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São Mateus

Segunda oferta do Pronatec Jovem Fic oferece 400 vagas em cursos on-line gratuitos

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50 vagas serão destinadas para São Mateus

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) lança a 2ª oferta de vagas do Pronatec Jovem Fic. São 400 vagas distribuídas em 12 municípios do Espírito Santo e sete opções de cursos on-line e gratuitos. As inscrições têm início nesta sexta-feira (12) e seguem até o dia 23 de fevereiro pelo site: www.secti.es.gov.br.  

As vagas são destinadas aos moradores das 12 cidades contempladas: Colatina, Nova Venécia, Barra de São Francisco, Serra, Vila Velha, Cariacica, Aracruz, Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castelo. Sete cursos estão disponíveis para escolha da população e todos são on-line: 

  1. Assistente de Faturamento com 160 horas;
  2. Higienista de Serviços de Saúde com 240 horas;
  3. Assistente Administrativo com 160 horas;
  4. Assistente de Despachante Aduaneiro com 160 horas;
  5. Assistente de Secretaria Escolar com 180 horas;
  6. Operador de Supermercado com 160 horas;
  7. Promotor de Vendas com 160 horas. 

Assim como a 1ª oferta de vagas do Programa, os municípios foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma quantidade de vagas e de uma a três opções de curso. Veja na tabela abaixo a divisão das vagas: 

Município Curso Total de Vagas Escolaridade e idade mínima Documentação Obrigatória
 

 

Colatina, Nova Venécia e Barra de São Francisco

Assistente de Faturamento

 

Carga horária: 160 horas

 

50

 

 

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

 

 

 

 

 

O aluno deverá anexar no ato da inscrição: Documento de Identificação com Foto RG ou CNH, CPF e Comprovante de Escolaridade.

 

No caso, sendo menor de 18 anos, anexar o Termo de Autorização do Responsável de acordo com Anexo II deste edital, juntamente com Documento de Identificação do Responsável.  Termo de Autorização do Responsável.  

Conforme item 4.

Higienista de Serviços de Saúde

 

Carga horária: 240 horas

 

50

Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo

 

dade Mímina: 18 anos

 

Serra, Vila Velha e Cariacica

Assistente Administrativo

 

Carga horária: 160 horas

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Assistente de Despachante Aduaneiro

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Médio Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Assitente de Secretaria Escolar

 

Carga horária: 180 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 16 anos

 

Aracruz, Linhares e São Mateus

 

Assistente Administrativo

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

Operador de Supermercados

 

Carga horária: 160 horas

 

50 Ensino Fundamental I (1º a 5º) Incompleto

 

Idade Mímina: 15 anos

 

Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Castelo

 

Promotor de Vendas

 

Carga horária: 160 horas

 

 

50

Ensino Fundamental II (6º a 9º) Completo

 

Idade Mímina: 15 anos

TOTAL DE VAGAS OFERTADAS  

400

 

Para se inscrever, o cidadão deve acessar o site www.secti.es.gov.br, clicar na aba do menu com o nome “Pronatec”, no submenu clicar em “Inscrições” e na janela que abrir clicar no link para se inscrever. Preencher o formulário do Google Forms em que é necessário anexar a documentação exigida no Edital 01/2021. São eles:

  1. Documento de identificação com foto (RG e CNH, além do CPF e comprovante de escolaridade (certificado, declaração ou histórico escolar);
  2. Caso o candidato seja menor de 18 anos, anexar o Termo de Autorização do Responsável (o Termo está no Edital) juntamente com Documento de Identificação do Responsável;

Os requisitos exigidos para inscrição são: residir no município em que o curso é ofertado e ter a idade e escolaridade exigidas no edital de seleção. Para acessar o edital é só clicar aqui. O resultado da oferta será divulgado no dia 09 de março e as aulas iniciam no dia 16 do mesmo mês. 

Os cidadãos contemplados pela oferta poderão estudar de qualquer lugar pelo computador, tablet ou celular através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo site da Secretaria. Na plataforma, o aluno poderá assistir às videoaulas, que são gravadas, em qualquer horário do dia. Terão ainda acesso às apostilas digitais para download, participarão de fóruns de discussão e os aprovados receberão certificação.

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São Mateus

CPI requer documentos à Prefeitura e à Viação São Gabriel

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São Mateus – Presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura denúncias de irregularidades no transporte público de São Mateus, a vereadora Isamara da Farmácia estabeleceu, na reunião desta quinta-feira (18), prazos para que a Prefeitura de São Mateus e a Viação São Gabriel apresentem documentos requisitados a fim de iniciar a apuração parlamentar.

Em breves pronunciamentos, os vereadores Ciety Cerqueira (vice-presidente da CPI) e Gilton Gomes (relator) reforçaram a exigência para que a empresa cumpra integralmente as cláusulas do contrato de concessão. A rápida reunião foi acompanhada pelos vereadores Paulo Fundão (presidente da Câmara de São Mateus) e Kacio Mendes (vice-presidente e líder do Prefeito).

À Viação São Gabriel, a CPI está requerendo a apresentação de cópias, em até três dias úteis, do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) de cada ônibus utilizado pela empresa no transporte público em São Mateus.

A comissão parlamentar requer também que a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte apresente, no mesmo prazo de três dias úteis, cópias na íntegra de todos os atos executados na concessão para a Viação São Gabriel, desde o início do Contrato nº 037/2016, inclusive notificações e auditoria dos últimos cinco anos.

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À Controladoria Geral do Município de São Mateus, a CPI requer cópia na íntegra da Ordem de Serviço 002/2020, que tem por objetivo verificar possível reajuste indevido de tarifas. A comissão ainda despachou requerimento, com prazo de dois dias úteis, para que o prefeito Daniel Santana informe o nome do novo fiscal do contrato de concessão firmado com a Viação São Gabriel.

CPI

A CPI foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de 25 de março, a partir do Requerimento nº 002/2024, assinado pelos vereadores Lailson da Aroeira, Gilton Gomes, Carlinho Simião e Isamara da Farmácia. A instituição ocorreu por meio do Decreto 039/2024, de 26/03/2024, publicado em 04/04/2024. A designação dos componentes foi realizada pela Portaria 035, de 16/04/2024.

O prazo para apresentação do Relatório de Conclusão Final da Comissão Parlamentar de Inquérito será de 90 dias após a sua constituição, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, a pedido da presidente da CPI e, deferido pela Mesa Diretora, a critério desta.

A Comissão Parlamentar de Inquérito poderá determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas sobre compromisso, requisitar, de órgãos e entidades da administração pública, informações e documentos. A CPI tem a prerrogativa ainda de requerer audiência de vereadores e secretários municipais, tomar depoimento de autoridades municipais, requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.

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São Mateus

CPI do transporte público define presidente e relator em São Mateus

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Reuniões em plenário serão às terças e quintas-feiras, às 9h

São Mateus – A vereadora Isamara da Farmácia é a presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instituída para apurar possíveis irregularidades no Contrato nº 037/2016, firmado pela Prefeitura de São Mateus e a empresa Viação São Gabriel Ltda., que versa sobre a concessão do transporte público no município. A eleição aconteceu na reunião inaugural, realizada na tarde de terça-feira (16/04), no Palácio Legislativo Matheus Cunha Fundão. Na ocasião, também foram eleitos, por unanimidade, a vice-presidente vereadora Ciety Cerqueira e o relator Gilton Gomes.

Após ser empossada, Isamara informou que as reuniões da chamada CPI da Viação São Gabriel serão realizadas ordinariamente às terças e quintas-feiras, às 9h, no Plenário Lizete Conde Rios Cavalcante, na sede do Poder Legislativo Municipal. A CPI utilizará ainda a Sala da Coordenadoria para guarda de documentos e outras ações relacionadas à comissão parlamentar.

Isamara requisitou também uma equipe de apoio, formada pelos seguintes servidores da Câmara Municipal: Ticiane da Silva Junco, Manoel Costa da Cruz, Janerson Rodrigues, Gabriel Almeida Ferreira, Emmanuel Berlarmindo Queiroz, Elisa Eduarda Grespo, Aline de Souza Pereira e Antônio Pichara dos Santos Sily. A servidora pública municipal Edkelly de Brito da Silva Souza atuará como secretária ad hoc.

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A reunião inaugural da CPI da Viação São Gabriel foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão. Regimentalmente, ele apresentou os três membros da comissão parlamentar e convocou para presidir interinamente os trabalhos o vereador mais idoso, Gilton Gomes, que comunicou a pauta com eleição de presidente, vice-presidente e relator(a).

No curto discurso, a vereadora Isamara disse que faz parte da CPI “com muita satisfação”. Ela ressaltou que desde pequena ouve relatos de problemas com o transporte coletivo urbano de São Mateus. Isamara determinou que a instituição da comissão e a sua composição fossem comunicadas por ofício ao prefeito Daniel Santana, ao Ministério Público Estadual e à 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.

CPI

A CPI foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária de 25 de março, a partir do Requerimento nº 002/2024, assinado pelos vereadores Lailson da Aroeira, Gilton Gomes, Carlinho Simião e Isamara da Farmácia. A instituição ocorreu por meio do Decreto 039/2024, de 26/03/2024, publicada em 04/04/2024. A designação dos componentes foi realizada pela Portaria 035, de 16/04/2024.

O prazo para apresentação do Relatório de Conclusão Final da Comissão Parlamentar de Inquérito será de 90 dias após a sua constituição, podendo ser prorrogado por igual e sucessivo período, a pedido da presidente da CPI e, deferido pela Mesa Diretora, a critério desta.

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De acordo com o Regimento Interno da Câmara de São Mateus, a CPI poderá requisitar funcionários dos serviços administrativos da Câmara, bem como, em caráter transitório, de qualquer órgão da administração pública direta, indireta, entidades de utilidade pública e funcional, necessários aos seus trabalhos.

A Comissão Parlamentar de Inquérito poderá também determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas sobre compromisso, requisitar, de órgãos e entidades da administração pública, informações e documentos. A CPI tem a prerrogativa ainda de requerer audiência de vereadores e secretários municipais, tomar depoimento de autoridades municipais, requisitar os serviços de quaisquer autoridades, inclusive policiais.

O Regimento Interno da Câmara de São Mateus estabelece que testemunhas que não comparecerem à convocação, sem motivo justificado, sua intimação será solicitada ao Poder Judiciário.

INÚMEROS PROBLEMAS

A chamada CPI da Viação São Gabriel foi criada após várias tentativas da Câmara Municipal de obter soluções para os inúmeros problemas relatados por usuários do transporte coletivo de São Mateus, principalmente estudantes secundaristas e universitários.

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