conecte-se conosco


Segurança

Sejus implanta novo sistema para aprimorar gestão da alimentação nas unidades prisionais

Publicado

As unidades prisionais do Espírito Santo passaram a contar, desde o início deste mês, com um novo sistema de gestão da alimentação destinada à população carcerária. Desenvolvido pela Gerência de Tecnologia, Informação e Comunicação (GTIC) em parceria com a Gerência de Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos dos Estabelecimentos Penitenciários (Gefap), o sistema tem otimizado o controle e a fiscalização dos contratos de fornecimento de refeições geridos pela Secretaria da Justiça (Sejus).

Atualmente, o sistema prisional capixaba opera com cozinhas centralizadas responsáveis por fornecer as refeições aos internos. São cerca de 100 mil refeições servidas diariamente, entre café da manhã, almoço, lanche e jantar.

De acordo com o gerente da Gefap, Felipe Vargas, a nova ferramenta traz mais agilidade e transparência à gestão. “Com o novo sistema, conseguimos gerenciar de forma mais dinâmica a entrega das refeições nas unidades prisionais. Também oferecemos aos servidores uma ferramenta moderna, intuitiva e eficiente para o acompanhamento do serviço”, destacou.

O sistema permite registrar o recebimento das refeições e eventuais ocorrências de aspectos qualitativos (horário de entrega, cardápio, higiene dos utensílios, aparência, aroma, sabor e textura) e quantitativos (peso e temperatura) fatores que auxiliam na avaliação da qualidade do alimento entregue. Além disso, o painel de conferência em tempo real possibilita o monitoramento das movimentações e o registro de eventuais inconformidades.

Leia mais:  Sistema prisional do Espírito Santo é o primeiro a compor cadastro nacional de identificação biométrica do País

“A ferramenta garante maior controle e precisão nos dados, gera estatísticas e permite acompanhar em tempo real o cumprimento dos contratos. É um avanço importante para a gestão e a transparência dos serviços de alimentação”, concluiu Vargas.

A diretora da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV), Grazielli Criptan Murari da Cunha Porto, pontuou os benefícios do sistema na conferência da alimentação.

“Observamos que o aperfeiçoamento da ferramenta deixou o sistema mais intuitivo e de fácil manuseio para o servidor responsável pela conferência. O layout aprimorado tem facilitado significativamente o trabalho, permitindo que o servidor realize correções no formulário dentro do prazo de 24 horas. A grande inovação está na praticidade que a ferramenta oferece ao gestor. O ateste do serviço prestado tornou-se mais simples e ágil, uma vez que relatórios e estatísticas são gerados automaticamente. Isso proporciona maior transparência, reduz o tempo de conferência e evita o retrabalho”, assegurou.

publicidade

Segurança

Homem é preso suspeito de utilizar jogos online para aliciar e abusar de crianças no ES

Publicado

Na residência do suspeito, os policias encontraram diversos materiais que mostravam os abusos sendo praticados contra os menores

Um homem, de 32 anos, foi preso em Nova Venécia, região Noroeste do Espírito Santo, suspeito de aliciar crianças e adolescentes pela internet e abusar sexualmente das vítimas. Na casa do investigado, foram encontrados materiais que mostram os crimes praticados contra os menores de idade.

Segundo as investigações, o suspeito utilizava jogos online e redes sociais para se aproximar das vítimas, meninos e meninas de idades entre 9 a 13 anos.

De acordo com a delegada Amanda Oliveira, responsável pelo caso, o suspeito entrava em contato com as vítimas e logo formava vínculos com elas, muitas vezes por meio dos jogos.

“Ele se utilizava de jogos como Roblox, Free Fire, das mídias sociais, como Instagram, WhatsApp, para abordar essas crianças e adolescentes. Ao se aproximar destes menores, começava a criar um vínculo com eles” , relatou.

Mãe de vítima denunciou abuso

O caso foi descoberto após a mãe de uma das vítimas, um adolescente, de 13 anos, denunciar o caso à Polícia Civil. Ela passou a desconfiar de algo após notar mudanças consideráveis na personalidade do filho.

Leia mais:  Suspeito tenta invadir casa e morre após receber golpe 'mata-leão' em Cariacica

Ela relatou que o garoto passou a ficar mais quieto e isolado, além de não participar das atividades da casa. A mulher entrou nas redes sociais do adolescente e encontrou diversas conversas de cunho sexual com o suspeito.

“Ela então se deparou com o filho conversando com o investigado. Nessas conversas, a mãe pode notar uma troca de mensagens de cunho sexual, onde esse investigado estava aliciando esse menor e fazendo com que esse menor enviasse vídeos dele em manipulação do corpo”, disse a delegada.

O suspeito chegou, inclusive, a entrar em contato com a mãe da vítima para intimidá-la e tentar dissuadi-la de fazer a denúncia, o que não adiantou.

Suspeito abusava de crianças e registrava os crimes

Além dos abusos virtuais, o homem também chegou a violentar crianças e adolescentes na própria casa onde morava.

Na residência do suspeito, os policias encontraram diversos materiais que mostravam os abusos sendo praticados contra os menores, inclusive, contra uma menina de 9 anos.

“Ele não apenas abusava virtualmente das vítimas, como também presencialmente de muitas vítimas. Há muitas imagens ali que comprovam essas relações”, afirmou a delegada Amanda Oliveira.

O suspeito foi preso em um viveiro onde estava trabalhando, em Nova Venécia. Quando policiais chegaram ao local, colegas de trabalho não souberam identificá-lo pelo nome apresentado pelos investigadores, já que o homem usava uma identidade falsa e se apresentava como “Lucas”.

Os policiais também descobriram que o suspeito já havia sido preso em 2023 por um crime semelhante. A prisão preventiva foi pedida à Justiça. O suspeito foi autuado por aliciamento, corrupção de menores e identidade falsa.

Continue lendo

Segurança

Câmeras de reconhecimento facial já ajudaram a levar 500 bandidos para a prisão no ES

Publicado

Estado tem mais de 700 câmeras com o sistema, inclusive em ônibus. Dos presos, 66 eram procurados por assassinato e 21 por estupro

O Espírito Santo chega à marca de 500 prisões efetuadas com o apoio das câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. As capturas ocorreram em locais de grande movimento e também em ônibus do sistema Transcol, onde estão instaladas as câmeras que utilizam o sistema.

As ações contaram com a atuação conjunta de policiais militares, civis e guardas municipais.

O governador Renato Casagrande destacou que o resultado é fruto de investimento, planejamento e integração entre as forças de segurança.

Essa é uma conquista importante, que mostra como o uso responsável da tecnologia pode qualificar a ação policial, reduzir a impunidade e retirar das ruas pessoas envolvidas em crimes graves.

Renato Casagrande, governador do ES

Desde o início do programa, já foram detidos criminosos procurados por diversos delitos, entre eles tráfico de drogas (104), roubo (88), homicídio (66), furto (24) e estupro (21).

O vice-governador, Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente, ressaltou que o trabalho integrado tem produzido reflexos positivos nos índices de criminalidade.

O recado é claro: no Espírito Santo, não há espaço para impunidade. Vamos continuar avançando com inteligência, integração e valorização dos profissionais da segurança. Os números comprovam a efetividade do trabalho, com redução de homicídios e outros crimes. Nosso compromisso é fazer do Espírito Santo um dos estados mais seguros do país.

Ricardo Ferraço, vice-overnador do ES

Já o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, explicou que o reconhecimento facial tem contribuído para aumentar a precisão das abordagens e proteger as equipes em serviço.

A câmera não prende ninguém, mas é uma ferramenta fundamental para identificar foragidos. Criamos protocolos rigorosos para garantir que a abordagem só aconteça após a confirmação total da identidade. Assim, evitamos erros e garantimos justiça. Muitos criminosos que estavam foragidos há anos foram finalmente capturados.

Leonardo Damasceno, secretário da Segurança

Atualmente, o Estado conta com mais de 700 câmeras ativas, que enviam imagens em tempo real para o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), da Secretaria da Segurança Pública.

Leia mais:  Ex-agente penitenciário é morto a tiros em São Mateus

As informações são repassadas às equipes de campo, o que aumenta a agilidade das operações e reforça a sensação de segurança da população.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana