conecte-se conosco


Moda e Beleza

Selênio: um antioxidante para prevenir a degeneração celular

Juntamente com outros minerais, tais como ferro, sódio e potássio, precisamos do selênio no nosso corpo. Como obter esse mineral benéfico e qual é a sua relevância para o nosso bem-estar?

Publicado

Assim como o potássio, o sódio e o ferro, entre outros, o selênio é um mineral necessário para o bom funcionamento do organismo. Mais especificamente, é um micromineral antioxidante que é adquirido através dos alimentos e das próprias reservas do corpo, localizadas no fígado.

Nos últimos tempos, o selênio ganhou relevância por causa da sua interação com a vitamina E. Quando as dietas não são equilibradas, a baixa presença desse mineral em um meio com uma alta presença de vitamina E poderia estar ligada a várias doenças, tais como o câncer de próstata, entre outras.

Embora não existam evidências conclusivas a esse respeito, há indicações de que a ausência ou a escassez de selênio no organismo apresente riscos significativos. Por exemplo, a infertilidade em homens, a artrite e inflamações nas articulações e os problemas cardíacos, tais como a doença de Keshan.

Quais são as funções que o selênio desempenha no organismo?

Como já mencionamos, a sua principal qualidade é a de ser um antioxidanteIsso significa que ele retarda o envelhecimento celularAo regenerar e proteger as células, os antioxidantes protegem o organismo de doenças como o câncer.

De qualquer forma, tudo o que é incorporado ao corpo a título de suplemento deve ser controlado por um especialista. Muitas pessoas, na ânsia de se protegerem contra o dano celular, optam por suplementos minerais com a presença de selênio sem saber exatamente o que ele é ou como ele funciona.

Na verdade, com uma dieta equilibrada, as reservas de selênio são compensadas sem ajuda externa. Este é um elemento fundamental que precisa ser incorporado às proteínas para formar selenoproteínas. Com isso, este micromineral passará a integrar as enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres.

Leia mais:  Mapa das espinhas: saiba o que significa a acne em cada área do rosto

Basicamente, as funções do selênio são a de regular o sistema endócrino, com maior preponderância na glândula tireoide, e de ativar constantemente o sistema imunológico, que promove a produção de glóbulos brancos. No que diz respeito à tireoide, o selênio é responsável pelo seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Selênio: um antioxidante para prevenir a degeneração celular 

Estas são as principais tarefas do selênio, embora existam pelo menos outras 25 tarefas nas quais as selenoproteínas entram em ação como antioxidantes. Algumas delas são:

  • Neutralizar a nocividade de metais pesados como cádmio, arsênico, mercúrio e chumbo, por exemplo.
  • Ajudar no metabolismo de gorduras e lipídios.
  • Promover um bom crescimento das unhas e cabelos.
  • Influenciar a fertilidade masculina.

O que está incluído em uma dieta rica em selênio?

Não é necessário tomar suplementos com selênio se você deseja aumentar os antioxidantes no corpo. A reserva desse elemento que vem dos alimentos é chamada de selenometionina. Enquanto isso, a que provém do fígado e se apresenta como uma enzima hepática é conhecida como glutationa peroxidase.

A presença de selênio nos alimentos dependerá da quantidade do micromineral presente no solo de onde eles foram extraídos, seja o solo onde os animais pastam ou onde ficam os vegetais. No entanto, os produtos de origem vegetal contêm quantidades maiores.

Leia mais:  Quer mudar o visual? Veja cortes de cabelo que são sucesso no exterior

Para adultos, recomenda-se a ingestão de entre 50 e 60 microgramas (mcg) de selênio por dia. Os alimentos em que há maior presença desse mineral são os cereais, as carnes e peixes, as oleaginosas e os mariscos. Os valores são diferentes para crianças e idosos.

Para que se tenha uma ideia, uma porção de 30 g de castanha do Pará contém 544 mcg desse elemento, 85 gramas de carne bovina têm 35 mcg, uma xícara de farinha de trigo integral abriga 74 mcg e uma fatia de pão branco, 4 mcg.

selênio para prevenir a degeneração celular

A fase na qual há uma maior demanda de selênio é entre os 4 e os 8 anos. As informações sobre as tabelas de proporções e alimentos para uma dieta equilibrada podem ser fundamentais para controlar a correta ingestão do mineral.

Globalmente, em países como a China, geralmente há baixa quantidade de selênio nos alimentos, devido ao tipo de solo. Por consequência, a propensão a doenças cardíacas é maior, bem como a um sistema imunológico enfraquecido ou ao hipotireoidismo.

Em conclusão

O selênio como antioxidante é adquirido naturalmente através de uma dieta variada. Somente no caso de algumas doenças crônicas, ligadas principalmente a problemas de absorção, é que são necessários suplementos de selênio.

De qualquer forma, em caso de dúvida, o melhor a fazer é buscar informações em fontes especializadas.

publicidade

Moda e Beleza

Cores e brilho: Valentina mostra ousadia no estilo em A Fazenda 13

Publicado

Peoa é uma das participantes que ficarão marcadas na história do reality show por seu jeito irreverente e nada óbvio de se vestir

Valentina Francavilla com certeza já entrou para a história de A Fazenda 13 por causa de seu jeito original e ousado de se vestir. Irreverente, ela fez do estilo diferentão uma de suas marcas ao apostar em peças e combinações nada óbvias e, assim, mostrou que, quando o assunto é moda, o importante é estar bem com as próprias escolhas. A seguir, veja mais detalhes sobre o visual.

Combinar tênis colorido, saia plissada, camiseta preta com estampa e chapéu é uma ótima escolha se você quer sair da mesmice e surpreender.

Que tal esta jaqueta jeans com pedrarias? Além de dar outra cara a uma peça clássica, o detalhe garante que você não passe despercebida no rolê.

Que tal esta jaqueta jeans com pedrarias? Além de dar outra cara a uma peça clássica, o detalhe garante que você não passe despercebida no rolê

É mais brilho que vocês querem? Então aguentem este look preto nada básico!

É mais brilho que vocês querem? Então aguentem este look preto nada básico!Veja também: Versátil, bandana é queridinha entre os peões de A Fazenda

Ousada, ela pintou o cabelo dentro do reality. Como de praxe, deu exemplo de atitude ao trocar o tradicional preto pelo rosa na hora de colorir os fios.

Ousada, ela pintou o cabelo dentro do reality. Como de praxe, deu exemplo de atitude ao trocar o tradicional preto pelo rosa na hora de colorir os fios

Você já pensou em combinar uma boina com camisa xadrez azul e vermelha? Pois Valentina mostrou que essa junção dá muito certo e, como se não bastasse, fez uma verdadeira arte na hora de se maquiar.

Ela  também é capaz de combinar um delineado de gatinho com uma camisa estampada de bananas.

Ela  também é capaz de combinar um delineado de gatinho com uma camisa estampada de bananas

 

Leia mais:  3 penteados simples e estilosos para cabelos cacheados

 

Continue lendo

Moda e Beleza

Peças com recordes e fendas deixam pele à mostra e transmitem poder e sensualidade

Publicado

Os modelos de roupas fendados e recortados invadiram o mundo da moda trazendo sexualidade, irreverência e imagem de mulher poderosa. Há modelos mais discretos e mais ousados. Confira!

Após o período de um ano e meio de isolamento social devido ao Covid-19, as peças de roupas com recortes estratégicos, mini comprimentos, fendas e porções de pele à mostra invadiram o mundo da moda simbolizando o toque e o contato físico.  As peças têm como base uma alfaiataria clássica. Na roupa formal, um pouco de pele à mostra traduz sensualidade e frescor refletindo a força e a confiança da mulher que a veste. É uma ótima opção de ficar sexy sem ser vulgar, mostrando pequenas partes do corpo.

A tendência, que também é conhecida como cut-out, é ideal para mostrar e esconder o corpo ao mesmo tempo. Os recortes estão em alta nas blusas, vestidos, saias, calças, de diversos comprimentos e estilos. Veja abaixo um tipo de recorte para você se inspirar.

Recortes no decote

É ideal para quem quer valorizar a região dos seios, chamando a atenção para essa área do corpo.

Recortes na cintura

Os recortes frontais na cintura deixam o look parecido com um conjunto de cropped e saia. Além disso, os recortes laterais destacam a cintura e deixa o look ainda mais sexy por deixar à mostra.

Recorte nos ombros

 É o menos sensual de todos os recortes e a peça cai bem até para o trabalho. Fica ótimo para se usar uma terceira peça por cima, como um blazer.

Recorte nas pernas

As fendas são recortes estratégicos que deixam as pernas de fora por um buraco na peça, mostrando só até o joelho ou a perna até a virilha.

Os looks de pele à mostra deixam o visual mais moderno e ousado, e agrada mulheres que curtem uma composição mais sensual. Com esses visuais você irá sensualizar de forma criativa e nada óbvia, demonstrando força, atitude e poder.  Aposte em um modelo para arrasar por aí. 

Leia mais:  Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana