A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou, nesta segunda-feira (10), mais uma edição do Programa Sefaz de Portas Abertas, recebendo alunos do 4º período de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O encontro teve como objetivo aproximar os estudantes da atuação da Receita Estadual e apresentar temas como educação fiscal, fiscalização, contabilidade pública e regimes especiais de tributação.
Ao longo da visita, os participantes puderam compreender melhor o papel social dos tributos e conhecer diferentes frentes de trabalho da Sefaz, fomentando, por meio da troca de experiências entre auditores fiscais da Receita Estadual e estudantes, a consciência tributária e o engajamento social.
Na abertura do encontro, o subsecretário da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio, destacou a relevância da iniciativa na formação acadêmica e profissional dos futuros contadores.
Em seguida, a auditora fiscal e gerente de Atendimento e Relacionamento, Lívia Delboni Lemos, trouxe reflexões sobre a importância da educação fiscal no cotidiano do cidadão e no fortalecimento da consciência tributária.
Na sequência, os auditores fiscais Layse Tavares, subgerente de Grandes Contribuintes e Gestão de Auditorias, e Cleystanes Souza, subgerente de Regimes Especiais de Tributação, compartilharam suas experiências e apresentaram as características e responsabilidades de suas áreas de atuação dentro da Receita Estadual.
O encontro foi o terceiro realizado por meio do Programa Sefaz de Portas Abertas, que integra as ações do Programa de Educação Fiscal da Sefaz. Escolas e outras instituições interessadas em participar do projeto devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].
No segundo dia de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), em Belém (PA), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lançou, nesta terça-feira (11), o Programa Cidades ResilientES e a consulta pública do Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC). O mandatário capixaba também participou de agendas estratégicas sobre habitação, financiamento climático e cooperação entre governos regionais.
O Cidades ResilientES prevê a elaboração dos Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos para todos os 78 municípios capixabas. “Essa é uma iniciativa inovadora, pois integrará, de forma inédita, os planos de redução de risco e os planos de adaptação climática, promovendo uma gestão de riscos e um planejamento urbano mais eficiente. Seremos o primeiro Estado do Brasil com 100% dos municípios com planos de adaptação”, explicou Casagrande.
Já o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), agora aberto para consulta pública, organiza e integra ações, políticas e programas voltados ao enfrentamento dos impactos climáticos no Espírito Santo. “O Plano apresenta um diagnóstico detalhado dos riscos e vulnerabilidades climáticas, além de 26 ações estratégicas e 178 medidas específicas para fortalecer a resiliência do Estado”, acrescentou o governador.
Dentre os compromissos desta terça-feira, Casagrande integrou a mesa-redonda sobre habitação e transformação de assentamentos informais, organizada pelo Ministério das Cidades em parceria com a ONU-Habitat. “Compartilhamos como as políticas de habitação podem ser catalisadoras para a redução de desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana”, afirmou.
O governador também participou do evento “Turning Collaboration into Local Action for Just Resilience and Nature”, promovido pelas Fundações Regionais Climáticas, destacando a importância da cooperação federativa e do financiamento climático para ações locais de adaptação.
Casagrande liderou ainda uma apresentação do Consórcio Brasil Verde, do qual é presidente, com foco em mecanismos de financiamento e fundos climáticos. “Reforçamos o papel fundamental dos governos subnacionais na implementação de políticas climáticas ambiciosas e alinhadas aos acordos internacionais”, destacou.
Programa Cidades ResilientES
– Integração inédita entre adaptação climática e gestão de riscos.
– Contratação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para elaborar os 78 Planos Municipais de Adaptação e Redução de Riscos. É a primeira iniciativa do tipo na América Latina, com financiamento integral pelo Governo do Estado.
Renzo nomeou novos nomes para o comando da Fazenda, Segurança, Comunicação, Controladoria-Geral e Educação
O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), está promovendo uma reforma administrativa no primeiro escalão: cinco secretários foram trocados. As mudanças iniciaram há duas semanas, sendo a última publicada nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do município, com a nomeação da nova secretária da Fazenda.
As alterações ocorreram no comando das secretarias de Fazenda; Transporte, Trânsito e Segurança Pública; Educação; Assuntos Institucionais e Comunicação Social e Controladoria-Geral. A Subsecretaria Administrativa de Educação também tem novo nome.
Segundo o prefeito, as trocas seriam para “dar fôlego e celeridade” às entregas do município e privilegiam servidores de carreira da própria administração e profissionais da cidade.
“Até aqui tínhamos um time de secretários imbuídos de uma missão específica, que era a de chegar e alicerçar nossa administração. Mas essas mudanças, agora, foram pensadas para ganharmos tração e aprofundarmos o diálogo com os moradores, ouvindo também nossos servidores. Tenho enorme gratidão aos secretários que deixaram suas posições, mas essa mudança já estava planejada lá atrás. Colatina está olhando para o futuro”, justificou Renzo.
Além de prefeito, Renzo é presidente estadual do PSD e tem participado das movimentações para 2026. As articulações se intensificaram após a filiação do ex-governador Paulo Hartung, e o partido tem estado no centro das negociações por acordos, filiações e construção de palanques.
Recentemente, o deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) anunciou que se filiará à legenda para disputar o Senado no ano que vem.
Outro nome apontado para concorrer também é o da primeira-dama de Colatina, a médica Lívia Vasconcelos, cotada para disputar uma cadeira na Assembleia.
Apesar do clima pré-eleitoral ter tomado conta do Estado, a prefeitura nega qualquer motivação política nas mudanças do secretariado. Segundo a assessoria de imprensa, as trocas foram técnicas e não passaram por indicação partidária.
Não estão descartadas mais mudanças no primeiro escalão.
Saiba quem são os novos secretários:
Secretaria da Fazenda: Cristina Oliveira Scardua
Cristina Scardua (foto: Secom/Colatina)
Servidora de carreira do município, a contadora Cristina Oliveira Scardua assume o comando da Secretaria da Fazenda de Colatina após sete anos atuando na Superintendência de Planejamento Orçamentário. Sua nomeação foi publicada hoje (11) no Diário Oficial. Ela entra no lugar de Márcio Guedes, que deixa a gestão.
Controladoria-Geral: Jonathan Bruno Gervásio
Jonathan Gervásio (foto: Secom/Colatina)
Mestre em Ciências Sociais e Políticas, Jonathan assumiu na segunda-feira (10) o cargo de controlador-geral. Ele já atuou como procurador municipal e procurador-geral no município de Águia Branca e atualmente era auditor do município e estava interinamente à frente da Fazenda. Ele entra no lugar de Renan Leal que, desde o mês passado, é secretário de Governo.
Secretaria de Assuntos Institucionais e Comunicação Social: Eduardo Fachetti
Eduardo Fachetti (foto: Secom/Colatina)
Na Comunicação, quem assumiu foi o jornalista Eduardo Fachetti. Com MBA em Comunicação Institucional e Gestão de Marcas e pós-graduando em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, ele assumiu o posto após quase 18 anos na Rede Gazeta. Ele entra no lugar que era, até então, ocupado pelo publicitário Geison Caio Silva, que foi para a Subsecretaria de Comunicação.
Secretaria de Educação: Daniella Horta
Daniella Horta (foto: Secom/Colatina)
Para comandar a Educação, que conta com uma rede de 87 escolas municipais, foi escolhida a pedagoga Daniella Fachetti Horta. Ela é especialista em Gestão Escolar e Planejamento Educacional e mestre em Ciências da Educação. Daniella já tinha atuado na pasta por 15 anos. Nos últimos 10 meses havia sido escalada para a Secretaria de Governo. Entra no lugar de Maricelis Caetano Engelhardt, que deixa a gestão.
Também foi nomeado, nesta terça, o número 2 da pasta: o servidor de carreira Cidimar Andreatta assume a Subsecretaria de Administração da Secretaria de Educação. Ele é professor universitário e doutor em Matemática.
Transporte, Trânsito e Segurança Pública: Carlos Balbino
Major Balbino (foto: Secom/Colatina)
No último dia 24, o prefeito já havia anunciado a escalação do major da Polícia Militar Carlos Balbino para comandar a Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança Pública. Balbino é figura expoente na cidade e já era cotado para o secretariado desde a transição de governo, em 2024, aguardando apenas liberação do governo do Estado. Entra no lugar de Eliomar Dias.