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São Mateus e Nova Venécia passam a ter ponto de recarga para veículos elétricos

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Corredor elétrico formado por 07 postos de carregamento, de norte a sul do estado, colocam o Espírito Santo a frente na mobilidade elétrica

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, inauguraram nesta semana os postos de recarga de veículos elétricos de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari.

O projeto, uma iniciativa inovadora, conta com um investimento de cerca de R$ 350 mil e com um total de sete postos em todo o Espírito Santo. Com o início das operações dos pontos de recarga, os municípios passam a fazer parte da maior rede de estações para veículos elétricos do Estado.

Em São Mateus, o ponto de recarga está instalado na Praça Adélio Lubiana, no Centro. Já em Nova Venécia, o eletroposto fica na rua Manoel Andrade, também no Centro da cidade.  Em Guarapari, o ponto foi instalado na avenida Pedro Ramos, no Parque da Areia Preta.  

Além das cidades de São Mateus, Nova Venécia e Guarapari, também receberam novas estações as cidades de Vitória, Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, e Linhares, no Norte.

“Inauguramos os dois últimos eletropostos que compoem a maior rede de estações de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo. A inciativa, que é uma tendência global, reafirma o compromisso da EDP com o Estado, pois sabemos que a mobilidade elétrica, é uma área que vai crescer muito nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Utilização

As novas unidades instaladas permitem o abastecimento simultâneo de dois automóveis, no sistema de recarga semi-rápida. Para se ter uma ideia, em apenas 1h30 é possível carregar 100% da bateria. Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

Em todas as cidades, as estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para abastecer, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, destravar o posto com o cartão próprio para o carregamento e iniciar as operações no painel do  carregador. Os proprietários de veículos interessados deverão realizar o cadastro no site www.edpsmart.com.br, preencher um formulário e aguardar o recebimento do cartão em sua residência.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamenta a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado por EDP e Findes, o uso será temporariamente gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos pela EDP Smart, nova marca do Grupo EDP, que reúne todo o portfólio de serviços oferecidos pela Companhia para clientes empresariais e residenciais. A marca traz soluções integradas nas áreas de Comercialização no Mercado Livre, Comercialização Varejista, Eficiência Energética, Energia Solar, Mobilidade Elétrica e Serviços para o Consumidor Final.

Referência

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório de Smart Grids da América Latina.

 

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Confira algumas vantagens de se utilizar o carro elétrico

  • O carro elétrico é seguro, confiável, tem baixo custo de manutenção e é mais durável;
  • O motor é menor do que os carros convencionais, não emite ruído e nem gases poluentes;
  • O desempenho é semelhante a um carro popular;
  • Não consome energia enquanto está parado;
  • Praticamente não é necessário fazer reposição de peças mecânicas, fazer regulagem do motor, etc;
  • O custo de abastecimento dos carros elétricos, como referência, é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

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A pedido de Renato Casagrande, prefeito Daniel assina Protocolo de Intenções para ingressar no PRODNORTE

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São Mateus – O prefeito Daniel Santana assinou Protocolo de Intenções para ingressar no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE). O ingresso no Consórcio é um pedido do governador Renato Casagrande, e foi encaminhado a Daniel pela vice-governadora Jacqueline Moraes, e pelo atual presidente do PRODNORTE, André Sampaio, prefeito de Montanha.

Segundo a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, a participação de São Mateus no PRODNORTE é importante para o Consórcio e para o município, que é o maior e mais populoso da região. “Primeiro por questões do próprio desenvolvimento, por ajudar o Consórcio a ter acesso a projetos maiores; e segundo, porque ajudar no desenvolvimento dos municípios menores aliviará a pressão sobre os equipamentos públicos mateenses, que hoje absorvem boa parte das demandas do Norte do Espírito santo.”

NOVOS TEMPOS

O Consórcio Prodnorte foi criado há 12 anos, mas só em 2019 passou a ser um consórcio público, habilitado a fazer convênios com os governos Federal e Estadual. Ao longo de sua existência, teve papel fundamental em várias conquistas, como a chegada de empresas e a modernização da malha viária do Norte do Estado.

Entre os projetos em vista, com a participação de São Mateus, estão a melhoria da segurança pública, com a criação de um banco de dados comum e investimentos em tecnologia de videomonitoramento, a criação de um selo de inspeção regional para facilitar a circulação e comercialização de produtos entre os membros do Consórcio, e a gestão consorciada da prestação de serviços de licenciamento ambiental.

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Prefeitura de São Mateus busca recurso do governo estadual para ponte sobre o rio Barra Seca

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A prefeitura de São Mateus busca parceria com o Governo do Estado para a obra de uma ponte de concreto ligando São Mateus a Vila Valério, na comunidade de São Jorge de Barra Seca. O recurso, de cerca de R$ 100 mil, já está liberado pela Secretaria Estadual de Agricultura, e a obra está em processo de licitação, com realização prevista ainda para esse ano.

Serão aproveitadas as fundações e pilares de concreto já existentes, e instaladas vigas e piso de rolamento pré-moldados, também em concreto, substituindo os atuais, de madeira. Representantes da comunidade local, da Prefeitura de São Mateus e da Câmara de Vereadores de Vila Valério estiveram no local conferindo a manutenção que está sendo executada na estrutura atual, necessária para manter o funcionamento da via até sua substituição.

Segundo a coordenadora de Engenharia Agronômica da Prefeitura de São Mateus, Paloma Pancieri, “a manutenção nessa estrutura está sendo realizada em conjunto, pelos dois municípios. É prioridade para o prefeito Daniel Santana, para garantir a segurança dos usuários e manter o tráfego da produção e de pessoas através da divisa. Estamos entrando com o material e a mão de obra, e contando com a logística do município vizinho”.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS

O Rio Barra Seca faz divisa entre os dois municípios e há muitos anos os próprios moradores construíram uma ponte, com pilares de concreto e estrutura de madeira. A obra passou a encurtar as distâncias em cerca de 12 quilômetros. “É de extrema utilidade e importância, beneficiando toda a comunidade que vive aqui na região. Ela é a principal via de escoamento da produção agropecuária, além do transporte escolar e tráfego de pessoas” – destacou o produtor rural Elder Bettim.

Entretanto, por ser de madeira, o uso intenso causa deterioração, o que implica custos de manutenção além do alcance da comunidade, tornando o tráfego perigoso e prejudicando a economia da região. A manutenção substituiu pranchões e vigas, recuperando provisoriamente a capacidade de trânsito até o início das obras de construção, quando a implantação da estrutura pré-moldada em concreto resolverá o problema em definitivo.

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