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Política e Governo

Sedu anuncia aulas de reforço em todas as Escolas da Rede Estadual no segundo semestre

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Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã de terça-feira (13), o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, anunciou algumas novidades para o segundo semestre letivo nas Escolas da Rede Pública Estadual. Aulas de reforço e recuperação em todas as unidades de ensino é a principal ação, que integra o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem.

Durante a coletiva, o secretário também divulgou os resultados das Avaliações Diagnósticas realizadas em 2020 e 2021. Segundo Vitor de Angelo, o objetivo da ação foi diagnosticar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, nas diversas disciplinas.

As ações do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem foram planejadas diante dos resultados das Avaliações Diagnósticas. “Para nós, foi muito importante saber o quanto cada estudante aprendeu, por componente curricular, série, modalidade, entre outros, para entrar com a intervenção pedagógica”, disse Vitor de Angelo.

A partir dos resultados foi possível estruturar as seguintes ações:

– Análise detalhada dos resultados por componente curricular, descritor, aluno, turma, turno, série, escola e superintendência pelas equipes da Sedu Central e escolas;

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– Readequação Curricular, tendo como foco as habilidades estruturantes;

– Implementação do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem;

– Materiais de apoio de fortalecimento da aprendizagem, elaborados pela Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) e Gerência de Ensino Médio (GEM);

– Aulas de reforço e recuperação em todas as escolas – contratação de professores de Língua Portuguesa e Matemática, com um investimento de R$ 3 milhões.

A subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo, falou sobre o Fortalecimento da Aprendizagem. “A recuperação é incidir do ponto de vista dos resultados avaliativos como os trimestrais e do final dos semestres. Queremos que os alunos não tenham lacunas de aprendizagem, sejam aprovados e continuem aprendendo. O principal objetivo é a aprendizagem dos estudantes”, disse.

Entre as outras ações já anunciadas pela Sedu e que estão em andamento está a entrega de 60 mil chromebooks aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), um investimento de mais de R$ 100 milhões e a destinação de recursos aos professores para a aquisição de computadores e pacote de dados, projeto que está sendo realizado por adesão e que pode beneficiar cerca de 15 mil professores, com investimento de mais de R$ 55 milhões. 

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O secretário ressaltou ainda que o Governo do Estado, por meio da Sedu, implementou estratégias e ações na pasta da Educação, logo no início da pandemia. “A nossa Rede foi uma das que mais se estruturou na pandemia. Criamos o Programa Escolar, a Plataforma Escola Segura e os protocolos de segurança para a volta às aulas presenciais. Essas foram algumas das iniciativas do Estado para mitigar os impactos já previstos”, afirmou Vitor de Angelo.

PERCENTUAL DE ACERTO POR COMPONENTE CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL: 

Matemática, Língua Portuguesa e Ciências

Geografia, História e Língua Inglesa

ENSINO MÉDIO 

Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Biologia, Física e Química

Geografia, Filosofia, História e Sociologia

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Política e Governo

Tempo de estágio pode contar como experiência

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Projeto prevê que poder público admita contagem do tempo de estágio como experiência para primeiro emprego e concursos públicos estaduais

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 302/2022, que prevê a contagem do tempo de estágio como experiência na admissão do primeiro emprego e em concursos públicos estaduais. A matéria, de Bruno Lamas (PSB), foi lida na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta segunda-feira (4) e encaminhada para as comissões de Justiça, Cidadania, Educação e Finanças.

A medida vale para a administração pública estadual direta e indireta, as empresas públicas e sociedades de economia mista. Estão abarcados pela iniciativa o estágio curricular realizado pelo estudante de educação especial, de ensino médio, de ensino médio regular, de ensino superior e da modalidade profissional de educação de jovens.

Na justificativa da proposição, o parlamentar destaca que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem quase 13 milhões de desempregados e que dados de 2018 mostram que a taxa de desemprego de jovens é o dobro da população em geral, ficando em 26,6%. Dessa forma, aponta a necessidade de ações para inserir esse público no mercado de trabalho. 

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“Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofram com o reduzido número de vagas. O jovem não consegue trabalhar porque não teve um emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado”, argumenta Lamas.

Para o deputado é fundamental ampliar as possibilidades de acesso dos jovens aos empregos e uma dessas formas seria reconhecer o estágio curricular como experiência profissional. Ele ressalta que o período vivenciado por esses jovens como estagiários, tanto na iniciativa privada quanto na pública, os capacita a exercer diversas atividades, por isso esse tempo deve ser contabilizado. 

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação passa a valer na data de sua publicação em diário oficial. 

Vetos 

Além do projeto de Lamas, outros 12 foram lidos no Expediente para simples despacho nesta segunda. Também deram entrada na Casa dois vetos do Executivo a propostas parlamentares. O primeiro é um veto total ao PL 497/2020, de Torino Marques (PTB), que estabelece a ampliação da transparência em relação à manutenção de semáforos e radares no Espírito Santo. O outro é um veto parcial ao PL 868/2021, de Janete de Sá (PSB), que institui a Semana de Estudos sobre as Constituições Federal e Estadual nas redes públicas de ensino do Estado. Ambos serão analisados pelo colegiado de Justiça. 

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Falta de quórum

Vinte e cinco itens faziam parte da pauta da Ordem do Dia (entre eles 4 vetos e 10 projetos em regime de urgência), mas nenhum deles chegou a ser analisado porque a sessão caiu pouco depois das 16 horas por falta de quórum. Apenas oito parlamentares marcaram presença no sistema, quando eram necessários dez. 

Registraram as presenças os deputados Capitão Assumção e Delegado Danilo Bahiense (os dois do PL), Coronel Alexandre Quintino (PDT), Doutor Hércules e Dr. Rafael Favatto (ambos do Patri) e Torino Marques (PTB). Além de Sergio Majeski (PSDB), autor do pedido de recomposição de quórum, e Freitas (PSB), que presidia a sessão no momento. 

Com o encerramento da sessão antes da fase de votações por falta de quórum, todas as propostas voltam a compor a pauta da sessão ordinária desta terça-feira (5). 

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Política e Governo

Proposta de Renzo busca impulsionar turismo rural

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Deputado defende a criação de um centro de eventos para promover a atividade econômica no interior do estado 

Projeto de lei protocolado pelo deputado Renzo Vasconcelos (PSC) institui o Centro de Eventos e Exploração do Turismo Rural do Espírito Santo. Os objetivos gerais da proposta visam de modo geral impulsionar a atividade econômica no interior do estado. 

Para isso, o PL 248/2022 lista seis prioridades. Entre elas estão diminuir a diferença socioeconômica local por meio da criação de empregos; estimular a criação de micro, pequenas e médias empresas de turismo por meio de concessões fiscais; e explorar o aproveitamento turístico de recursos naturais. 

Notícia - Assembleia Espírito Santo

A aplicação da virtual lei está condicionada à apresentação da estimativa de impacto orçamentário. A medida “tem por objetivo a atração de ações das mais diversas naturezas durante toda a extensão anual, movimentando o comércio geral e transformando um espaço generoso e pouco utilizado num polo captador de recursos e distribuidor de renda”, destaca Renzo.

Tramitação

A proposição passará pelas comissões de Justiça, Turismo e Finanças.

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