conecte-se conosco


Cidades

Senac-ES e Rede AICA realizam formatura de jovens do curso de Informática Básica na Serra

Publicado

Em parceria com a Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (AICA), o Senac Espírito Santo realizou a formatura de conclusão do Curso de Informática Básica para 40 jovens. O evento aconteceu na Casa de Festas Aconchego, em Jardim Limoeiro, na Serra, na última sexta-feira (3)

Os cursos realizados pelo Senac-ES para os jovens atendidos pela Rede AICA tiveram início a partir do Projeto Banco de Talentos, que promove a realização de cursos livres para os adolescentes atendidos pela rede de atendimento. Além das duas turmas que concluíram o Curso de Informática Básica, ainda existe uma terceira em andamento, realizando o Curso de Operador de Computador.  

Na formatura mobilizada pela Rede AICA, estiveram presentes o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES na Serra, Wysner Simões; a Analista de Educação Profissional, Priscila Demoner, o Analista de Educação Profissional, Wagner Billó; a Coordenadora Geral da Rede AICA, Dilma Ramos Zucolotto; e a Coordenadora do Projeto Banco de Talentos, Eva Regina Diogo.Novas oportunidadesDurante o evento de formatura, o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES, Wysner Simões, informou a abertura de 12 vagas exclusivas para a Rede AICA no Programa Jovem Chef do Senac-ES, para atender jovens de 17 a 29 anos. O Jovem Chef é uma oportunidade para formar interessados em fazer carreira na área de gastronomia.

“O Programa Jovem Chef é uma iniciativa que promove a inclusão social por meio de um curso de gastronomia completamente gratuito que compõe: teoria, prática e o acompanhamento para o mercado de trabalho. O nosso Programa Senac de Gratuidade (PSG) é famoso por ser responsável por essa transformação de vidas via educação de qualidade gratuita”, destacou Simões.

Banco de TalentosO Projeto Banco de Talentos, pertencente à Rede AICA, tem como objetivo ofertar cursos livres em diferentes áreas para ampliar as chances de inserção dos jovens atendidos pela instituição a ingressarem no mercado de trabalho ou conquistar autonomia financeira. A iniciativa possui vários parceiros, entre eles o Senac-ES.Programa Jovem ChefA formação tem carga horária total de 312 horas, sendo distribuídas entre conhecimento teórico e prático, em um período de quatro meses de curso. O programa oferece uma formação completa, que prepara os futuros profissionais para atender às principais demandas do mercado de trabalho. As vagas são gratuitas, ofertadas via Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Leia mais:  Estudantes de Bebedouro aprendem sobre educação ambiental visitando empresa em Linhares

publicidade

Cidades

Prefeitura de Vitória concede adicional por tempo de serviço

Publicado

A Prefeitura de Vitória concedeu gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a 146 servidores municipais. A lista dos contemplados está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

A gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é prevista no Art. 119 da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.

Gratificação

ATS é um direito concedido ao servidor, de acordo com o tempo de serviço prestado exclusivamente ao município. A cada cinco anos de efetivo exercício, corresponde o percentual de 5%, limitado a 35% e calculado sobre o valor do respectivo vencimento. O pagamento é automático.

Outra forma de obter o direito é por meio de averbação de tempo de contribuição prestado ao Município de Vitória. Tempo prestado em Órgãos Públicos, somente quando admitido até 15/01/2002.

Percentuais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município:

5 anos: 5%

10 anos: 10%

15 anos: 15%

Leia mais:  Aos 102 anos, idoso vai realizar curso profissionalizante no Senai junto com o filho

20 anos: 20%

25 anos: 25%

30 anos: 30%

35 anos: 35% (limite)

Continue lendo

Cidades

Saiba como solicitar poda e remoção de árvores em Jaguaré

Publicado

Prefeitura orienta sobre o procedimento correto para a poda e remoção de árvores em locais públicos em Jaguaré; poda não autorizada é enquadrada como crime ambiental; legislação federal prevê que responsável pela poda ilegal pode ser multado ou até mesmo preso

A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta a população sobre poda de árvores no município. Para a realização de podas e cortes em árvores no município é necessário que o cidadão siga as recomendações previstas em lei. Caso não seja feito dentro do regulamento o cidadão poderá ser preso ou até pagar multas.

 

Poda

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a podar apenas árvores situadas em locais públicos, desde que não representem risco para moradores ou para a equipe no local. Caso haja risco, o morador ou proprietário deve acionar a Defesa Civil e a EDP para que o serviço seja realizado com segurança prevenindo, dessa forma, acidentes.

Leia mais:  Estudantes de Bebedouro aprendem sobre educação ambiental visitando empresa em Linhares

 

Corte

Para a remoção total de árvores, o cidadão deve procurar o setor administrativo com o formulário devidamente preenchido, disponível AQUIou na própria Secretaria. O processo de avaliação para a execução do serviço segue os mesmos critérios de segurança adotados para a poda. A equipe só poderá realizar o corte após a devida autorização e assinatura dos documentos necessários.

 

A retirada de árvores só será permitida quando os motivos tratarem de danos à construção civil, redes elétricas e similares, comprometimento do direito de passagem e/ou mobilidade e modificação na área, sendo que essa autorização não se aplica para corte de árvores com propósitos comerciais.

 

Atendimento

A Secretaria informa que os atendimentos são realizados conforme a lista de espera e classificação de riscos de cada localidade. Para as árvores que estão em área rural, a solicitação deverá ser feita por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Atenção

Cortar árvores sem autorização pode ser considerado crime ambiental. A Lei 9.605/98, de 1998, define os crimes ambientais e prevê punições para quem danifica o meio ambiente. As punições previstas são detenção de 1 a 3 anos, ou multa, de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

Leia mais:  Qualidade dos produtos e serviços é tema de palestra on-line para empreendedores capixabas

 

Como evitar problemas

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; protocolar o requerimento de poda ou remoção na Secretaria; após esses procedimentos, a solicitação vai passar pela avaliação de técnicos do setor de Meio Ambiente e, se for o caso, obter a autorização para extração ou poda.

 

Telefones úteis

Meio Ambiente: 27 99599-3659

Defesa Civil: 27 99599-9954

Idaf: 27 99203-0567

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana