conecte-se conosco


Segurança

Secretaria da Segurança Pública publica site com estatísticas criminais de todo o Estado

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), publicou, nesta terça-feira (1º), o site do Observatório da Segurança Pública, que reúne todas as estatísticas criminais do Estado e disponibiliza painéis interativos de acesso público. O objetivo é melhorar a divulgação dos indicadores de segurança pública do Espírito Santo, disponibilizando uma plataforma de transparência ativa e de fácil acesso para jornalistas, pesquisadores e público em geral.

A Gerência do Observatório da Segurança Pública (Geosp) da Sesp é a responsável por coordenar a sistematização, produção e compartilhamento de dados e estatísticas criminais do estado. A partir das necessidades e estatísticas produzidas pela da Geosp, o site foi desenvolvido pela equipe do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest) e se encontra disponível para acesso no site da Sesp, bem como no endereço: observatorio.sesp.es.gov.br.

O site oferece ao usuário infográficos com relatórios analíticos sobre os principais indicadores criminais, além de painéis interativos com dados de interesse público, como homicídios, crimes patrimoniais, violência contra a mulher, letalidade policial, mortes no trânsito, afogamentos e pessoas desaparecidas.

Leia mais:  Sejus vai ampliar uso de câmeras corporais no sistema prisional

A novidade foi divulgada em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, na sede da Sesp, em Vitória. Participaram os secretários de Estado, Álvaro Duboc (Economia e Planejamento), coordenador do Programa Estado Presente; e, Leonardo Damasceno (Segurança Pública e Defesa Social); o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; e o gerente do Observatório da Segurança Pública da Sesp, Carlos Souza.

“Hoje é 1º de abril, data conhecida o “dia da mentira”, mas estamos aqui entregando para a população uma ferramenta de transparência, de combate à mentira. Este painel oferece à população todas as estatísticas criminais do Estado, está disponível para que qualquer cidadão faça sua consulta, sem a necessidade de solicitar informações, ou passar por qualquer processo burocrático. O Governo do Estado Estado preza pela transparência e clareza de informações e com este painel estamos dando mais um passo neste sentido”, afirmou Damasceno.

O secretário Álvaro Duboc reforçou que esse é mais um passo importante no compromisso com a transparência e a gestão baseada em evidências. “Essas ferramentas foram desenvolvidas para que a sociedade tenha acesso, de forma clara e objetiva, aos dados que orientam as decisões e políticas públicas de segurança capixabas. Esses painéis permitirão que cidadãos, pesquisadores, jornalistas e gestores acompanhem a evolução dos nossos principais indicadores, como índices de criminalidade, produtividade policial e investimentos no setor. Transparência é um valor central da gestão do governador Renato Casagrande, e com essa iniciativa, o governo reafirma que segurança pública se faz com dados, diálogo e decisão responsável”, ressaltou o coordenador do Programa Estado Presente.

Leia mais:  Projeto estimula talentos e reintegração social por meio da pintura

Para o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, instituição que também compõe o Comitê Executivo do Observatório da Segurança Cidadã (CEOSC), o site é mais um avanço no campo da segurança pública do Espírito Santo.

“O site do Observatório da Segurança Pública representa um avanço significativo na transparência dos dados criminais do Espírito Santo. Com uma plataforma interativa e de fácil acesso, pesquisadores, jornalistas e a população em geral poderão acompanhar os principais indicadores de segurança de forma clara e objetiva. Essa iniciativa fortalece a produção e a disseminação de conhecimento, permitindo uma análise mais qualificada da realidade da segurança pública no Estado”, completou Lira.

publicidade

Segurança

Homem é espancado ao ser flagrado sem roupas com sobrinho em banheiro de pastelaria

Publicado

O menino tem 4 anos e o suspeito foi autuado por estupro e resistência à prisão. A polícia teve que usar arma de choque para imobilizá-lo

Suspeito de estupro, um homem de 40 anos foi espancado e acabou detido na noite desta segunda-feira (28), no bairro Alecrim, em Vila Velha, após se trancar no banheiro de uma pastelaria com um menino de 4 anos, seu sobrinho.

Testemunhas disseram que tanto o homem quanto a criança estavam sem roupas. O suspeito é tio do menino.

A Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro e pelo proprietário da pastelaria, após perceberem comportamentos considerados inadequados do homem em relação às duas crianças que estavam com ele: uma menina de 7 anos e o menino de 4.

Testemunhas relataram que a menina conseguiu se desvencilhar e saiu do local pedindo ajuda.

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, contou que foi ela quem arrombou a porta do banheiro ao perceber a gravidade da situação.

Não pensei duas vezes. Quebrei a porta do banheiro e, quando vi, ele estava com a bermuda na altura do joelho e a criança com o ‘shortinho’ abaixado tambémAí eu já peguei um pedaço da porta para tentar soltar o menino, fui batendo nele, só que ele estava fora de si. Neste momento, o meu tio chegou, foi por trás do homem para a criança ser solta, mas ele não soltava de jeito nenhum, relatou.

Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito reagiu à abordagem das pessoas e à ação da Polícia Militar, sendo necessário o uso de arma de choque para ser imobilizado. Ele tentou até mesmo agredir os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia mais:  Maio Laranja: Portocel terá palestra de conscientização sobre violência

Homem foi autuado por estupro de vulnerável

O homem foi levado ao Hospital São Lucas, em Vitória, sob escolta policial, e depois encaminhado ao sistema prisional. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e por resistência à prisão. Segundo a polícia, o suspeito tem antecedentes por furto e tráfico de drogas.

As crianças foram entregues à mãe, que compareceu ao local e demonstrou surpresa diante das acusações contra o irmão. Ela não quis comentar o caso com a reportagem.

Para preservar a identidade das vítimas, o nome do suspeito e a identificação da pastelaria não serão divulgados.

Continue lendo

Segurança

Carreta com carga de maconha tomba na BR-262 e droga é furtada

Publicado

Parte da carga de drogas foi furtada logo após o acidente. Polícia investiga o caso

Uma carreta tombou na BR-262, em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (26). O veículo levava diversos pacotes de maconha escondidos no meio da carga de aveia.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

Imagens registradas no local mostram a droga espalhada pelo barranco às margens da rodovia.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito. Inicialmente, a informação era de que o veículo transportava apenas uma carga de aveia, que ficou espalhada na pista.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

No entanto, de acordo com a polícia, durante o atendimento da ocorrência, os agentes encontraram diversos pacotes com uma “substância análoga à maconha” junto à carga.

Segundo testemunhas, parte da droga foi furtada logo após o acidente. Os dois ocupantes do caminhão foram detidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

As circunstâncias do acidente não foram divulgados.

Leia mais:  Estudante de Medicina é preso suspeito de tráfico de drogas dentro de motel
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana