conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus recebe 17 viaturas para a Guarda Municipal e Câmara destaca parcerias e investimentos

Publicado

A cidade de São Mateus acabou de receber um reforço na segurança com a entrega de 17 viaturas novas, destinadas ao trabalho da Guarda Municipal, além de 15 notebooks para a Secretaria Municipal de Defesa Social. Os veículos e equipamentos, viabilizados por meio de emendas da Bancada Federal, foram entregues ao Município em cerimônia realizada sexta-feira (02), na sede da Associação dos Produtores Rurais de Nestor Gomes (Aprung), no KM 41. 

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Cilmar Quartezani, as viaturas ficarão à disposição da Guarda Municipal para atender as localidades de Nestor Gomes (KM 41), Nova Aimorés (KM 35), KM 28, Nova Lima, Santa Maria, Nativo, Urussuquara, Barra Nova Norte, Barra Nova Sul e Guriri.  

A solenidade contou com as presenças do deputado federal Josias da Vitória, Representando a bancada; assessor especial do Governo do Estado, Arthur Santos, representante da deputada federal Lauriete, Jonacir Patrocínio, vice-prefeito Ailton Caffeu, secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, autoridades eclesiásticas, representantes da Polícia Civil e Militar, bombeiros, além da Guarda Municipal. 

Na cerimônia, o prefeito Daniel Santana reforçou a parceria entre o Município e a Bancada Federal, além do Governo do Estado, em prol da população. 

“Cuidar da segurança não é fácil, mas com as novas viaturas o Município vai poder fazer mais para ajudar. Agora temos estabilidade política, a parceria entre os Governos Federal e Estadual, Câmara de Vereadores e Prefeitura está rendendo frutos”,  comemorou Daniel.  

Da Vitória destacou o dinamismo e humildade de Daniel, e a sua luta pelos menos favorecidos. Enfatizou ainda que a Bancada Federal Capixaba é uma das mais unidas no Congresso Nacional,  o que faz com que mais emendas cheguem para o Espírito Santo. “A chegada dessas viaturas mostram a capacidade da gestão de Daniel.  São Mateus conquistou a maturidade política, isso faz com que as pessoas de fora queiram dialogar com o Município, assim São Mateus só cresce”, enfatizou o deputado. 

MOMENTO ÍMPAR 

Ao discursar, o presidente da Câmara Paulo Fundão destacou a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo e salientou que a união de todos fortalece as políticas de desenvolvimento do município.  

“Hoje nós vivemos um novo tempo, um momento ímpar em São Mateus. Esses benefícios que estão vindo, através de emendas de toda a bancada federal são motivo de muito orgulho para a cidade, para todos nós parlamentares e para o prefeito Daniel, porque São Mateus, hoje, vive um momento de estabilidade política que não foi vivenciada nos últimos 4 anos passados. E essa estabilidade gera isso: desenvolvimento, benefícios para a sociedade. O Parlamento, através desses vereadores que compõem a Câmara Municipal, juntamente com o prefeito Daniel, tem trabalhado arduamente para que possamos ter dias melhores. 

CONTINUIDADE 

Motivado pela disposição política em fortalecer ainda mais o elo em prol de São Mateus, Paulo Fundão vislumbra um cenário auspicioso para o município, enaltecendo parcerias como a que permitiu a aquisição das viaturas e equipamentos. 

“Muita coisa está por vir. Tenho certeza que Daniel, juntamente com a bancada federal e a Câmara, vamos trabalhar juntos para que a cada dia mais, São Mateus possa ganhar. Isso chama-se trabalho. Tenho certeza, Da Vitória, o seu mandato honra o Espírito Santo, tem trago bons frutos”, disse ele ao deputado.

Leia mais:  Fórum de Emprego, Inovação e Tecnologia é sucesso absoluto em São Mateus
publicidade

São Mateus

São Mateus: Empossados novos membros do Conselho da Cidade

Publicado

A Prefeitura de São Mateus realizou na segunda-feira (02) a cerimônia de posse dos novos conselheiros municipais que vão compor o Conselho Municipal da Cidade no biênio 2021-2023. O órgão consultivo é composto por representantes do Poder Público, Setor Produtivo e Sociedade Civil. 

Para o vereador e líder do Governo na Câmara de Vereadores, Cristiano Balanga, o Conselho é importante para dar voz à população mateense. “A sociedade tem cobrado discussões e os conselheiros vão mediar esses debates e levar ao Poder Público todos os pontos discutidos. Na Câmara de Vereadores estaremos à disposição e vamos lutar juntos para o benefício da comunidade” – disse.

RESPONSABILIDADE

“A responsabilidade será grande. As dificuldades e necessidades de cada região deverão ser ouvidas com o objetivo de melhorar o Município como um todo” – destacou o representante de Paulista, Antônio Marcos Fachetti. “Estou grato por representar minha região e quero fazer um bom trabalho”. 

MOMENTO HISTÓRICO

Para o secretário municipal de Governo, Delcimar Gonçalves de Oliveira, o bem maior deve ser o desenvolvimento organizado e planejado de São Mateus. “Estamos aqui para construir, juntos e alinhados, o desenvolvimento da Cidade. É um momento histórico, é a primeira vez que temos, no Conselho da Cidade, representantes de todas as regiões. Vamos estar juntos para a construção e andamento de muitos projetos” – afirmou. 

CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE

O Conselho Municipal da Cidade (CONCIDADE) representa um importante instrumento de gestão democrática da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Ele é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades e tem por finalidade estudar e propor diretrizes para a formulação e implementação da PNDU, bem como acompanhar a sua execução. 

CONFIRA OS REPRESENTANTES ELEITOS

PRESIDÊNCIA

Delcimar Gonçalves de Oliveira – Secretaria Municipal de Governo

Adriano Nascimento de Oliveira – Secretaria de Municipal de Turismo

Albino Enezio dos Santos – Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte

 

Leia mais:  Descarte adequado de recicláveis gera renda e previne multas em São Mateus

SETOR PÚBLICO

Titular: Hassan Rezende – Secretaria Municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico

Suplente: Edna Araújo Rios Milanez 

Titular: Antonio Ricardo Cassa Louzada – Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Suplente: Dayanne Nascimento Correia

Titular: Yasmim Priscilla de Souza – Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transportes

Suplente: Washington Vander Gomes Dionísio

Titular: Carla Cardoso Ribeiro – Secretaria Municipal de Defesa Social ou Assistência Social

Suplente: Marinalva Broedel 

Titular: Paloma Francisca Pancieri de Almeida – Secretaria Municipal de Agricultura ou Turismo

Suplente: José Regis Mauri

Titular: Isael Rodrigues Aguilar – Câmara Municipal de São Mateus

Suplente: Ilailson Gonçalves Campos

Titular: René Michel Kherlakian – Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)

Suplente: Jadir Alves Dos Santos 

Titular: Vânia de Souza Duarte – Procuradoria

Suplente: Thaynan Darling Soares Sliva  

 

PRESTADORES DE SERVIÇOS

Titular: Elbert da Silva Barbosa – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA)

Suplente: Leandro Vicente Lima

Titular: Hansley Rampineli Pereira – Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Suplente: Patricia dos Santos Madeira

Titular: Katia dos Santos Penha – Movimento Social Negro e/ou Movimentos Regionais de Comunidades Quilombolas

Suplente: Jorge Cardoso Dos Santos

Titular: Venâncio Pereira – Associação dos Empresários do Litoral Norte – (ASSENOR)

Suplente: Márcia Aparecida Natale de Araújo

Titular: (A Indicar) – Empresa de Petróleo e Gás

Suplente: (A Indicar)

Titular: José Fernandes Magnago de Jesus – Instituições de Ensino Superior

Suplente: Giovane Lopes Ferri

Titular: Kleber Peres Soares – Concessionárias de Serviços Públicos (Energia Elétrica/Telefonia)

Suplente: Alisson Pena Soares de Oliveira

Titular: Samara Salvador Ferreira – Trabalhadores Rurais ou Movimento de Luta Agrária

Suplente: Uedes Rodrigues

 

Leia mais:  São Mateus: 2ª dose da Coronavac será aplicada em público agendado para a 1ª semana de maio

SOCIEDADE CIVIL

Titular: Geruza Santos Calisto – FAMMOPOSAM

Suplente: Samuel Batista de Souza

Titular: Leones Arezzi Leite – Sede do Município

Suplente: Eliandra Souza Paim

Titular: Adenilza Mesquita Vieira – Balneário de Guriri

Suplente: Adão Fagioli da Silva

Titular: Célio Gomes Rodrigues – Distrito de Nestor Gomes

Suplente: Manoel Santana Faria

Titular: Paulo Cesar Souza Gonçalves – Distrito de Itauninhas

Suplente: Devanete Santos de Faria

Titular: Antônio Marcos Fachetti – Região da Paulista

Suplente: Elizete Gomes da Silva Almeida

Titular: Elimar Silva de Oliveira – Distrito de Barra Nova

Suplente: Silvia Lafaiete Pires

Titular: Reinaldo Lauer – Distrito de Nova Verona

Suplente: José Avelino Ferreira

Continue lendo

São Mateus

Conta rejeitada do ex-prefeito Amadeu Boroto não o desanima para uma pré-candidatura a deputado estadual

Publicado

A maioria dos vereadores de São Mateus rejeitou mais uma das contas do ex-prefeito Amadeu, mas ainda vai tentar reverter a situação e poder participar da próxima eleição

O ex-prefeito Amadeu Boroto, apesar da rejeição de suas contas pela Câmara, ainda aposta na possibilidade de participar das próximas eleições. Por 10 votos a 1 a Câmara Municipal de Vereadores rejeitou as contas do exercício 2015/2016, aprovando parecer do Tribunal Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), pela sua reprovação.

A maioria dos vereadores acatou os pareceres prévios do TCE-ES que “apontaram o descumprimento do limite do gasto de pessoal, no 1º quadrimestre de 2015, quando o Executivo registrou gasto de 55,23% da receita corrente líquida com a folha de pagamento, sendo o limite de 54%. Pelas normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o município deveria ter alcançado a adequação ao limite até o 2º quadrimestre de 2016, quando, em vez de redução, o limite com pessoal alcançou mais de 60% da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Para o presidente da Câmara, Paulo Fundão (PP), o Legislativo apenas se pautou pelo que foi detectado de irregularidades pelos técnicos do Tribunal nos exercícios 2015/2016, que tem como configuração um ato de improbidade administrativa.

Diante da rejeição das contas do ex-prefeito, uma possível intenção de voltar à política pode parecer difícil o seu retorno à vida pública e sair candidato a deputado estadual, mas ele ainda acredita poder reverter a situação e participar do próximo pleito.

Segundo algumas lideranças políticas mateenses, “existe perseguição política contra o ex-prefeito patrocinada pelo prefeito Daniel Santana”, que conta com maioria de votos em plenário da Câmara. O único vereador que defendeu Amadeu Boroto foi Carlinhos Simião, uma voz solitária a favor da aprovação das contas do ex-gestor mateense.

Outra questão para essas lideranças ouvidas pela reportagem e que não quiseram se identificar, “é curioso que as contas do atual prefeito são aprovadas sem qualquer questionamento, apesar dos inúmeros rumores de irregularidades durante os quatro primeiros anos do seu mandato”. Para algumas dessas lideranças, o prefeito Daniel cometeu inúmeras irregularidades que foram ignoradas pelo Tribunal e pelo Legislativo, que deveriam investigar, inclusive com relação ao uso dos recursos destinados pelo Governo Federal no combate à pandemia”. Acrescentam que a maioria dos vereadores é aliada do prefeito Daniel e isso pode explicar a perseguição e reprovação das contas do ex-prefeito, Amadeu Boroto.

O JN tentou falar com o ex-prefeito, mas não houve retorno as tentativas de contato feitas pela reportagem.

Leia mais:  Chegam a 210 as mortes por Coronavírus em São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana