conecte-se conosco


Política e Governo

Sedurb inaugura nova sede no Centro de Vitória

Publicado

A nova sede da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), no Centro de Vitória, foi inaugurada nesta sexta-feira (02). A Secretaria ocupa o 20º e o 21º andares do Edifício Ames, na Rua Alberto Oliveira Santos. A mudança reflete alguns dos principais objetivos de revitalização do Centro de Vitória, proporcionando uma melhor integração entre as repartições estaduais, reduzindo os custos de aluguel e facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.


Com a mudança, o Governo do Estado terá uma economia anual de R$ 271.295,00, já que o valor de aluguel do novo espaço será bem menor que o do antigo espaço, situado no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. A medida integra o projeto prioritário de Constituição do Núcleo Administrativo do Governo do Estado na região central de Vitória.

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou da inauguração da nova sede da Sedurb. “Minha vinda aqui hoje é para reconhecer todo o trabalho que a Secretaria realiza nos 78 municípios do Espírito Santo. Todos as cidades capixabas têm obras da Sedurb, que leva políticas públicas fundamentais para as pessoas que mais necessitam, como habitação e saneamento básico”, afirmou.

Para Casagrande, a medida gera economia aos cofres públicos e também apoia a revitalização da região.

“Temos uma política de redução de despesas da máquina pública e aumento da eficiência. Aqui economizaremos mais de R$ 270 mil por ano em aluguel. Pode parecer pouco, mas se juntar um pouco em cada lugar e quando vamos ver, são milhões de reais que poderão ser utilizados em investimentos para os capixabas. Outro objetivo dessa mudança é revitalizar o Centro de Vitória. A partir de hoje, são 90 servidores a mais que passam todos os dias no Centro e que irão comprar, almoçar, tomar café. Vamos também revitalizar a antiga sede do Saldanha da Gama”, reforçou o governador.


O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destacou a importância da nova localização da sede da Pasta. “A Sedurb alocada no Centro da Capital traz muitos benefícios, pois além de participar do projeto de revitalização do Centro, trará mais proximidade com os outros órgãos e autarquias do Executivo Estadual, facilitando o deslocamento e aproximando os parceiros”, pontuou.

“Queremos trazer o maior número possível de repartições para o Centro de Vitória, contribuindo para a revitalização desse espaço tão importante para a história e o turismo do Espírito Santo. Agora, a Sedurb ficará mais próxima de órgãos como a Agência de Recursos Hídricos (Agerh) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que mudaram recentemente, e também do Palácio Anchieta, sede oficial do Governo”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Próximas transferências

Leia mais:  Alunos da Rede Estadual receberão cesta básica através de recurso financeiro enviado aos conselhos escolares

Também serão transferidas para o Centro de Vitória a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Vitória e o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES).

A Ciretran Vitória, que conta com 43 profissionais, realizará atendimento ao público num prédio de 1.816,80 metros quadrados, localizado na Rua Henrique de Novaes, com acesso também pela Avenida Princesa Isabel. A transferência está prevista para novembro e proporcionará redução de mais de meio milhão de reais por ano de gastos com aluguel.

Já o Procon-ES sairá do espaço alugado e ocupará um prédio próprio, localizado na Avenida Jerônimo Monteiro. O novo imóvel conta com 14 pavimentos, quatro elevadores, salas para treinamento, espaço de convivência, auditório, vagas de garagem, bicicletário e acessibilidade.

A mudança de sede deve acontecer até dezembro. Com a transferência, o Procon economizará mais de R$ 180 mil ao ano, pois não terá mais gastos com aluguel e condomínio.

publicidade

Política e Governo

Renzo quer estadualizar estrada em Marilândia

Publicado

Proposta transfere responsabilidade por obras e melhorias no trecho de nove quilômetros para o Executivo estadual

Importante rota de escoamento da produção agrícola do município de Marilândia, a estrada que liga a localidade de Patrimônio do Rádio até a ES-080, próximo ao Córrego do Argeu, poderá ser estadualizada. É o que propõe o deputado Renzo Vasconcelos (Progressistas) por meio do Projeto de Lei (PL) 231/2021, que teve sua proposição inicial lida em plenário no dia 2 de junho e agora segue para apreciação das comissões de Justiça, Finanças e Mobilidade Urbana.

A proposta é incluir o trecho de nove quilômetros no Plano Rodoviário Estadual, para que o governo assuma todas as despesas de construção e manutenção. A inclusão da estrada à malha estadual não geraria nenhum ônus para o município de Marilândia. Ficariam a cargo do Executivo estadual todos os passivos ambientais e também as questões jurídicas ocorridas a partir da promulgação da virtual lei.

“O município de Marilândia tem grande vocação agrícola, destacando-se pela qualidade do café produzido na região, a produção cafeeira representa boa parte das receitas do município e garante um PIB per capita de R$ 20.678,32, porém a logística de escoamento da produção é prejudicada, uma vez que o único trajeto em boas condições é por dentro da cidade, gerando inúmeros incômodos aos munícipes e prejudicando a infraestrutura urbana que não foi projetada para receber veículos de grande porte”, justifica o parlamentar na proposta.

Renzo explica ainda que o PL beneficiaria outras comunidades, ligando as mesmas a Colatina. “Além de contemplar quatro comunidades do município de Marilândia que estão diretamente ligadas ao trecho que se pretende estadualizar, este trecho seria uma continuação do asfaltamento que está prestes a inaugurar e que liga as comunidades de Sapucaia, Novo Brasil ao município de Colatina, que é o município referência para diversas necessidades dos municípios da Região Norte do Estado”, conclui.

Leia mais:  Servidores ativos, aposentados e pensionistas podem acessar contracheques pelo ‘ES na Palma da Mão’
Continue lendo

Política e Governo

Monitoramento de grandes contribuintes pela Receita Estadual recupera R$ 9,8 milhões em quatro meses

Publicado

A SGCONT (Supervisão de Grandes Contribuintes), criada no final de 2018 a partir de proposta do redesenho de processos na Sefaz-ES (Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo), já recolheu até hoje mais de R$ 22,2 milhões e lavrou autos de infração na ordem de R$ 45,1 milhões. Entre os 41 contribuintes que a Supervisão monitora, há representantes dos setores de atacado, telecomunicações, petróleo e gás, energia elétrica, mineração, siderurgia entre outros.

Somente neste ano, de março a julho, os sete Auditores Fiscais da Receita do Estado do Espírito Santo responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento dos maiores contribuintes do território capixaba, recuperaram R$ 9,8 milhões, segundo dados levantados pelo Sindifiscal (Sindicato dos Auditores Fiscais e Auxiliares Fazendários do Espírito Santo).

Os contribuintes acompanhados por esse departamento do Fisco representam hoje 43% de toda a arrecadação do Estado em ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, eles atuam em setores estratégicos para a economia capixaba – daí a elevada importância para o Estado e a necessidade de um constante monitoramento.

De acordo com Benício Costa, Auditor Fiscal da Receita Estadual e Supervisor da SGCONT, o acompanhamento e monitoramento fiscal dessa carteira de contribuintes visa também subsidiar a gestão da Administração Tributária com informações sobre o comportamento tributário do grupo, possibilitando a produção de análises sobre as variações relevantes da arrecadação dessas empresas.

“Por serem empresas de grande porte e com grande quantidade de especificidades é necessária uma auditoria de alto nível e extrema dificuldade técnica, o que torna o trabalho dos Auditores Fiscais ainda mais complexo. O trabalho consiste em monitorar constantemente as operações dessas empresas, seja a distância ou in loco, e com isso promover a arrecadação potencial das mesmas através da diminuição de possíveis erros ou fraudes fiscais nas operações”, afirma Benício.

Ainda de acordo com o Auditor Fiscal, existe uma maior aproximação entre os profissionais fazendários e as empresas monitoradas, o que faz com que seja melhorada a comunicação entre as partes, otimizando os processos e controles fiscais dos contribuintes. “Além disso, os Auditores Fiscais adquirem profundo conhecimento dos setores econômicos envolvidos e hoje já controlam arrecadação, faturamento, preços, dentre outras variáveis, e pelo know-how adquirido nos setores acabam também auxiliando os contribuintes monitorados em seus controles internos”, afirma.

“Em momentos de dificuldade, como esse que estamos vivendo atualmente, o trabalho dos Auditores Fiscais se torna ainda mais importante, pois recupera as receitas tributárias essenciais para a implementação das políticas públicas necessárias à população capixaba e contribui diretamente para o equilíbrio das contas públicas através da potencialização da receita estadual”, finaliza Benício.

Leia mais:  Governo do Estado entrega obras no viaduto da Segunda Ponte
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana