conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Secretário de Saúde: “A vacina está pronta, mas ainda vai levar alguns dias para chegar”

Publicado

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, faz pronunciamento nesta quarta-feira (23), sobre o novo coronavírus no Espírito Santo

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, faz pronunciamento junto com o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, nesta quarta-feira (23), sobre o novo coronavírus no Espírito Santo

“Precisamos reconhecer o tamanho da doença e o impacto dela na vida de cada indivíduo. Apesar de tudo o que foi feito pelo Estado, muitas vidas foram perdidas. Existe um novo desafio nesse final de ano. Pedimos as famílias capixabas que não realizem festas de fim de ano fora do seu núcleo familiar principal (os que moram na mesma casa). Não reúnam toda a família para que possamos, no final do ano que vem ter um Natal com toda a população vacinada e protegida “, disse o secretário. 

O subsecretário Luiz Carlos Reblin fez um apelo para que a população se cuide durante as festas de final de ano e também durante o verão. Além disso, Reblin também falou sobre a vacina. 

“Não existe um medicamento disponível que pode tratar a doença. A vacina está pronta, mas ainda vai levar alguns dias para chegar, e até lá, o que temos para fazer é manter a distância, usar a máscara e lavar as mãos. Manter a distância porque a doença se transmite quando nos aproximamos da pessoa, então é óbvio para nós. Se fizermos uma festa com um número grande de pessoas, o número aumenta potencialmente”. 

Já o secretário falou sobre os leitos de UTI. “Antes da pandemia tínhamos aproximadamente 660 leitos disponíveis para atender todas as doenças do nosso estado, mas iremos ultrapassar a marca de 1.2 mil leitos de UTis disponíveis para a saúde pública no Espírito Santo com toda a estratégia que desenvolvemos ao longo dessa pandemia”. 

 

Leia mais:  Covid-19: Governo do Estado adota novo procedimento para agilizar importações na área de saúde

publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  Mundo vegano: por que mais pessoas, em todo o planeta, estão dizendo adeus às carnes?
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Vacina em spray nasal contra covid-19 pode estar disponível até 2022
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana