conecte-se conosco


Segurança

Sejus implanta sistema de videomonitoramento perimetral no Centro de Detenção Provisória da Serra

Publicado

A Secretaria da Justiça (Sejus) inaugurou, nesta segunda-feira (14), o sistema de videomonitoramento perimetral do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS). Com Inteligência Artificial (IA), a solução visa a reforçar a segurança do perímetro externo da unidade prisional ao identificar, em tempo real, atividades suspeitas ou tentativas de fuga.

Esta é a primeira unidade do Estado a contar com o equipamento, que é acompanhado de software de gerenciamento e visualização do parque de câmeras. Mais nove unidades prisionais do Espírito Santo terão o sistema implantado ainda no primeiro semestre deste ano.

Para a implantação da tecnologia, a Sejus investiu cerca de R$ 10 milhões na aquisição de 80 câmeras e seus componentes de gerenciamento. O contrato foi firmado com o Consórcio Motorola Solutions Minas Gerais. De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, a solução vai reforçar a segurança dos complexos.

“O videomonitoramento perimetral permite aumentar a segurança da unidade prisional e a gestão dos recursos humanos. Com o sistema inteligente, conseguimos ampliar nossa capacidade de vigilância, concentrando os esforços operacionais em outras tarefas igualmente importantes”, destacou Rafael Pacheco.

Leia mais:  Coelho é encontrado dentro de mochila com maconha e vai parar na delegacia no ES

As câmeras contam com tecnologia infravermelho e são equipadas com microfone embutido, com capacidade analítica para a detecção de eventos de áudio, como grito, tiro e quebra de vidro, oferecendo um nível de supervisão que vai além da capacidade humana, permitindo vigilância contínua e ininterrupta, dia e noite.

No Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS), foram instaladas 16 câmeras na área externa, além da central de monitoramento. A segurança perimetral envolve o monitoramento constante das áreas ao redor da unidade prisional para detectar e prevenir atividades suspeitas, tentativas de fuga ou a introdução de itens proibidos.

A implantação do sistema de videomonitoramento perimetral foi coordenada pela Subsecretaria de Infraestrutura e Tecnologia (SIT), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC).

“O sistema prisional capixaba vem avançando na implementação de novas tecnologias e é o primeiro no Brasil a utilizar este tipo de solução vocacionada para a segurança de presídios”, pontuou o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sejus, Rodolfo Nascimento.

O sistema também será implantado nos Centros de Detenção Provisória de Guarapari, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim e São Domingos do Norte; nas Penitenciárias de Segurança Máxima 1 e 2; Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 (PEVV1); Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2), e no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).

Leia mais:  Criminosos devolvem carro roubado com cadeira especial de criança e deixam bilhete: "Tanque cheio"

publicidade

Segurança

Cadela flagra 10 kg de maconha em encomenda enviada pelos Correios

Publicado

O material apreendido será encaminhado para exame pericial e as investigações seguem em andamento

cadela farejadora Athena ajudou a Polícia Civil a encontrar e apreender aproximadamente 10 quilos de maconha em uma encomenda enviada pelos Correios a Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo.

A operação ocorreu nesta sexta-feira (13), após informações repassadas pelo Setor de Inteligência dos Correios ao Centro de Inteligência e Análise Telemática da Região Sul (CIAT-SUL) e à Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) de Cachoeiro de Itapemirim.

Durante a inspeção, que ocorreu no centro de distribuição dos Correios, a cadela sinalizou para uma das encomendas. Ao abrirem a caixa, os policiais encontraram 17 tabletes de substância similar à maconha, com cerca de 10 quilos.

Destinatária da droga não é localizada

De acordo com o chefe da 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, delegado Rômulo Carvalho Neto, a destinatária da droga não foi encontrada, e não havia endereço na encomenda.

O material apreendido será encaminhado para exame pericial e as investigações seguem em andamento.

Leia mais:  Guarda de Vitória participa de curso nacional de atendimento a mulheres vítimas de violência

Continue lendo

Segurança

Frentista furta carro, chantageia dono de posto e é preso em Cariacica

Publicado

O suspeito, de 23 anos, era funcionário da vítima e furtou o veículo no posto de gasolina da qual ela é proprietária

Um frentista, de 23 anos, e um comparsa, de 21, foram presos por extorsão em Cariacica. Eles são suspeitos de furtarem um carro e cobrarem R$ 10 mil ao dono para devolver o veículo.

O suspeito de 23 anos era funcionário da vítima e furtou o veículo no posto de gasolina da qual ela é proprietária.

À Polícia Civil, a vítima relatou que o criminoso teria invadido o imóvel na madrugada de segunda-feira (9), desligado o medidor de energia elétrica e desativado o sistema de videomonitoramento. As câmeras registraram apenas a chegada do homem ao posto.

O primeiro suspeito, de 21 anos, foi preso enquanto negociava o pagamento da quantia exigida da vítima. Aos policiais, ele relatou que indicou o local onde o veículo estava escondido e revelou a identidade do comparsa.

Ele foi preso em casa, no bairro Flexal II, onde os policiais encontraram a chave do carro da vítima.

Leia mais:  Criminosos devolvem carro roubado com cadeira especial de criança e deixam bilhete: "Tanque cheio"

Frentista preso em posto de combustível

Com base nas novas informações, os policiais se dirigiram ao posto de combustíveis, localizado no trevo de São Conrado, onde encontraram e prenderam o segundo suspeito.

Ele foi apontado como a pessoa responsável por repassar o veículo ao comparsa, após o furto.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana