conecte-se conosco


Moda e Beleza

Selênio: um antioxidante para prevenir a degeneração celular

Juntamente com outros minerais, tais como ferro, sódio e potássio, precisamos do selênio no nosso corpo. Como obter esse mineral benéfico e qual é a sua relevância para o nosso bem-estar?

Publicado

Assim como o potássio, o sódio e o ferro, entre outros, o selênio é um mineral necessário para o bom funcionamento do organismo. Mais especificamente, é um micromineral antioxidante que é adquirido através dos alimentos e das próprias reservas do corpo, localizadas no fígado.

Nos últimos tempos, o selênio ganhou relevância por causa da sua interação com a vitamina E. Quando as dietas não são equilibradas, a baixa presença desse mineral em um meio com uma alta presença de vitamina E poderia estar ligada a várias doenças, tais como o câncer de próstata, entre outras.

Embora não existam evidências conclusivas a esse respeito, há indicações de que a ausência ou a escassez de selênio no organismo apresente riscos significativos. Por exemplo, a infertilidade em homens, a artrite e inflamações nas articulações e os problemas cardíacos, tais como a doença de Keshan.

Quais são as funções que o selênio desempenha no organismo?

Como já mencionamos, a sua principal qualidade é a de ser um antioxidanteIsso significa que ele retarda o envelhecimento celularAo regenerar e proteger as células, os antioxidantes protegem o organismo de doenças como o câncer.

De qualquer forma, tudo o que é incorporado ao corpo a título de suplemento deve ser controlado por um especialista. Muitas pessoas, na ânsia de se protegerem contra o dano celular, optam por suplementos minerais com a presença de selênio sem saber exatamente o que ele é ou como ele funciona.

Na verdade, com uma dieta equilibrada, as reservas de selênio são compensadas sem ajuda externa. Este é um elemento fundamental que precisa ser incorporado às proteínas para formar selenoproteínas. Com isso, este micromineral passará a integrar as enzimas antioxidantes que combatem os radicais livres.

Leia mais:  Confira tendências de unhas para arrasar na nail art em 2022

Basicamente, as funções do selênio são a de regular o sistema endócrino, com maior preponderância na glândula tireoide, e de ativar constantemente o sistema imunológico, que promove a produção de glóbulos brancos. No que diz respeito à tireoide, o selênio é responsável pelo seu crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Selênio: um antioxidante para prevenir a degeneração celular 

Estas são as principais tarefas do selênio, embora existam pelo menos outras 25 tarefas nas quais as selenoproteínas entram em ação como antioxidantes. Algumas delas são:

  • Neutralizar a nocividade de metais pesados como cádmio, arsênico, mercúrio e chumbo, por exemplo.
  • Ajudar no metabolismo de gorduras e lipídios.
  • Promover um bom crescimento das unhas e cabelos.
  • Influenciar a fertilidade masculina.

O que está incluído em uma dieta rica em selênio?

Não é necessário tomar suplementos com selênio se você deseja aumentar os antioxidantes no corpo. A reserva desse elemento que vem dos alimentos é chamada de selenometionina. Enquanto isso, a que provém do fígado e se apresenta como uma enzima hepática é conhecida como glutationa peroxidase.

A presença de selênio nos alimentos dependerá da quantidade do micromineral presente no solo de onde eles foram extraídos, seja o solo onde os animais pastam ou onde ficam os vegetais. No entanto, os produtos de origem vegetal contêm quantidades maiores.

Leia mais:  5 estampas que nunca saem de moda

Para adultos, recomenda-se a ingestão de entre 50 e 60 microgramas (mcg) de selênio por dia. Os alimentos em que há maior presença desse mineral são os cereais, as carnes e peixes, as oleaginosas e os mariscos. Os valores são diferentes para crianças e idosos.

Para que se tenha uma ideia, uma porção de 30 g de castanha do Pará contém 544 mcg desse elemento, 85 gramas de carne bovina têm 35 mcg, uma xícara de farinha de trigo integral abriga 74 mcg e uma fatia de pão branco, 4 mcg.

selênio para prevenir a degeneração celular

A fase na qual há uma maior demanda de selênio é entre os 4 e os 8 anos. As informações sobre as tabelas de proporções e alimentos para uma dieta equilibrada podem ser fundamentais para controlar a correta ingestão do mineral.

Globalmente, em países como a China, geralmente há baixa quantidade de selênio nos alimentos, devido ao tipo de solo. Por consequência, a propensão a doenças cardíacas é maior, bem como a um sistema imunológico enfraquecido ou ao hipotireoidismo.

Em conclusão

O selênio como antioxidante é adquirido naturalmente através de uma dieta variada. Somente no caso de algumas doenças crônicas, ligadas principalmente a problemas de absorção, é que são necessários suplementos de selênio.

De qualquer forma, em caso de dúvida, o melhor a fazer é buscar informações em fontes especializadas.

publicidade

Moda e Beleza

Aprenda a decorar as unhas para o Natal e o Ano-Novo

Publicado

Veja o passo a passo para deixar a sua esmaltação mais bonita para as festas de fim de ano

As preparações para as comemorações de fim de ano já começaram! Além da roupa e da maquiagem, as unhas fazem toda diferença na composição do look para essa época festiva. A nail art (ou arte de unha, em português), em especial, ajudam a dar um toque a mais ao visual.

Para quem ainda não decidiu a cor de esmalte e o estilo de decoração, Silmara de Almeida, manicure que atende pelo GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços, preparou sugestões de artes para as unhas, uma para o Natal e outra para o Ano-Novo. Confira!

Unha para o Natal

1º passo: sabemos que a cor mais representativa do Natal é o vermelho. Para entrar no clima, você pode começar a preparar as unhas realizando a esmaltação. Atualmente, existem diversas tonalidades de vermelho que você pode utilizar para inovar. Repita mais uma camada do processo, dando o total de duas demãos.

Leia mais:  4 looks essenciais para incluir na mala de férias no campo

2º passo: após o primeiro passo da esmaltação, aplique nas unhas dos dedos anelar e indicador uma base fosca.

3º passo: para dar um toque ainda mais especial, você pode aplicar uma joia de sua preferência na unha no dedo do meio.

4º passo: em seguida, aplique uma camada de esmalte extrabrilho apenas nas unhas dos dedos sem base fosca. Pronto, simples assim!

Francesinha é uma decoração clássica para o RéveillonImagem: Re_sky | Shutterstock

Unha para o Ano Novo

1º passo: o branco é a cor do Ano-Novo, não é mesmo? Para quem quer iniciar 2025 com o clássico que nunca sai de moda, comece fazendo uma camada de esmaltação usando um esmalte cor branco transparente.

2º passo: em seguida, utilize um esmalte cor branco para fazer a francesinha. O tamanho fica a seu critério: pode ser fina, média ou grossa.

3º passo: para dar um toque ainda mais especial, você pode utilizar uma esponja própria para as unhas, para aplicar um glitter de sua preferência. Basta dar algumas apalpadas de leve nas unhas, optando sempre do meio para a ponta.

Leia mais:  5 estampas que nunca saem de moda

4º passo: após isso, aplique mais uma camada de esmalte cor branco transparente acima do glitter, para fazer o acabamento.

5º passo: para quem gosta de dar um toque final, aplique uma joia de sua preferência no dedo anelar. Na unha do dedo do meio, cole um adesivo próprio para as unhas, pegando a parte da francesinha até a cutícula.

6º passo: para dar um acabamento, finalize com uma camada de esmalte extrabrilho.

Continue lendo

Moda e Beleza

3 penteados para as festas de fim de ano

Publicado

Veja opções que estão em alta nesta temporada e como reproduzi-los em casa

As festas de fim de ano são o momento ideal para apostar em penteados que unam praticidade e estilo, garantindo um visual marcante para cada celebração. Nesta temporada, os modelos mais desejados refletem a influência das tendências que brilharam ao longo do ano, como as ondas, os coques desestruturados e as tranças laterais, que dominaram as redes sociais.

Por isso, o cabeleireiro Paulo Persil, especialista em penteados para noivas, revela técnicas práticas e dicas para realçar o cabelo. Com passos simples e acessíveis, ele ensina como transformar qualquer visual com penteados sofisticados, sem abrir mão da praticidade de produzi-los em casa.

1. Ondas glamourosas

As ondas nos cabelos duminaram a década de 80 e são tendência esse anoImagem: Roman Samborskyi | Shutterstock

De acordo com Paulo Persil, para garantir ondas com muito volume, tendência que dominou a década de 1980 e voltou com tudo esse ano, é preciso “preparar os cabelos com mousse, para facilitar a modelagem, em seguida usar um babyliss para criar ondas definidas e finalizar com os dedos para dar um efeito mais natural”.

Leia mais:  4 procedimentos para deixar as sobrancelhas volumosas

Para garantir a fixação do penteado, o profissional orienta: “não esqueça de aplicar um spray fixador, como o Charming, da Cless Cosméticos, para manter o penteado intacto durante toda a celebração, sem pesar nos fios.”

2. Coque despojado

O coque despojado é uma escolha moderna e elegante para as festas de fim de anoImagem: Ekateryna Zubal | Shutterstock

O coque despojado é uma escolha moderna e elegante para as festas de fim de ano. “Para criar esse penteado, prenda os cabelos em um rabo de cavalo baixo e torça os fios para formar o coque. Para um visual mais descontraído, deixe algumas mechas soltas ao redor do rosto, e dê um toque luminoso e saudável”, sugere o cabeleireiro.

3. Trança lateral

A trança lateral é ideal para quem gosta de um visual romântico e detalhadoImagem: Kourdakova Alena | Shutterstock

Para quem prefere um visual romântico e detalhado, as tranças elaboradas são uma ótima opção. “Gosto da versão lateral, mais despojada”, elege o profissional. O passo a passo para criar esse penteado também é simples. “Para criar o look, comece desembaraçando bem os fios, depois aplique uma pequena quantidade de pomada nas mãos, como a Charming Efeito Matte, da Cless Cosméticos, distribuindo ao longo das mechas, para ajudar a controlar e eliminar o frizz”, explica Paulo Persil.

Leia mais:  Cropped e saia midi combinação estilosa para o verão

“Jogue todo o cabelo para um lado e inicie uma trança clássica ou embutida, deixando algumas mechas soltas na parte da frente para um acabamento mais natural. Puxe delicadamente as laterais da trança para dar um efeito mais volumoso e descontraído, e finalize com um toque de spray fixador, para garantir que o penteado dure a noite inteira”, finaliza o cabeleireiro. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana