Segurança
Sejus e IJSN promovem Cantata de Natal On-line
Publicado
24/12/2020 - 13:10
Uma Cantata de Natal entoada por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica, unidade administrada pela Secretaria da Justiça (Sejus), foi realizada, nessa terça-feira (22), em um evento on-line, no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória. A transmissão pôde ser acompanhada pelo canal do IJSN no Youtube, no link https://bit.ly/youtubeijsn . O evento também marca as comemorações de 45 anos do Instituto.
“É com grande satisfação que recebemos as internas da Unidade da Sejus aqui no Instituto Jones, neste período de Natal. Elas trazem uma mensagem de esperança e vida, num ano atípico, com este período de pandemia. E brindam as comemorações de 45 anos do Instituto Jones com este belíssimo trabalho de ressocialização promovido pela Sejus”, destacou o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira.
Composto por 22 internas, o coral garantiu uma apresentação repleta de emoção e magia natalina com clássicos como: “Primeiro Natal”, “Noite Feliz”, “Vem que está chegando o Natal” e “Surgem anjos”. A subsecretária de Estado de Ressocialização da Sejus, Regiane Kieper, prestigiou o evento.
“A Sejus investe em projetos e ações para criar oportunidades e fazer com que a pessoa privada de liberdade retorne para a sociedade de forma transformada, como um cidadão produtivo, longe da criminalidade. Assistimos a uma belíssima apresentação e o que desejamos é que toda essa magia do Natal renove as forças de cada integrante do coral, que elas possam, no futuro, sair renascidas do cárcere para celebrar o Naatal junto de suas famílias, de uma maneira diferente”, afirmou a subsecretária.
A diretora da unidade prisional, Graciele Sonegheti Fraga, ressaltou que a ideia de formar um coral surgiu da juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha. O formato da cantata atende às recomendações de prevenção à Covid-19. “Tivemos um ano de grandes desafios devido à pandemia do novo Coronavírus e os eventos on-line refletem bem essas adaptações que ainda são necessárias para evitar o contágio da doença. Só temos a agradecer a toda a equipe do IJSN, a nossa equipe e aos voluntários músicos que tornaram essa apresentação possível. A cantata realizada hoje representa bem as ações da Secretaria da Justiça, que vai muito além de custodiar. É dar condições para que essas mulheres tenham oportunidade de capacitação profissional, de trabalho e chance de transformação”, disse Graciele Sonegheti Fraga.
Músicos voluntários foram responsáveis pelo repertório ensaiado, como o maestro Renato Gonçalves, a maestrina Simone Vaz Lopes e o tecladista Diego Guimarães, que conduziram a apresentação com o coral de internas. O diretor do IJSN também citou o cuidado com a prevenção da Covid-19 com a realização de uma cantata on-line.
“Este ano, vamos ter que passar o Natal de forma diferente, com um pouco mais de restrições e afastamento físico. Pensamos em transmitir o evento pelo canal do YouTube, de forma a ampliar o alcance deste momento e proporcionar também aos familiares das internas que assistiram a esta apresentação artística-cultural delas, uma oportunidade de transformação por meio da música”, ressaltou Lira.

Segurança
PMs presos em operação são suspeitos de fazer parte de grupo de extermínio no ES
Publicado
18/05/2022 - 21:41
Ministério Público apresentou denúncia contra cinco suspeitos presos na semana passada, entre eles os três PMs. Eles teriam participado do assassinato de um rapaz, em fevereiro deste ano, como forma de vingar a morte do sargento Romania
As cinco pessoas presas em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na última sexta-feira (13), são investigadas por integrarem um suposto grupo de extermínio que atua no bairro Itararé, em Vitória.
Os suspeitos foram denunciadas pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) pelo assassinato de Felipe Antônio Alves Chaves, de 18 anos, morto no dia 21 de fevereiro deste ano, na região. Entre os investigados, três são policiais militares.
Segundo o Ministério Público, os policiais investigados são Ronniery Vieira Peruggia, José Moreno Valle da Silva e Welquerson Cunha de Moraes. Já os outros dois suspeitos são Walace Luiz dos Santos Souza e Glaydson Alvarenga Soares.
A denúncia do MPES aponta que os investigados teriam assassinado Felipe com 15 tiros, como forma de vingança pela morte do sargento Marco Antônio Romania, que havia sido morto poucos dias antes, em Joana D’Arc, também na Capital.
Os anexos do documento mostram que, no dia da morte de Felipe, câmeras de segurança da Prefeitura de Vitória flagraram quatro pessoas em um carro, modelo Honda Civic, e outras duas em uma moto. O garupa da motocicleta usava um colete à prova de balas da Polícia Militar.
Segundo a denúncia, a placa do carro usado no dia do crime era fria. O dono do veículo foi procurado pelos investigadores e informou que vendeu o automóvel, em setembro de 2020, para o policial Ronniery.
Com base nas investigações, o Gaeco chegou à conclusão que o piloto da moto bloqueou a rua no dia do crime. Ele estaria acompanhado de Glaydson, apontado pelo Gaeco como o possível carona no momento do homicídio de Felipe.
Ainda segundo o MPES, Glaydson também é responsável pelo perfil nas redes sociais do suposto grupo de extermínio. Após análises das provas, o Gaeco chegou à conclusão de que os cinco homens são os executores do assassinato de Felipe.
“No horário do homicídio, que foi durante a madrugada do dia 21, ele estava em sua residência, com esposa e filhos. Ele saiu do trabalho por volta de meia-noite, 1h, e foi direto para a residência — pelo menos no que consta no relato dele —, onde permaneceu até o dia seguinte, quando voltou ao trabalho”, disse o advogado.
A defesa afirma ainda que existe uma contradição na denúncia do Gaeco. “Na representação, ora o meu cliente está no banco do carona, em um veículo, ora ele está no carona da motocicleta. Está uma coisa tão fantasiosa contra o Glaydson que sequer sabem onde ele estava — ou no veículo ou na motocicleta”, alegou.
O advogado também nega a participação do cliente em um suposto grupo de extermínio. “É um grupo de WhatsApp. Não de grupo de extermínio, mas de pessoas que trabalham na segurança pública e privada, outras pessoas que são admiradoras também. Mas ali não quer dizer que seja um grupo de extermínio. Da mesma forma que, com certeza, existem grupos de WhatsApp de promotores, de advogados, de jornalistas, de todas as profissões”, afirmou.
A defesa garante a inocência de Glaydson e alega que a prisão é injusta. “Teve uma delação de um dos acusados, onde delatou o nome de alguns supostos participantes. As imagens não mostram nitidamente esses participantes. São suposições baseadas numa delação. E o delator, em momento algum, cita o nome do Glaydson”, ressaltou Martins.
Já a defesa de Walace Luiz dos Santos Souza informou que, neste momento, não vai se pronunciar. A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa dos três policiais militares.
De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Glaydson e Walace estão presos na Penitenciária de Segurança Média 1, em Viana.
O que dizem a Polícia Militar e o Ministério Público
Por meio de nota, a Polícia Militar do Espírito Santo informou que prestou apoio em uma operação policial decorrente de investigação conduzida pela 14ª Promotoria de Justiça Criminal de Vitória, com apoio do Gaeco-MPES, no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.
No entanto, disse que o fato está sob sigilo judicial decretado e que não há detalhes que possam ser divulgados.
A produção da TV Vitória também pediu uma entrevista ao Ministério Público, sobre a acusação. No entanto, a assessoria de comunicação do órgão respondeu que ninguém pode falar sobre o caso porque o processo está sob sigilo.
Segurança
PCES participará de desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense
Publicado
18/05/2022 - 16:08
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participará do desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense, em Vila Velha, na próxima segunda-feira (23). A solenidade contará com a presença integrantes Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícias Militar do Espírito Santo (PMES) e Civil do Espírito Santo (PCES), Guardas Municipais, escolas de samba e 78 escolas municipais, entre outros.
O Desfile acontecerá na Avenida Jerônimo Monteiro, a partir das 8h, em Vila Velha, e marca ainda a celebração do aniversário dos 487 anos do município. Representando a PCES, participarão do evento os policiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), além da Delegacia Regional de Guarapari (SPRM), Departamento de Identificação (DEI), Divisão Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – Projeto Homem que é homem, Delegacia móvel e a especializada Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC), DFRV e Gabinete do Delegado-Geral.
O delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ressalta que essa é uma data muito importante, que possibilita o agradecimento. “Sou um colono tardio, e só tenho a agradecer a essa terra e povo que me receberam com tanto carinho. É uma honra viver no Espírito Santo. Convido a todos para celebrar a data e, por que não, refletir sobre como podemos contribuir para tornar nosso Estado cada vez mais próspero e seguro”, conta.

Em encontro, Bolsonaro chama Elon Musk de ‘mito da liberdade’

Parceria da Suzano e Detran-ES ilumina o Buda de Ibiraçu nas cores do Maio Amarelo

Governo repassará R$ 7,7 bi para Estados e municípios de recursos do pré-sal

Dores do Rio Preto recebe novos investimentos do Governo do Estado

Bancos: regras de segurança serão alteradas
São Mateus


Governo do estado garante mais cursos de qualificação para São Mateus
As vagas são para o programa Qualificar-ES, do Governo do estado e as inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira...


Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus
Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem...


US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM
São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um...
Política e Governo


Dores do Rio Preto recebe novos investimentos do Governo do Estado
O Governo do Estado segue trabalhando para a melhoria de vida dos capixabas de todas as regiões. Na microrregião Caparaó,...


Bancos: regras de segurança serão alteradas
Proposta do governo aprovada pelos deputados adapta lei estadual à federal, contemplando cooperativas de crédito Os deputados aprovaram, na sessão...


Setades e Esesp apresentam curso EAD sobre a primeira infância
O curso “O Desenvolvimento da Primeira Infância” foi lançado, na manhã desta quinta-feira (19), no auditório da Escola de Serviço...
Segurança


PMs presos em operação são suspeitos de fazer parte de grupo de extermínio no ES
Ministério Público apresentou denúncia contra cinco suspeitos presos na semana passada, entre eles os três PMs. Eles teriam participado do...


PCES participará de desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) participará do desfile cívico em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense, em Vila...


Prejuízo de R$ 50 mil: suspeitos de furtar e matar gados no ES são presos
Segundo a polícia, eles são suspeitos de cometer furtos de gado nos últimos dias, incluindo o de três vacas matrizes...
Camisa 10


Kléber Andrade vai receber torneio internacional de seleções sub-20 em junho
A competição em terra capixaba é uma das etapas de preparação da seleção brasileira sub-20 visando o Torneio Sul-Americano Conmebol,...


Brasil não terá seu melhor árbitro na Copa. Peru derrubou Daronco. Wilton Sampaio e Claus serão os juízes no Catar
A Federação Peruana entrou em guerra na Fifa contra Daronco por conta do jogo contra o Uruguai. Ele confiou no...


Capixabas da natação paralímpica conquistam 19 medalhas em Campeonato Brasileiro
A delegação de natação paralímpica capixaba do Clube Álvares Cabral retornou do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, disputado na semana passada...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Segurança26/03/2020 - 10:54
Cadastro de familiares de presos será feito pelo WhatsApp