra Seca

Publicado

A prefeitura de São Mateus busca parceria com o Governo do Estado para a obra de uma ponte de concreto ligando São Mateus a Vila Valério, na comunidade de São Jorge de Barra Seca. O recurso, de cerca de R$ 100 mil, já está liberado pela Secretaria Estadual de Agricultura, e a obra está em processo de licitação, com realização prevista ainda para esse ano.

Serão aproveitadas as fundações e pilares de concreto já existentes, e instaladas vigas e piso de rolamento pré-moldados, também em concreto, substituindo os atuais, de madeira. Representantes da comunidade local, da Prefeitura de São Mateus e da Câmara de Vereadores de Vila Valério estiveram no local conferindo a manutenção que está sendo executada na estrutura atual, necessária para manter o funcionamento da via até sua substituição.

Segundo a coordenadora de Engenharia Agronômica da Prefeitura de São Mateus, Paloma Pancieri, “a manutenção nessa estrutura está sendo realizada em conjunto, pelos dois municípios. É prioridade para o prefeito Daniel Santana, para garantir a segurança dos usuários e manter o tráfego da produção e de pessoas através da divisa. Estamos entrando com o material e a mão de obra, e contando com a logística do município vizinho”.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS

O Rio Barra Seca faz divisa entre os dois municípios e há muitos anos os próprios moradores construíram uma ponte, com pilares de concreto e estrutura de madeira. A obra passou a encurtar as distâncias em cerca de 12 quilômetros. “É de extrema utilidade e importância, beneficiando toda a comunidade que vive aqui na região. Ela é a principal via de escoamento da produção agropecuária, além do transporte escolar e tráfego de pessoas” – destacou o produtor rural Elder Bettim.

Entretanto, por ser de madeira, o uso intenso causa deterioração, o que implica custos de manutenção além do alcance da comunidade, tornando o tráfego perigoso e prejudicando a economia da região. A manutenção substituiu pranchões e vigas, recuperando provisoriamente a capacidade de trânsito até o início das obras de construção, quando a implantação da estrutura pré-moldada em concreto resolverá o problema em definitivo.

Leia mais:  Encontro de negócios de São Mateus reúne empresas dos setores de petróleo, gás e celulose
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana