conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus e Nova Venécia passam a ter ponto de recarga para veículos elétricos

Publicado

Corredor elétrico formado por 07 postos de carregamento, de norte a sul do estado, colocam o Espírito Santo a frente na mobilidade elétrica

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram nesta semana os postos de recarga de veículos elétricos de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari.

O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e com um total de sete postos em todo o Espírito Santo. Com o início das operações dos pontos de recarga, os municípios passam a fazer parte da maior rede de estações para veículos elétricos do Estado.

Em São Mateus, o ponto de recarga está instalado na Praça Adélio Lubiana, no Centro. Já em Nova Venécia, o eletroposto fica na rua Manoel Andrade, também no Centro da cidade.  Em Guarapari, o ponto foi instalado na avenida Pedro Ramos, no Parque da Areia Preta.  

Além das cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari, também receberam novas estações as cidades de Vitória, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte.

“Inauguramos os dois últimos eletropostos que compoem a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo. A inciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Utilização

As novas unidades instaladas permitem o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do  carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

 

Leia mais:  Ondas de mosquitos invadem São Mateus e população pede a volta do Fumacê

Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico

  • O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
  • O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
  • O desempenho é semelhante a um carro popular;
  • Não consome energia enquanto está parado;
  • Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc;
  • O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

publicidade

São Mateus

Vereador diz que o município de São Mateus está em situação de calamidade há cinco anos

Publicado

A declaração foi feita pelo vereador Gilton Gomes em sessão da Câmara Municipal

O clima esquentou quando, na sessão desta terça-feira (18), o vereador Gilton Gomes (PSDB), subiu à tribuna para contestar o líder do governo, Cristiano Balanga (PROS), que enaltecia as ações do prefeito Daniel Santana depois que saiu da cadeia e retornou ao cargo, garantido por uma liminar. Pia, como é conhecido o vereador Gilton Gomes, disse que desde quando o atual prefeito assumiu a Prefeitura, há cinco anos, o município está em calamidade pública. “Não existe nenhuma obra importante e São Mateus está abandonado”, disse ele. “O município está entregue às baratas”, continuou acrescentando que foi eleito para defender os interesses do povo e do município e não interesses particulares”, completou.

O vereador Gilton Gomes, que é o relator da Comissão Processante que analisa a possibilidade de abrir uma CPI contra o prefeito, disse ainda que “as escolas estão caindo e faltam médicos nos postos de saúde”. Questionado pelo líder do governo sobre o apoio que deu ao prefeito por ocasião das eleições, Pia explicou de maneira taxativa que ajudou a eleger Daniel “para ele fazer a coisa certa e não as coisas erradas como vem fazendo”.

O vereador está no seu segundo mandato e, na última eleição, depois de ficar um tempo fora da política, obteve 773 votos.

Indeferido

O historiador Eliezer Nardoto que usaria a tribuna livre, para falar sobre a situação em que vive o município e convidar a população para participar da carreata que deve acontecer nesta quarta-feira (19), teve o pedido apresentado pelo vereador Gilton Gomes, indeferido pelo presidente do Legislativo Paulo Fundão (PP). O motivo foi por ter sido feito sem o prazo necessário conforme normativa da Câmara.

Leia mais:  Vereadores mateenses se reúnem com o governador Renato Casagrande
Continue lendo

São Mateus

Abertas as inscrições para processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação

Publicado

São Mateus – Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para a contratação e formação de cadastro de reserva, em regime de designação temporária. A Secretaria Municipal de Educação informa que as inscrições serão realizadas exclusivamente clicando aqui , entre os dias 17 a 19 de janeiro.

O Processo Seletivo será realizado por meio das etapas de: inscrição, chamada e comprovação de títulos para a formalização do contrato. O candidato precisa ler atentamente o edital e as etapas de inscrição e chamada serão totalmente informatizadas e, é de exclusiva responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as publicações relativas ao Processo Seletivo no site da Prefeitura de São Mateus.

Leia mais:  Vereadores mateenses se reúnem com o governador Renato Casagrande
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana