conecte-se conosco


Cidades

Secretaria de Saúde do ES inicia migração de leitos exclusivos da covid-19 para outras doenças

Publicado

Inicialmente, 14 leitos de UTI do Hospital Dório Silva deixarão de ser utilizados por pessoas com coronavírus e vão ser disponibilizados para doentes com outras enfermidades

A Secretaria da Saúde do Estado começou na última segunda-feira (27), a reverter o perfil de alguns leitos hospitalares, inicialmente disponibilizados para pacientes com coronavírus, para atender pacientes de outras especialidades médicas. A medida vale para leitos de enfermaria e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta primeira fase, segundo a Sesa, 14 leitos de UTI do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, deixarão de ser utilizados exclusivamente por pacientes com covid-19. Com isso, a unidade passará a ter 16 leitos de UTI para pacientes com o novo vírus. Ainda esta semana, outro hospital que terá mudanças na oferta de leitos para covid-19 será o Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha.

Atualmente, a ocupação de leitos de enfermaria está em 64,27% e a Sesa pretende deixar entre 70 e 75%. O mesmo vale para UTIs. De acordo com a secretaria,  a marca de 70% sempre será um indicador para a migração de leitos para outros perfis.

“Vamos ajustar o tamanho da rede hospitalar, de acordo com o comportamento da pandemia no Estado. Na medida em que migrarmos leitos para outros perfis clínicos, a ocupação obrigatoriamente subirá para entre 70 e 75%, que será a faixa de segurança para as decisões quanto à reversão do perfil dos hospitais. Na medida em que a ocupação for reduzindo de maneira sustentada, que consigamos voltar a reverter o perfil dos hospitais, somente uma nova onda de casos que possa elevar a pressão por serviços hospitalares será capaz de nos fazer rever novamente o perfil das unidades”, afirma o secretário de saúde Nésio Fernandes.

Ainda de acordo com a Sesa, a contratação dos hospitais privados será poderá ser prorrogada por 30 dias. A contratualização com os hospitais filantrópicos não terá alteração.

Leia mais:  Qualificar ES abre mais 26 mil vagas em cursos on-line gratuitos com novidades

Nas redes sociais, nesta terça-feira (28), o governador Renato Casagrande falou sobre a migração de leitos e disse que, ao contrário do que acontece em outros estados, onde hospitais de campanha estão sendo desmontados, o Espírito Santo, onde o governo não construiu esse tipo de unidade, conta com leitos fixos em hospitais da rede pública.

publicidade

Cidades

Ponte construída em Rio do Campo/Barra de São Francisco, deixa produtores agradecidos

Publicado

Uma ponte de madeira foi construída pela prefeitura de Barra de São Francisco, na localidade do Córrego do Rio do Campo, em Vila Monte Sinai (Vermelha), interior do município, nesta quinta-feira (15), por servidores da Secretaria de Interior e Transportes.

A ponte anterior não existia mais, inclusive eram os próprios moradores que sempre faziam a recuperação da mesma, mas a madeira não era de boa qualidade. Agora, na gestão atual, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), determinou e sua equipe construiu uma nova ponte com madeira mais resistente.

A ponte fica na propriedade do senhor Cemar Mesababe, que ficou muito agradecido pela obra feita na sua região, que, inclusive beneficia muita gente e era necessária para o tráfego de veículos e de toda produção agrícola daquela localidade.

“Estamos felizes, não só eu, mas toda comunidade, todos que prometeram fazer esta ponte anteriormente, nunca fizeram, então somos gratos pelo nosso prefeito Enivaldo dos Anjos, ter feito isso para nos. Tem muita produção aqui em nossa região do Rio do Campo, inclusive somos feirantes, e toda nossa produção vai para a cidade”, disse Cemar Mesababe.

A construção da ponte foi realizada pela Secretaria de Interior e Transportes, e acompanhada pelo Secretário Rodrigo Falcão e o Sub Rubens Delazari.

Veja como era antes e como ficou após conclusão do serviço:

Leia mais:  MPES participa de ação de conscientização contra a Covid-19 em Governador Lindenberg
Continue lendo

Cidades

Centro de Barra de São Francisco vai ganhar estacionamento rotativo

Publicado

A área de um terreno no centro de Barra de São Francisco, pertencente a prefeitura e em frente a rodoviária, está sendo preparada nesta quinta-feira (15), para servir de estacionamento rotativo. Todos sabem que para estacionar na cidade tem sido um sacrifício muito grande.

Então, nesta área será feito o estacionamento rotativo. Uma patrol da secretaria de Interior e Transportes esteve no local fazendo reparos e aterros para deixar a área nivelada. As placas de estacionamento rotativo já estão sendo colocadas na área para que os proprietários de veículos tomem conhecimento.

O serviço no local está sendo acompanhado pelo Secretário de Defesa Civil, Transito e Defesa Social, Valmer Simões.

De acordo com Simões, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), lhe passou todas as informações para serem colocadas em prática o mais rápido possível.

O horário de estacionamento será de segunda a sexta feira, de 08 as 18 horas, Aos sábados de 08 as 12 horas.

estacionamento rotativo é criado nos centros urbanos para melhorar o tráfego de veículos nesses locais e a disponibilidade de vagas, permitindo que as pessoas possam estacionar e realizar seus afazeres nas áreas próximas.

O objetivo do rotativo é que as pessoas parem por um período preestabelecido de tempo e permaneçam pequenos períodos nas vagas, de forma a liberá-la para que outras pessoas possam estacionar e tenha-se assim um fluxo contínuo.

Leia mais:  Terminais do Transcol recebem reforço das medidas de higiene na prevenção do Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana