conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus segue em risco moderado pelo novo Mapa de Risco Covid-19

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (14), o 55º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (17) até o próximo domingo (23). Dos 78 municípios capixabas, 18 estão classificados em Risco Baixo, 32 em Risco Moderado e outros 28 em Risco Alto. Com o fim da regra da conurbação dos municípios da Grande Vitória, a classificação dos municípios passa a ser feita de forma individual.

Também foi anunciada a liberação total do transporte intermunicipal e interestadual, além da ampliação do horário do serviço de transporte público coletivo na Região Metropolitana de 5h à meia-noite.


A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Colatina, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Mucurici, Muqui, Piúma, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iúna, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama e Vitória.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Apiacá, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Montanha, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Valério e Vila Velha.

Leia mais:  Marinha terá unidade militar no porto de São Mateus
publicidade

São Mateus

Câmara confere congratulações à Dona Benedicta Duarte por carreira exemplar no magistério

Publicado

A professora aposentada e ex-diretora escolar Benedicta Duarte Menegussi recebeu da Câmara de São Mateus o Voto de Congratulação pelos relevantes serviços prestados à Educação do Município, proposto pelo vereador Robertinho de Assis por meio da Moção nº 054/2021, aberta à assinatura dos onze parlamentares. 

Acompanhada de parentes, Dona Benedicta recebeu homenagem dos vereadores no plenário da Casa, na sessão ordinária da última terça-feira (08), após a proposição ser aprovada por unanimidade. 

Márcia Pianca Duarte, filha da professora homenageada, discursou em nome de sua mãe (que este mês completa 79 anos).  

Ela narrou a história de Dona Benedicta, exaltando principalmente seu amor ao magistério e o espírito de liderança. “Liderar é a arte de influenciar pessoas. Essa foi a experiência e o grande legado deixado, especialmente em sua caminhada profissional.
Suas grandes qualidades tanto no trabalho quanto em sua vida familiar e social: Doação, Coragem, Honestidade, Paixão e Exemplo”. 

No final, parabenizou o Legislativo pelo reconhecimento: “A iniciativa da Câmara de Vereadores vem prestigiar uma grande educadora do município”, concluiu. 

Palavra dos vereadores 

“Estamos emocionados por ver essa lição de vida. A senhora contribuiu e contribuirá com certeza com a educação de São Mateus”, destacou Robertinho. 

“A senhora é um exemplo de vida, um exemplo de pessoa que passou pela educação e que deixou um legado’, disse o presidente Paulo Fundão. 

“Ela foi minha professora em 1978, lá na Ponte. Ela é uma guerreira, nos ensinou muito”,  recordou Gilton Gomes. 

“Quero parabenizar a minha eterna professora. Merece toda a homenagem desse mundo”, disse  Carlinho Simião. 

“É uma história tão linda. Eu fiquei emocionado. Tem uma palavra que eu posso dizer: a senhora é uma grande guerreira”, afirmou Cristiano Balanga, líder do governo. 

“A senhora não foi uma chefe, a senhora foi uma líder. Aquela que caminha junto. Parabéns pelo brilhante trabalho”, ressaltou a vereadora Ciety. 

“Falaram de Dona Benedicta, meus olhos se encheram de lágrima, porque foi uma pessoa fantástica em minha vida. Se estou aqui hoje você faz parte desse processo, sou muito grato. Essa homenagem é merecida”, disse, emocionado, Kácio  Mendes. 

“É um momento gratificante para que seja dado o reconhecimento, não só pelo profissionalismo, mas sim pela pessoa que é a senhora.” adfirmou Lailson da Aroeira. 

“Parabéns pela história dela, é uma mãe, é uma guerreira e muito amada pela sua família”, ressaltou Isael Aguilar. 

Vida dedicada à educação 

Benedicta Duarte Menegussi, filha de João Duarte e Ana Barbosa Duarte nasceu em 28 de junho de 1944, no município São Mateus-ES.
Começou a trabalhar muito cedo, ajudando o pai no mercado situado no bairro Porto.  

Cursou o primário no “Grupo Escolar Amâncio Pereira”, e concluiu o curso colegial,  ensino médio de hoje, na  Escola Estadual Ceciliano Abel de Almeida,  

Tornou-se professora primária, atuando nas comunidades de São Jorge de Itauninhas e Água Limpa, se destacando por sua responsabilidade e compromisso. 

Lecionou no “Amâncio Pereira”, até assumir a Direção do “Américo Silvares”, no Bairro Vila Nova, onde Intercedeu junto ao governo do estado para a construção do novo prédio da escola. 

Foi diretora da Escola “Dr. Arnóbio Alves de Holanda”, dando assim, continuidade ao que sempre prezou: a qualidade de ensino. 

Dirigiu uma das maiores escolas de São Mateus, a “Professor João Pinto Bandeira”, onde fez um grande trabalho em prol de organizar, resgatar a qualidade do ensino e estabelecer a ordem e a disciplina. Concluiu na época a sua carreira profissional com o título de uma das melhores diretoras de Escola de São Mateus.  

Sempre participou de eventos beneficentes, ajudando os mais necessitados e angariando fundos de ajuda às Escolas.

Leia mais:  Proposta de aumentar cobrança do IPTU é barrada na Câmara
Continue lendo

São Mateus

Bolsonaro carrega criança no colo ao chegar em São Mateus

Publicado

O pequeno Antônio, de 1 ano e 5 meses, estava com a família, aguardando a chegada do presidente ao município

O presidente da República, Jair Bolsonaro, já chegou ao município de São Mateus para inaugurar casas populares do antigo projeto Minha Casa, Minha Vida, batizado de Casa Verde e Amarela. 

Ao desembarcar do helicóptero, o presidente cumprimentou os apoiadores que estavam no local. A Samira Salvador de Martins, que mora na cidade, aguardava a chegada de Bolsonaro no aeroporto, acompanhada da família. 

No momento em que falava com o público, o presidente pegou o filho dela, de 1 ano e 5 meses, no colo. Foi quando aproveitaram para fazer o registro.

“Chegamos por volta das 11h. Tinha muita segurança no local, com muitos policiais. Todos foram revistados e não vimos tumulto ou confusão. Tudo muito organizado, contou Samira. 

Esta é a primeira vez que Jair Bolsonaro visita o Estado desde que tomou posse do cargo. O avião com a comitiva presidencial pousou no Aeroporto de Vitória pouco depois das 10 horas desta sexta-feira (11). 

Leia mais:  Proposta de aumentar cobrança do IPTU é barrada na Câmara
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana