conecte-se conosco


Entretenimento

Seis municípios capixabas estão entre os primeiros habilitados do ‘Destinos Turísticos Inteligentes’

Publicado

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou, nessa terça-feira (09), a lista com municípios habilitados a fazerem parte da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Ao todo, seis municípios do Espírito Santo foram habilitados nesta primeira etapa classificatória: Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Vitória e Vila Velha. A partir daí, serão escolhidos 10 para participarem da estratégia.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos selecionados consultoria para realizarem diagnóstico e auxiliar na construção de um plano de transformação, bem como apoiar no planejamento de um sistema de gestão de Destinos Turísticos Inteligentes.

Os destinos não selecionados têm até o dia 12 de maio para encaminhamento de recurso administrativo, que será analisado pela Comissão, que contou com integrantes do MTur, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Vemos com alegria o Espírito Santo ter seis municípios selecionados nesta primeira etapa. O DTI é uma ação inovadora e vai fortalecer os destinos, deixando-os cada vez mais preparados para receberem o turista”, comemora o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles.

Leia mais:  Denílson acaba com Belo na Justiça e fica com dinheiro de shows

A divulgação final da primeira etapa ocorrerá no dia 17 de maio, momento em que será iniciada a fase de análise dos documentos classificatórios. Os destinos classificados serão anunciados preliminarmente no dia 26 de maio e o resultado final do edital, com o anúncio dos dez classificados, será realizado no dia 7 de junho de 2023.

“O DTI é uma ação que transformará realidades, conferindo mais competitividade aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. É mais investimento no turismo do nosso Brasil”, destaca a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

As cidades que integrarão o projeto que visa transformá-las em DTIs vão passar por um diagnóstico que apontará uma estratégia para o desenvolvimento do turismo local, além da capacitação de gestores locais do setor. Os municípios definirão os seus cronogramas de implantação com base nos resultados da avaliação realizada e de acordo com as principais necessidades e possibilidades de cada um. O trabalho desenvolvido segue nove pilares: Governança, Inovação, Tecnologia, Sustentabilidade, Acessibilidade, Promoção e Marketing, Segurança, Mobilidade e Transporte, e Criatividade.

Leia mais:  Denise Pontes e Confraria Musical são as atrações do Luau da Vila nesta sexta-feira

O acompanhamento e a avaliação do Projeto serão realizados por técnicos do MTur, com consultores do Instituto Ciudades del Futuro, que visitarão os municípios selecionados, verificando o andamento do projeto e emitindo, ao final desse acompanhamento, um relatório conclusivo.

DTI

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes, o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.

Esta é segunda edição do Projeto, que já foi realizado como projeto-piloto e selecionou 10 destinos: Brasília/DF e Campo Grande/MS (Centro-Oeste): Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte). Todos receberam certificados de “DTI em Transformação”.

CLIQUE AQUI e confira a lista de municípios habilitados na primeira etapa.

publicidade

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  Jornalista defende Marcius Melhem e acusa atrizes de conluio

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

Entretenimento

Pianista capixaba apresenta recital inédito em Vitória

Publicado

Recital solo de Estêvão Gomes, de 16 anos, marca a segunda execução integral da obra no país e acontece no Teatro Sônia Cabral

O Teatro Sônia Cabral, em Vitória, será palco de uma apresentação rara no Brasil, na quinta-feira (12), às 20h. O pianista capixaba Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, interpretará os 27 Estudos de Frédéric Chopin em um recital solo, feito notável na história da música erudita nacional.

A execução da obra completa é considerada um dos maiores desafios da literatura pianística. Há registro de apenas uma apresentação integral em recital ao vivo no Brasil, realizada em 1978 pelo pianista potiguar Oriano de Almeida. O concerto de Estêvão, portanto, será um marco para a música clássica no país.

Intitulado “Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin”, é resultado de quatro anos de preparação intensa. Desde os 12 anos, o jovem músico vem estudando mais de seis horas por dia, sem pausas semanais, sob orientação da professora Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo.

Leia mais:  Rota dos Queijos em João Neiva: uma jornada de sabor e tradição

Os ingressos para o recital estão disponíveis na Sympla, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Quem é Estêvão Gomes

Natural da cidade de Serra, Estêvão Gomes acumula mais de 30 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para participações em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022, venceu o Concurso de Piano Souza Lima e o National Pro Music Competition, nos Estados Unidos.

A projeção nacional veio em 2024, quando venceu o programa Prelúdio, da TV Cultura, interpretando o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a Orquestra Prelúdio, regida por Júlio Medaglia. Como prêmio, conquistou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, além de apoio financeiro para sua estadia no exterior.

Serviço

Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin – com Estêvão Gomes

  • Data: Quinta-feira, 12 de junho
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro Sônia Cabral – Centro, Vitória/ES
  • Ingressos: Disponíveis pelo Sympla ou na secretaria da Escola Gabriel Camargo

Leia mais:  Integrantes das bandas Psirico e do Samba Trator brigam no palco
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana