conecte-se conosco


Cidades

Seminário conscientiza sobre a importância da Libras como ferramenta de inclusão no Espírito Santo

Publicado

O mês de setembro é considerado especial para a comunidade surda. No calendário, três datas contemplam os resultados das constantes lutas de pessoas que desejam seus direitos respeitados com mais inclusão e acessibilidade. Com foco em apoiar a causa, entre os dias 23 e 25 de setembro, o Senac-ES realizou o realizou o 1º Seminário Estadual de Libras, no Auditório do Sesc, em Linhares.

Durante três dias, palestrantes convidados de diferentes partes do país compartilharam vivências e experiências para conscientizar o público sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como ferramenta na promoção de ambientes mais inclusivos. O evento recebeu mais de 350 pessoas, que puderam aprender e se emocionar com uma rica programação adaptada com ajuda de intérpretes. 

Visualização da imagem

Paulo Fernando, de 43 anos, é policial militar e mora no Bairro Juparanã. O seu primeiro contato com a comunidade surda foi em 2015, quando deu início ao curso básico com o objetivo de aprender mais e ajudar o próximo, especialmente aqueles que sofrem com as barreiras da comunicação. Atualmente ele é aluno do Técnico de Libras do Senac-ES e foi uma das pessoas que acompanharam o seminário.

“Aprender inglês é muito importante, mas aprender Libras é fundamental. Da mesma forma que o incentivo ao estudo de um segundo idioma, como o inglês, é feito desde o ensino fundamental, a Língua Brasileira de Sinais deveria receber a mesma atenção. Seria um grande avanço tanto na inclusão quanto na acessibilidade”, comentou Paulo.

O policial militar também ficou encantado com a história de Sueli Ramalho, uma das palestrantes convidadas. Ela é atriz e escritora. Em sua apresentação, Sueli disse que vem de uma família composta por três gerações de surdos e nenhum ouvinte. Passando por uma infância difícil, cresceu vencendo as adversidades e barreiras. Mostrou ao mundo que ser surda está longe de ter como adjetivo a palavra incapaz.

Leia mais:  Comunidades quilombolas recebem palestra e livros do escritor Maciel de Aguiar

Visualização da imagem

Os outros relatos também emocionaram o público. A Marilene Carvalho, de 46 anos, mora no Bairro Santa Cruz, e acompanhou na íntegra todo o evento. Quando cursava a faculdade de pedagogia, em 2015, decidiu aprender Libras e desde então continuou estudando. Durante a entrevista, ela disse que o encontro proporcionou dias de perplexidade e que soube aproveitar bem cada momento.

“A gente teve a oportunidade de conhecer de perto a capacidade, a superação e a busca constante do desenvolvimento profissional de pessoas que não tinham a comunicação a seu favor. Se hoje ainda existem obstáculos, imagine antigamente? Por isso, são histórias inspiradoras que demonstram muita força, resiliência e capacidade de adaptação”, enfatizou Marilene.

Setembro Surdo

O mês é marcado por ações e campanhas que promovem a inclusão e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Entre as datas mais significativas estão o Dia Internacional das Línguas de Sinais, em 23 de setembro, e o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, reforçando a importância da luta por direitos e acessibilidade. 

Com isso, o Senac-ES promoveu diversas iniciativas voltadas para a conscientização sobre os desafios da comunidade surda. A programação incluiu palestras com especialistas, workshops e atividades de sensibilização, entre elas o 1ª Seminário Estadual de Libras. A Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares, Tatiane Santos, explicou a estratégia da instituição.

“Muitas pessoas conhecem a nossa instituição pela alta qualidade dos cursos técnicos e qualificações que oferecemos em pontos estratégicos do Espírito Santo. Somos o maior complexo de educação profissional do país. Logo, diversidade, inclusão e acessibilidade são pilares que consideramos fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e também para um cenário de crescimento socioeconômico que possa beneficiar a todos os grupos”, explicou Tatiane.

Com esse movimento, a instituição segue cada vez mais próxima da comunidade, qualificando profissionais e também conscientizando sobre a necessidade de transpor as dificuldades sociais, especialmente os da comunicação.

Leia mais:  Fundap: 54 anos impulsionando o Comércio Exterior no Espírito Santo

publicidade

Cidades

Pedal de Natal acontece sábado com concurso de bikes e sorteio de brindes

Publicado

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha realizará, no sábado (14/12), o Pedal de Natal, um passeio ciclístico com concentração às 17h30 e saída às 18 horas, da Praça do Ciclista, com chegada no Parque da Prainha, quando a Vila Natalina já estará iluminada.

No Parque da Prainha será realizado um concurso para eleger as bicicletas mais bonitas decoradas com o tema natalino. Os participantes das categorias adulto e infantil que expressarem mais criatividade na decoração da sua bike receberão uma premiação especial. Serão premiados dois participantes de cada categoria. Além disso, haverá o sorteio de duas bicicletas, para todos os participantes do passeio ciclístico.

Após a entrega das premiações, haverá apresentação da Banda do Exército, criando um ambiente festivo e alegre para os participantes e suas famílias, em integração com a Vila Natalina.

O evento é aberto ao público. Os primeiros 300 participantes que chegarem à Praça do Ciclista, antes do horário de saída, receberão uma camisa alusiva ao evento e uma plaquinha promocional. Porém, para receber um dos dois itens, é necessário levar uma caixa de bombom, que serão doadas para instituições sem fins lucrativos.

Leia mais:  Fundação Renova conclui a contratação do ouvidor-geral

Bikes gratuitas

As pessoas que quiserem participar do passeio ciclístico, mas não possuem bicicleta, o Projeto BikeVV e a empresa Jet disponibilizarão gratuitamente as bikes compartilhadas e 40 bikes elétricas, das 16h30 às 20h30. As bikes elétricas estarão disponíveis na Praça do Ciclista.

Para garantir um ambiente festivo e seguro, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal, que acompanhará os ciclistas durante todo o trajeto.

O Pedal de Natal reafirma o compromisso que o município tem de boas práticas que incentivam o uso do modal da bicicleta, visando à melhoria das condições de mobilidade urbana. Somado a isso, o constante investimento na malha cicloviária, fez o município canela-verde ser merecedor do Selo do Programa Bicicleta Brasil, concedido pelo Ministério das Cidades.

Ruas interditadas

Para realização do passeio ciclístico será necessária a interdição parcial da avenida Estudante José Júlio de Souza, da avenida Antônio Gil Veloso, da rua Castelo Branco e da rua Antônio Ataíde, chegando ao parque da Prainha. As vias serão liberadas logo após a passagem dos ciclistas.

Leia mais:  Clientes do Bandes podem renegociar débitos até o final de dezembro

Serviço:
Pedal de Natal
Data: Sábado (14), das 18 às 21h30
Concentração: Às 17h30, na Praça do Ciclista
Local: Saída na Praça do Ciclista e chegada no Parque da Prainha.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura vai instalar mais duas academias populares em Jaguaré

Publicado

Gestão Municipal em Jaguaré investe em atividade física em espaços públicos como incentivo para qualidade de vida; dessa vez, Palmito e São João Bosco são as comunidades beneficiadas

Apostando na prática esportiva e em atividades físicas como formas de alcançar melhoria da saúde e de garantia de qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de Jaguaré vai instalar mais duas academias populares ao ar livre em duas praças no município. Uma será instalada na Praça de Lazer na Comunidade de São joão Bosco e outra na praça na Comunidade do Palmito. As duas praças estão em construção.

A implantação das academias será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. As academias foram adquiridas via emenda parlamentar do deputado estadual Fabrício Gandini. A Prefeitura vai instalar os equipamentos nas praças que estão em obras e, quando prontos, praças e academias vão beneficiar mais de 2 mil moradores das duas localidades.

Leia mais:  Banestes reduz taxas de juros após nova queda da Selic

Parceria

O secretário municipal de Esportes, Jordano Sossai, lembra que os equipamentos serão de grande valia para estimular atividades físicas e bem-estar para a população. “Como sempre diz o prefeito Marcos Guerra, ninguém faz nada sozinho, e esses benefícios chegam em parceria com o deputado Fabrício Gandini e com o governador Renato Casagrande para beneficiar a população. A atividade esportiva em Jaguaré é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa de transformação social e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Jordano.

Os equipamentos

Os equipamentos da academia popular são instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. Também combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças, além de fomentar a revitalização de espaços públicos para esporte e lazer.

As duas academias populares que serão instaladas nas comunidades do Palmito e de São João Bosco terão os seguintes equipamentos para prática de atividades físicas:

– Aparelho em inox esqui triplo
– Aparelho em inox peitoral com puxador articulação superior
– Aparelho em inox pressão de pernas triplo
– Aparelho em inox rotação vertical com duplo diagonal
– Aparelho em inox simulador de caminhada triplo
– Aparelho em inox simulador de cavalgada individual
– Aparelho em inox simulador de escada triplo

Leia mais:  Nova Venécia participa da quarta entrega de CNH Social do Detran em Vitória

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana