conecte-se conosco


Política e Governo

Secti abre 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos e com novidades

Publicado

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lança, nesta sexta-feira (11), o Edital 031/2020, com 775 vagas para 15 cursos técnicos gratuitos. Trata-se do Processo Seletivo para os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEETs) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e Talmo Luiz Silva, em João Neiva. O edital é referente ao primeiro semestre de 2021.

Os interessados devem acessar a página www.acessocidadao.es.gov.br e realizar o cadastro no Acesso Cidadão utilizando o número de CPF e um e-mail pessoal. Em seguida, acessar o site de inscrição www.selecaoaluno.es.gov.br, ler o edital de seleção e preencher a ficha de inscrição. O edital também pode ser lido clicando aqui.

A formação técnica ofertada pelos CEETs é uma das principais linhas de intervenção da Secti para a criação de oportunidades de atuação profissional e para o fomento do empreendedorismo e da geração de renda para as famílias capixabas.

“Nosso objetivo é oferecer oportunidades para que os cidadãos capixabas possam conquistar espaço no mundo do trabalho. Os cursos técnicos oferecidos pelos nossos CEETs estão alinhados às vocações econômicas do nosso Estado e possibilitam diversas atuações profissionais em postos de trabalho no mercado, além da possibilidade de associar o conhecimento desenvolvido ao empreendedorismo”, destaca a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel.

Seleção

De acordo com o edital, no ato da inscrição o candidato deve optar por apenas uma escola, um curso e um turno. A seleção para as vagas considera o resultado final das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do último ano cursado pelo candidato no Ensino Médio. Para os candidatos que estão cursando o terceiro ano em 2020, é considerado o resultado final em tais disciplinas no ano de 2019.

As regras de seleção são aplicadas independentemente da modalidade de Ensino Médio cursada. Os candidatos concluintes pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terão suas notas aplicadas a uma regra de equivalência para concorrer às vagas, observando os casos específicos de candidatos:

  • Que cursaram o Ensino Médio regular;
  • Que cursaram a Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio;
  • Que cursaram o Segundo Grau Profissionalizante;
  • Que cursaram a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Que concluíram o Ensino Médio no CEEJA;

 

Leia mais:  Presidente nacional do PSB é o convidado da live de Neide Lima

Para concorrer às vagas do curso técnico em Estética, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos, a contar no primeiro dia letivo, ou seja, 1º de fevereiro de 2020, além de cumprir os requisitos gerais do edital.

Cursos

O CEET Talmo Luiz Silva, em João Neiva, lança dois cursos novos para a população do município e entorno: Estética e Cozinha, que o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC antes chamava de Gastronomia. Além desses, a escola técnica também abre inscrição para outros quatro cursos. Ao todo, 255 vagas estão abertas no Talmo Luiz Silva.

Já no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, são oferecidas nove opções de cursos, com 520 vagas.

O resultado dos classificados e suplentes será divulgado em 30 de dezembro no site da Secti (www.secti.es.gov.br) e no Seleção Aluno (www.selecaoaluno.es.gov.br).

Veja na tabela abaixo os cursos disponíveis em cada CEET:

 

Município Escola/Endereço Curso Técnico Turno Carga Horária Tempo de Curso N.º Vagas
 

JOÃO NEIVA

CEET TALMO LUIZ SILVA

 

Rua Padre Anchieta, n°250, Vila Nova de Cima – João Neiva/ES

CEP 29.680-000

 

Tel.:(27) 3258-3451/ 99608-6482

Administração Matutino 1.200 1,5 ano 25
Noturno 1.200 2 anos 25
Automação Industrial Matutino 1.200 1,5 ano 25
Noturno 1.200 2 anos 25
Cozinha Vespertio 800 1 ano 20
Noturno 900 1,5 ano 20
Estética Matutino 1.320 1,5 ano 20
Noturno 1.320 2 anos 20
Mecânica Vespertino 1.200 1,5 ano 25
Noturno 1.200 2 anos 25
Segurança do Trabalho Vespertino 1.200 1,5 ano 25
SUBTOTAL 255
Município Escola/Endereço Curso Técnico Turno Carga  Horária Tempo de Curso N.º Vagas
 

 

 

 

 

 

 

 

VILA VELHA

CEET VASCO COUTINHO

Rua Luciano das Neves, s/n, Centro – Vila Velha/ES

CEP: 29.100-200

Telefone: (27) 3229-9309

 

Administração

Matutino 1.200 1,5 ano 30
Vespertino 1.200 1,5 ano 30
Noturno 1.200 2 anos 30
Eventos Matutino 800 1 ano 30
Gastronomia Matutino 800 1 ano 20
Vespertino 800 1 ano 20
Informática Matutino 1.200 1,5 ano 30
Vespertino 1.200 1,5 ano 30
Noturno 1.200 2 anos 30
Modelagem do Vestuário Matutino 800 1 ano 25
Vespertino 800 1 ano 25
Multimídia Vespertino 1.200 1,5 ano 25
Noturno 1.200 2 anos 25
Produção de Moda Vespertino 800 1 ano 25
Noturno 900 1,5 ano 25
Rádio e Televisão Matutino 1.200 1,5 ano 30
Vespertino 1.200 1,5 ano 30
Noturno 1.200 2 anos 30
Redes de Computadores Matutino 1.200 1,5 ano 30
SUBTOTAL 520
TOTAL GERAL 775

Leia mais:  Detran oferece atendimento psicológico gratuito a vítimas de acidentes de trânsito e familiares
publicidade

Política e Governo

Casagrande tenta agendar vacina em Vitória contra covid-19, mas não consegue vaga

Publicado

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu 5.100 vagas para agendamento de idosos de 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas em três minutos

O governador Renato Casagrande tentou, mas não conseguiu fazer o agendamento no site da Prefeitura de Vitória para tomar a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. 

Nesta sexta-feira, a prefeitura da Capital abriu agendamento para idosos entre 60 a 64 anos, mas as vagas foram preenchidas rapidamente. Casagrande tem 60 anos e é morador de Vitória.

A assessoria de imprensa do governador confirmou que ele tentou fazer a marcação nesta sexta-feira, sem sucesso, e que Casagrande vai se vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória.

“O Governador irá vacinar seguindo o agendamento no site da Prefeitura de Vitória. Tentou agendar hoje (nesta sexta), porém não conseguiu”, informou por nota. 

Vagas esgotadas em minutos

O agendamento para a faixa etária de 60 a 64 anos, na Capital, começou às 15 horas desta sexta, mas acabou rapidamente. Ao todo, foram disponibilizadas 5.100 vagas. As marcações puderam ser feitas por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line.

A Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema. Todas as vagas foram esgotadas em três minutos.

“A plataforma não apresentou instabilidade em momento algum. Isto porque a Sub-TI tem realizado alterações no sistema a fim de proporcionar aos usuários melhor navegabilidade, mesmo diante de um volume maior de acessos”, informou a prefeitura.

A aplicação das doses da vacina contra o novo coronavírus na Capital começam neste sábado (10). A vacinação acontecerá em oito unidades de saúde e em três postos volantes.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Leia mais:  Secretário da Educação participa de webinário com o tema ‘Políticas educacionais em meio a pandemia’
Continue lendo

Política e Governo

Governador Casagrande se reúne com Lula. ‘Aceno para 2022 está claro’, diz presidente do PT

Publicado

Segundo a assessoria do governador, a reunião, realizada na última terça-feira (06) foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início

Há pouco mais de um mês, o governador Renato Casagrande (PSB) foi anunciado como pré-candidato à Presidência da República para 2022. Especialistas entenderam o movimento como uma estratégia do PSB para ganhar musculatura nas discussões do cenário nacional. 

Afinal, é praticamente unânime a percepção de que o governador está muito mais inclinado à reeleição do que a uma aventura – difícil e arriscada – rumo ao Palácio do Planalto.

A candidatura à presidência é pouco provável. Entretanto, Casagrande não deve ficar de fora das discussões. Ele ocupa o cargo de secretário-geral do PSB Nacional e é uma voz importante dentro do partido. Além disso, ganhou projeção durante o combate à pandemia sendo, por diversas vezes, crítico à condução da crise sanitária pelo governo federal.

Lula e Casagrande

Ao que parece, a jogada do PSB já está surtindo efeito. No início desta semana, PT e PSB abriram caminho para o diálogo, com Lula e Casagrande conversando em reunião virtual organizada pelos dirigentes da executiva nacional das siglas.

Com Lula elegível, o PT ganhou fôlego nas últimas semanas e tem se movimentado no tabuleiro eleitoral sob a direção de seu maior líder. O principal objetivo, segundo integrantes da legenda, é dialogar com os partidos de esquerda e centro-esquerda em busca de apoio, principalmente, para um eventual segundo turno nas eleições.

“Temos que ter posições contrárias ao governo Bolsonaro e, neste sentido, PT e PSB têm muita convergência e, com isso, conseguem apresentar uma agenda comum. Então, o tom da conversa é um pouco isso. Se a gente tem convergência no agora, tudo sinaliza que a gente possa ter uma convergência para 2022. O diálogo foi de extrema importância, e pode render frutos para o futuro e começar a trazer um pouco mais de luz diante do cenário que a gente tem. O aceno para 2022 está claro”, disse a presidente do partido no Estado, Jackeline Rocha.

O governador evitou dar detalhes sobre o assunto. Segundo a sua assessoria, a reunião, realizada na última terça-feira (06), foi da executiva do PSB e Casagrande participou apenas do início do encontro. 

Já o PSB do Estado, informou que “a cúpula do PSB nacional, PT, PDT e outros partidos de esquerda, centro e centro-direita têm estabelecido diálogos no sentido de preparar ações para impedir o projeto de ultradireita de Bolsonaro à reeleição em 2022”.

Para o cientista político Aloísio Krohling, a aliança entre os partidos para as próximas eleições é uma possiblidade clara. Entretanto, apesar de o governador participar das discussões, não deve se colocar como protagonista no cenário nacional. 

“Existe um início de conversa, um movimento de aproximação. Casagrande deve tentar a reeleição, ainda mais que perdeu para Hartung da última vez. Apesar das críticas que se faz a ele na condução da pandemia, tem grande apoio aqui no Estado”, opina.

Leia mais:  Sesa e SEDH participam de atividades de combate à Covid-19 em comunidade cigana
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana