conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Saúde investe em equipamentos hospitalares para melhorar atendimento

Publicado

A Secretaria da Saúde (Sesa) está investindo na aquisição de equipamentos médicos hospitalares, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população. No primeiro semestre de 2024, foram investidos R$ 7.203.555,61 na compra de 549 equipamentos hospitalares, incluindo instrumentais de vídeo-cirurgia.

Entre os equipamentos adquiridos, estão 147 camas elétricas para adultos e obesos, marcapassos cardíacos externos, focos cirúrgicos auxiliares portáteis, mesas instrumentais semicirculares e retangulares, oxímetros e otoscópios. Além disso, foram comprados instrumentais para vídeo-cirurgias em várias especialidades, como cirurgia geral, ginecologia e urologia.

As aquisições beneficiaram unidades hospitalares da rede própria estadual e os hospitais geridos pelas Organizações Sociais/Fundação Inova.

A subsecretária de Estado da Atenção à Saúde (respondendo), Valéria Baptisti Crema, destacou a importância desse investimento: “Esta é uma iniciativa do Governo para equipar os hospitais, garantindo atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esses novos equipamentos, esperamos melhorar a precisão dos diagnósticos e procedimentos cirúrgicos, reduzir o tempo de recuperação dos pacientes e diminuir os riscos de infecção.”

Leia mais:  Sesa dá dicas para o folião curtir o Carnaval e cuidar da saúde

A aquisição também tem o objetivo de proporcionar economicidade e padronização na administração pública e reforçam o compromisso do Governo em oferecer um sistema de saúde mais eficiente e seguro para todos os capixabas.

publicidade

Medicina e Saúde

Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves está com mais de 50 vagas abertas

Publicado

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, está com 56 oportunidades de emprego distribuídas em diferentes áreas da unidade. As vagas são para assistente administrativo, assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, copeiro, enfermeiro, fonoaudiólogo, maqueiro, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico de equipamentos médicos e telefonista.

Para se candidatar, os profissionais devem acessar o site www.evangelicovv.com.br, clicar no link “Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves” e cadastrar os currículos na aba “Trabalhe Conosco”.

Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas para técnico de enfermagem. Os interessados devem ter curso técnico completo em Enfermagem, com registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES). Para o cargo de enfermeiro, são cinco vagas disponíveis, sendo que os candidatos precisam ter Ensino Superior completo em Enfermagem, com registro ativo também no Coren-ES.

Os profissionais com interesse nas vagas ofertadas podem conferir todos os requisitos necessários para a candidatura no site do Hospital Evangélico de Vila Velha.

Leia mais:  A armadilha do calor: o risco de deixar uma garrafa de água no carro sob o sol!

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves é um hospital público, administrado pela Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes), por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

Continue lendo

Medicina e Saúde

Vila Velha garante atendimento humanizado para as pessoas que vivem com HIV

Publicado

Em Vila Velha, pessoas que vivem com HIV tem atendimento acessível e humanizado. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mantém um conjunto robusto de serviços voltados à prevenção e ao tratamento da doença, como sala de vacinação especializada e assistência domiciliar a pacientes acamados.
 
Na cidade, são seguidas rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde. São disponibilizados uma ampla variedade de medicamentos antirretrovirais, que são constantemente atualizados conforme as mais recentes recomendações. Vila Velha também ampliou o acesso a estratégias de prevenção ao HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ambas baseadas no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção.
 
Em 2024, o município implementou o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para HIV (PCDT HIV 2024), e garante o início do tratamento antirretroviral (TARV) em até sete dias após o diagnóstico médico, garantindo agilidade e eficiência no cuidado.

Estratégias de prevenção

 
O município também ampliou o acesso a estratégias de prevenção ao HIV, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), ambas baseadas no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção. A PEP é realizada no CTA, na UPA de Riviera da Barra e nos PA’s da Glória e de Cobilândia, e, no ano passado, a PrEP foi implantada em duas unidades de saúde da atenção primária – Ataíde e Terra Vermelha, tornando Vila Velha uma das três cidades no Espírito Santo a oferecer esse serviço de forma descentralizada.
 
Com essas iniciativas, Vila Velha reafirma seu compromisso com a saúde pública, posicionando-se como referência no cuidado integral às pessoas vivendo com HIV.

O CTA de Vila Velha

 
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)  está localizado na Rua Castelo Branco, 1803, Olaria, em Vila Velha, e o atendimento no local acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. No local são realizados testes rápidos e gratuitos, acompanhamento médico, distribuição de medicamentos e ações educativas para a comunidade.
 
Entre os diferenciais exclusivos do CTA de Vila Velha estão a assistência domiciliar a pacientes acamados atendidos pelo serviço e uma sala de vacinação especializada, que garante amplo acesso ao calendário de vacinas, incluindo imunizantes específicos para os usuários do CTA.

Leia mais:  Saiba o que acontece dentro do corpo até 60 minutos após tomar refrigerante

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana