Com foco na ética, imparcialidade, transparência, responsabilidade, prevenção de atos de corrupção no serviço público e melhoria contínua dos processos, a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) implementou o Programa de Integridade, em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont). O Programa foi lançado na manhã desta terça-feira (14), na Sedes, em Vitória.
Na ocasião, foram apresentados para a equipe da Sedes os principais pontos do Código de Ética dos Servidores Civis do Poder Executivo, material de referência que subsidia as condutas esperadas da administração pública e no relacionamento com o público interno e com o mercado. Em dezembro de 2019 foi publicada a Portaria N° 074-S, no Diário Oficial do Estado, que instituiu o Programa de Integridade da Sedes.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destaca que esse é um momento marcante na administração pública, em que são discutidos os princípios fundamentais, os deveres, as vedações e as condutas esperadas dos servidores públicos. “A Sedes junto ao Estado do Espírito Santo tem o compromisso de combater a corrupção em todas as suas modalidades, além disso, reforça os valores de integridade, da ética e da transparência pública no controle social do serviço público”, diz.
Ainda segundo o secretário, sob orientação da Secont, a Sedes se orgulha do comprometimento dos servidores com a transparência do serviço público. “Também podemos considerar que as medidas do Programa de Integridade aumentam a transparência em relação às políticas de concessão dos incentivos fiscais”, afirma Kneip.
Para o secretário de Estado de Controle e Transparência (Secont), Edmar Camata, a Sedes dá exemplo ao ser o primeiro órgão do Estado a publicar o cronograma de implementação do seu Programa de Integridade. “A construção dos Programas de Integridade coloca o Governo do Estado mais próximo das ferramentas utilizadas pela iniciativa privada para prevenção e controle da corrupção”, ressalta o secretário.
Já a assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, salienta que a Unidade Executora do Programa de Integridade (UEPI), instituída pela Sedes para coordenar o Programa, trabalha para a melhoria da qualidade do serviço público e dos processos administrativos. “Após a avaliação dos fluxos dos processos, a equipe vai conseguir identificar quais são os marcos críticos existentes e providenciar ações preventivas de controle”, explica.
Também estiveram presentes no lançamento do Programa, o subsecretário de Integridade da Secont, Marcelo Altoé; os servidores da Sedes; e os representantes da UEPI, entre eles, o gerente técnico administrativo, Daniel Mendes; a chefe do Grupo de Planejamento e Orçamento, Karine Lyrio; e a assessora, Marluce Maria de Souza.
Programa de Integridade
O Governo do Espírito Santo instituiu o Programa de Integridade da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, em maio de 2019. Alinhada com as diretrizes estratégicas do Governo, em dezembro, a Sedes instituiu a Unidade Executora do Programa de Integridade (UEPI), que é responsável por coordenar o Plano de Integridade da Sedes, com vistas à prevenção e à remediação de fraudes e atos de corrupção.
Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha
O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.
Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.
Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.
Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser
A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:
“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.
Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:
“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.
À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.
Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.
“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.
Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.
Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.
Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.
O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.