conecte-se conosco


Política e Governo

Sedes debate novas propostas em área temática do Cosud

Publicado

Após reunião da área temática de Desenvolvimento durante o sexto encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) realizado no Paraná entre os dias 29 de fevereiro e 01 de março, caberá à Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) a análise e formulação de propostas para os temas prioritários comuns aos Estados que compõe o Cosud.

Com o intuito de privilegiar a realidade de cada Estado, será realizada a análise de três Propostas de Emendas à Constituição (PEC): a que trata do Pacto Federativo dos Estados; a dos Fundos Públicos e a PEC Emergencial.

Também caberá à Sedes a elaboração de propostas de estímulo à competitividade e produtividade dos setores prioritários elencados, a conhecer: Energia; Metalomecânica; Agronegócio; e Life Science.

Com o intuito de consolidar ações que promovam a liberdade econômica em âmbito nacional em consonância com a eficiência, agilidade e simplificação dos processos, a Sedes também elaborará propostas para a melhoria da legislação federal em assuntos que envolvam órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia mais:  Qualificar ES abre primeira oferta de 2020 com mais de 16 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos

Criado em 2019, o Cosud reúne os governadores e secretários de áreas temáticas dos sete estados das regiões Sul e Sudeste. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou a importância do consórcio para a defesa de políticas públicas integradas para melhorar a qualidade do serviço público prestado à população.

“A aderência entre o grupo tem ampliado continuamente e isso contribui para que haja coesão em temas estratégicos para o desenvolvimento das Regiões Sul e Sudeste. Temos certeza que vamos elaborar importantes propostas que beneficiem a qualidade de vida dos brasileiros, e o crescimento econômico nacional”, disse.

Já a assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, que também participou do grupo temático, destacou a importância da troca de experiências proporcionadas pelo Cosud. “O Cosud constitui um importante fórum para discussão de pautas comuns ao desenvolvimento dos sete Estados que compõe as regiões Sul e Sudeste, além de nos possibilitar a troca de experiências acerca de políticas públicas que contribuirão para melhorar não só o dia a dia dos capixabas, mas também do País”, afirmou.

Leia mais:  Espírito Santo vai receber mais de R$ 420 milhões provenientes de acordo com Petrobras

publicidade

Política e Governo

João Coser vai disputar presidência do PT no ES

Publicado

Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha

O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.

Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.

Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.

Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.

João Coser e Iriny Lopes
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser

A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:

Leia mais:  Espírito Santo abre mais 1.300 vagas de cursos superiores pelo Programa Nossa Bolsa

“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.

Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:

“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.

À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.

Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.

Leia mais:  Vidigal quer choque de gestão, redução de comissionados e agendamento por aplicativo

“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.

Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande lamenta morte do papa Francisco: “Deixa um legado de compaixão”

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.

Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.

Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.

O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.

Leia mais:  ‘Desafio da Escada’ na Sefaz chega à quarta edição
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana