About us
Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores – PORTAL JORNAL DO NORTE
conecte-se conosco


São Mateus

Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores

Publicado

Até o dia 31 de maio pessoas físicas, inclusive artesãos e pequenos produtores rurais, que fizerem seu processo de regularização para obtenção de CNPJ através da Sala do Empreendedor, serão cadastradas no sistema SEBRAE e receberão, gratuitamente, uma consultoria on-line a escolher, entre Marketing, Finanças ou Planejamento. O benefício vale também para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que ainda não utilizam os serviços do SEBRAE.

Para ter uma ideia da economia proporcionada, o custo de qualquer uma dessas consultorias sem o intermédio da Prefeitura gira em torno de R$ 2.400,00. Os interessados devem procurar a Sala do Empreendedor no Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Contatos podem ser feitos pelo e-mail nossocreditosm@gmail.com ou pelo número celular (27) 98812-0703.

SÃO MATEUS CIDADE EMPREENDEDORA

A Sala do Empreendedor, um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, foi criada para incentivar o empreendedorismo, facilitando a vida das pessoas físicas que desejam regularizar suas atividades para desfrutar das vantagens de ter um CNPJ, tais como comercializar produtos e serviços para empresas privadas ou Poder Público, ter linhas de crédito diferenciadas, entre outros. 

Pessoas físicas que desempenham alguma atividade comercial, de serviços ou artesanal, são o alvo principal da iniciativa, mas MEIs, MEs e EPPs também são atendidas. Esses empreendedores encontram, na Sala, do planejamento ao crédito, com juros abaixo do mercado. A parceria existente entre a Prefeitura e o SEBRAE permite o acesso a um amplo leque de treinamentos e consultorias de alto nível, que ajudam a evitar as armadilhas burocráticas, minimizar custos e reduzir o tempo de retorno do capital investido na atividade.

Leia mais:  Criado na Câmara programa que incentiva o recolhimento e a reciclagem do óleo vegetal
publicidade

São Mateus

A pedido de Renato Casagrande, prefeito Daniel assina Protocolo de Intenções para ingressar no PRODNORTE

Publicado

São Mateus – O prefeito Daniel Santana assinou Protocolo de Intenções para ingressar no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável do Extremo Norte Capixaba (PRODNORTE). O ingresso no Consórcio é um pedido do governador Renato Casagrande, e foi encaminhado a Daniel pela vice-governadora Jacqueline Moraes, e pelo atual presidente do PRODNORTE, André Sampaio, prefeito de Montanha.

Segundo a secretária executiva do Prodnorte, Evany Lira, a participação de São Mateus no PRODNORTE é importante para o Consórcio e para o município, que é o maior e mais populoso da região. “Primeiro por questões do próprio desenvolvimento, por ajudar o Consórcio a ter acesso a projetos maiores; e segundo, porque ajudar no desenvolvimento dos municípios menores aliviará a pressão sobre os equipamentos públicos mateenses, que hoje absorvem boa parte das demandas do Norte do Espírito santo.”

NOVOS TEMPOS

O Consórcio Prodnorte foi criado há 12 anos, mas só em 2019 passou a ser um consórcio público, habilitado a fazer convênios com os governos Federal e Estadual. Ao longo de sua existência, teve papel fundamental em várias conquistas, como a chegada de empresas e a modernização da malha viária do Norte do Estado.

Entre os projetos em vista, com a participação de São Mateus, estão a melhoria da segurança pública, com a criação de um banco de dados comum e investimentos em tecnologia de videomonitoramento, a criação de um selo de inspeção regional para facilitar a circulação e comercialização de produtos entre os membros do Consórcio, e a gestão consorciada da prestação de serviços de licenciamento ambiental.

Leia mais:  Recursos gastos em obras para acabar com alagamentos vão para o ralo
Continue lendo

São Mateus

Prefeitura de São Mateus busca recurso do governo estadual para ponte sobre o rio Barra Seca

Publicado

A prefeitura de São Mateus busca parceria com o Governo do Estado para a obra de uma ponte de concreto ligando São Mateus a Vila Valério, na comunidade de São Jorge de Barra Seca. O recurso, de cerca de R$ 100 mil, já está liberado pela Secretaria Estadual de Agricultura, e a obra está em processo de licitação, com realização prevista ainda para esse ano.

Serão aproveitadas as fundações e pilares de concreto já existentes, e instaladas vigas e piso de rolamento pré-moldados, também em concreto, substituindo os atuais, de madeira. Representantes da comunidade local, da Prefeitura de São Mateus e da Câmara de Vereadores de Vila Valério estiveram no local conferindo a manutenção que está sendo executada na estrutura atual, necessária para manter o funcionamento da via até sua substituição.

Segundo a coordenadora de Engenharia Agronômica da Prefeitura de São Mateus, Paloma Pancieri, “a manutenção nessa estrutura está sendo realizada em conjunto, pelos dois municípios. É prioridade para o prefeito Daniel Santana, para garantir a segurança dos usuários e manter o tráfego da produção e de pessoas através da divisa. Estamos entrando com o material e a mão de obra, e contando com a logística do município vizinho”.

ENCURTANDO DISTÂNCIAS

O Rio Barra Seca faz divisa entre os dois municípios e há muitos anos os próprios moradores construíram uma ponte, com pilares de concreto e estrutura de madeira. A obra passou a encurtar as distâncias em cerca de 12 quilômetros. “É de extrema utilidade e importância, beneficiando toda a comunidade que vive aqui na região. Ela é a principal via de escoamento da produção agropecuária, além do transporte escolar e tráfego de pessoas” – destacou o produtor rural Elder Bettim.

Entretanto, por ser de madeira, o uso intenso causa deterioração, o que implica custos de manutenção além do alcance da comunidade, tornando o tráfego perigoso e prejudicando a economia da região. A manutenção substituiu pranchões e vigas, recuperando provisoriamente a capacidade de trânsito até o início das obras de construção, quando a implantação da estrutura pré-moldada em concreto resolverá o problema em definitivo.

Leia mais:  Câmara de São Mateus retorna às atividades com restrições
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana