conecte-se conosco


Camisa 10

Seleção capixaba de handebol é vice-campeã do Brasileiro de Seleções masculino

Publicado

A seleção de handebol masculino juvenil do Espírito Santo foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Seleções 2024. O time capixaba disputou a final contra a equipe do Rio de Janeiro, que levou o título. A competição teve início no dia 16 e terminou no último sábado (21), em Juiz de Fora, Minas Gerais.

A delegação do Espírito Santo contou com 50 pessoas no total, incluindo atletas, técnicos e árbitros, que viajaram para o local da competição com transportes concedidos por meio do programa Vai Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

O campeonato foi um evento oficial da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e contou com nove equipes de diferentes estados do País na disputa masculina: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A competição marcou o encerramento da temporada 2024 da modalidade.

Leia mais:  Venda de ingressos para os jogos de Flamengo e Fluminense no ES já está aberta. Veja detalhes!
publicidade

Camisa 10

Vitória recebe Campeonato Brasileiro de Optmist até o dia 14

Publicado

300 velejadores entre 7 e 15 anos, vindos de vários estados do Brasil e de outros países disputam o campeonato

Vitória está recebendo o 53º Campeonato Brasileiro de Optimist, que reúne cerca de 300 velejadores, entre 7 e 15 anos, brasileiros e estrangeiros, na capital do Estado. O torneio segue até a próxima terça-feira (14).

As fases classificatórias da competição seguem até este sábado (11). As finais estão programadas para as próximas segunda (13) e terça-feira (14), quando será realizada a premiação e o encerramento oficial do evento.

Entre os jovens velejadores da competição, estão atletas da Argentina, Peru e Estados Unidos, além dos brasileiros vindos de diversos estados. O evento é promovido pelo Iate Clube do Espírito Santo (ICES).

A vela é uma das modalidades mais vitoriosas do Brasil, com 19 medalhas olímpicas, sendo oito de ouro. O Comodoro Fabiano Pereira destacou que o evento prepara “uma nova geração de velejadores que honrem a tradição brasileira”

Segundo o comodoro, a classe Optimist ajuda crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades técnicas, disciplina e amor pelo mar.

“Trabalhamos para ranquear bem nossos atletas e formar futuros campeões”, ressalta.

Para o diretor de Vela, Victor dos Santos Neves Filho, a flotilha do Espírito Santo vai disputar pelo pódio. Mariana Santos Neves conquistou o segundo lugar geral e o primeiro lugar feminino nas regatas preparatórias para a competição. Entre os meninos, Nicolas Jungue foi o melhor capixaba na classificação geral masculina.

Leia mais:  CBF adia por 20 dias jogos de times gaúchos devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Condições climáticas

Conhecida como “Ventória” pela força dos ventos, Vitória apresenta condições climáticas que tornam a raia local uma das melhores do Brasil. 

Para garantir a segurança dos atletas, a Comissão de Regata estabeleceu um limite de 16 nós (cerca de 28 km/h) para a realização das provas. O limite considera não apenas a intensidade do vento, mas também as condições do mar

Vitória como sede

O comodoro destacou o ICES como sede do evento.

“Recebemos o Campeonato Brasileiro em 2017, mas este ano estamos ainda mais preparados para atender a um número maior de atletas”, afirmou.

Além de sua importância local, o campeonato é crucial no cenário nacional e internacional. As regatas definem o ranking brasileiro, que, junto com uma seletiva, selecionará os representantes para os campeonatos internacionais de maior prestígio, como o Mundial, Sul-Americano, Asiático, Africano e Norte-Americano.

Continue lendo

Camisa 10

Zagueira capixaba assina com o Corinthians: “Maior das Américas”

Publicado

Lara Baraúna, de 12 anos, vai jogar no sub-15 do clube paulista. O contrato foi assinado na última sexta-feira (10). Saiba detalhes da sua trajetória

A jogadora capixaba Lara Baraúna, de 12 anos, assinou com o Corinthians na última sexta-feira (10). Com passagens pelo Santos Aribiri, Coimbra Realfor e América de Marechal Floriano, a zagueira fez períodos de testes no sub-15 do clube paulista e agora assinou o contrato federativo.

Lara será mais uma jogadora capixaba a atuar pela base do Corinthians. Em fevereiro do ano passado, Liz Valverde, outra zagueira do Espírito Santo, também assinou com o Timão, aos 13 anos.

Atuando no sub-15, a expectativa é de que ela possa passar por um ano de adaptação no clube, para quando estiver mais velha poder brigar pela titularidade da categoria. Mas o pai, Alexandre Fernandes, acredita que ela possa surpreender.

“O planejamento era fazer um teste aos 12 anos para sentir como é uma avaliação e ir ‘à vera’ aos 13 ou 14 anos, brigar pela vaga. Só que como a Lara é muita tranquila, ela estava muito preparada e treinando muito forte. Na primeira sequência de setembro, ela foi bem e já chamaram outra vez. A Lara surpreende muita gente”, destaca o pai.

Lara postou em suas redes celebrando a assinatura do primeiro contrato com o Corinthians. 

“Até aqui tem muita história para contar, e a partir daqui também escreverei muita coisa boa!!!!! Agora é trabalhar dobrado e buscar meu espaço no maior das Américas!!”, escreveu.

Trajetória da jovem atleta

Lara começou no futebol aos 9 anos, jogando como atacante no soçaite. Ela migrou para o futebol de campo no Santos Aribiri, de Vila Velha, e decidiu atuar como zagueira.

Leia mais:  Rams vence o Cincinnati Bengals e conquista o Super Bowl 56

A menina recebeu um convite para atuar em um outro projeto: o Coimbra Realfor, também de Vila Velha. Lara passou a ter o acompanhamento de um profissional particular. 

Ela também chegou a se destacar em competições de base do ES e foi eleita a melhor jogadora da Copa Carlos Germano, atuando pelo América de Marechal Floriano, como zagueira e jogando entre os meninos.

E foi justamente o treinador particular Rhuan Alvarenga quem indicou à Lara o teste no Corinthians. A capixaba se destacou no primeiro período de testes e foi chamada mais uma vez pelo clube.

Na outra chamada, Lara teve a oportunidade de jogar em um torneio pelo clube. Na semifinal, uma das zagueiras se machucou e a capixaba entrou em campo no clássico contra o São Paulo.

“Conseguiu jogar a semifinal e foi bem também. O pessoal de lá gostou do futebol dela. E detalhe: com 12 anos, jogando entre meninas de 13 e 14”, destaca o pai, Alexandre.

Depois disso, a jogadora recebeu o terceiro convite do Corinthians, no final de novembro de 2024.

“Foi aí que veio a definitiva: o Corinthians informou que gostou muito dela e que ela ia fazer parte do elenco sub-15. A Lara com 12 anos é a mais nova capixaba a estar em um elenco do tamanho do Corinthians”, relata o pai.

Além do campo

A expectativa para chegar ao Corinthians era muito grande, mas Lara passou por alguns desafios nesse processo. Alexandre comentou sobre a dificuldade de ficar longe da mãe, por exemplo, que não pôde ir à São Paulo junto com a filha.

“Como você fala para uma menina de 12 anos que ela vai ficar um ano fora de casa e longe da mãe? É um trabalho muito minucioso que tem que ser feito. Mas a alegria é enorme e a Lara é muito bem tratada no Corinthians”, conta o pai.

Outro desafio enfrentado é a discriminação com o futebol feminino, que ainda é uma realidade.

“A gente enfrentou muito a questão do olhar de discriminação para a mulher dentro de campo. Em vários campeonatos, só tinha ela de menina. E hoje a Lara com 12 anos é a mais nova capixaba a estar em um elenco do tamanho do Corinthians”, destaca.

Leia mais:  CBF adia por 20 dias jogos de times gaúchos devido às chuvas no Rio Grande do Sul
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana