conecte-se conosco


Cidades

Sefaz realiza fiscalização especial em empresas produtoras de água mineral

Publicado

Com o objetivo de garantir a conformidade fiscal e a procedência do produto que chega ao consumidor, a Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, realizou uma operação especial de fiscalização em empresas produtoras de água mineral. A ação, que teve início em março, alcançou 13 empresas: nove localizadas no Espírito Santo e quatro com sede no Rio de Janeiro, que comercializam o produto para o Estado utilizando o regime de Substituição Tributária.

Os auditores fiscais da Receita Estadual encontraram irregularidades em dez empresas, que resultaram em 13 autuações, no valor de R$ 7,2 milhões, entre o lançamento de impostos devidos e multas aplicadas. Desse total, R$ 62,1 mil já foram quitados por uma das empresas autuadas.

Os motivos para as autuações foram a venda do produto sem documento fiscal; a inclusão de alíquotas inferiores de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a utilização de valor inferior ao que consta no Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF), na utilização do regime de Substituição Tributária; além da não utilização do Selo Fiscal de Controle e Procedência, obrigatório na comercialização de água mineral.

Leia mais:  Vila Velha mantém dianteira na geração de empregos no Espírito Santo

“Na Substituição Tributária utiliza-se o PMPF da Portaria 12-R/2019, mas constatamos que muitas empresas não estavam calculando corretamente esse valor. A operação pode ter novos desdobramentos, após a finalização da auditoria em todas as empresas”, explicou o auditor e gerente fiscal da Sefaz, Lucas Calvi.

O subsecretário da Receita Estadual, o auditor fiscal Thiago Venâncio, ressaltou que o não recolhimento do ICMS de forma correta promove a concorrência desleal, prejudicando as empresas do setor que cumprem suas obrigações tributárias. “A fiscalização tem o objetivo de assegurar um ambiente de negócios íntegro e de garantir o recolhimento dos impostos, necessário para o bom funcionamento do Estado e a execução de políticas públicas em áreas como a Saúde, a Educação e a Segurança”, destacou Thiago Venâncio.

Já o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, lembrou que o documento fiscal também é uma garantia de procedência do produto, necessária para a segurança do consumo, e que a comercialização de água mineral passou a ter ainda mais controle a partir de abril de 2023, quando a utilização do Selo Fiscal de Controle e Procedência para a água vendida em galões tornou-se obrigatória.

Leia mais:  Famílias capixabas recebem apoio para ampliar produção de café e pimenta-do-reino

“O selo é um importante mecanismo de segurança tanto na esfera fiscal quanto para a segurança alimentar dos capixabas, pois a sua presença significa que o produto passou pelas inspeções sanitárias previstas em lei, que é seguro para consumo e que é proveniente de uma fonte registrada e fiscalizada”, observou Benicio Costa.

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Vila Velha mantém dianteira na geração de empregos no Espírito Santo
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Vila Velha mantém dianteira na geração de empregos no Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana