conecte-se conosco


Cidades

Sedu abre inscrições para cursos de Educação Profissional

Publicado

Atenção, incubadoras! O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), anuncia edital inédito de apoio às incubadoras capixabas. Serão selecionadas 25 organizações ou instituições incubadoras, sem fins lucrativos, de acordo com o nível de maturidade e que apresentem projetos aptos a facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham produtos, serviços ou modelos de negócio inovadores. O edital investe R$ 4,2 milhões e as incubadoras interessadas terão até 26 de agosto para submissão de propostas.

O diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, explica que há 20 anos a Fapes tem se dedicado a apoiar a inovação, seja no fomento direto a projetos inovadores seja no apoio aos ambientes que promovem a inovação.

“As incubadoras têm papel relevante neste processo pois é através delas que muitas startups e projetos inovadores se desenvolvem desde as fases iniciais até ganhar maturidade para conquistar um espaço no ambiente de negócios. A publicação deste edital inédito demonstra que o Governo do Estado está comprometido em oferecer apoio e oportunidades para a consolidação da inovação no Espírito Santo. Todas as incubadoras e habitats de inovação capixabas estão convidados a participar da seleção”, disse Varejão.

Leia mais:  Sebrae dá dicas especiais para ajudar nas vendas para o Natal

De acordo com o edital, as propostas submetidas poderão ser realizadas por incubadoras, sem fins lucrativos, sediadas no Espírito Santo, e precisam seguir requisitos previstos na chamada pública. Serão analisados 10 critérios durante a seleção, entre eles: Tempo de atuação da incubadora; certificação CERNE; número de negócios incubados; número de parcerias no ecossistema; recursos financeiros externos captados pela incubadora; recursos financeiros externos captados pelos empreendimentos; promoção de eventos (ecossistema); eventos de divulgação de editais de fomento à inovação e número de colaboradores dedicados participação da incubadora ou dos incubados em programas de internacionalização.

Além destes requisitos, os interessados precisam apresentar documentos da incubadora e dos coordenadores, conforme previsto no edital. A proposta deverá ser submetida na plataforma SigFapes (http://www.sigfapes.es.gov.br) até as 23h59 do dia 26 de agosto, conforme cronograma do edital.

O que são incubadoras?

Organização ou estrutura que tem o objetivo de estimular ou prestar apoio logístico, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com o objetivo de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação – Art. 2º, III, da Lei Federal 10.973/2004.

Leia mais:  Detran orienta sobre serviços nos municípios do sul afetados pelas chuvas

Quais benefícios as incubadoras vão receber no edital?

As 25 incubadoras que serão selecionadas pela terão o prazo de dois anos para concluírem seus projetos. Cada incubadora receberá o apoio por meio de bolsas e de verba para custeio que é diferente de acordo com o nível de maturidade de cada.

Confira no quadro abaixo:

Nível de Maturidade das Incubadoras Número máximo de incubadoras Valor máximo por incubadora
Bolsa Custeio
Avançado 5 R$ 8,5 mil R$ 36 mil
Intermediário 10 R$ 6,5 mil R$ 24 mil
Básico 10 R$ 4,5 mil R$ 12 mil

 

SERVIÇO:

Edital 08/2024 – Apoio às Incubadoras do Espírito Santo

publicidade

Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

Publicado

A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

Leia mais:  Produtor rural perde R$ 3 milhões com estragos causados por ventania e granizo no interior do ES

Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

Leia mais:  Projeto de criação de abelhas sem ferrão abre inscrições para famílias em Linhares

Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

Continue lendo

Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

Publicado

Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Leia mais:  Sebrae dá dicas especiais para ajudar nas vendas para o Natal

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana