conecte-se conosco


Moda e Beleza

Sericina, o que é? Benefícios para o cabelo e derivado

Publicado

Para quem está sempre em busca de novidades em tratamentos capilares, possivelmente já ouviu falar sobre a sericina. A sericina é um ativo que vem sendo muito usado em produtos capilares devido a sua ação reparadora e hidratante. Assim, como o seu derivado, o seriseal. Como sabemos, manter um cabelo sempre sedoso e brilhante não […] Essa matéria Sericina, o que é? Benefícios para o cabelo e derivado foi criada pelo site Área de Mulher.

Para quem está sempre em busca de novidades em tratamentos capilares, possivelmente já ouviu falar sobre a sericina. A sericina é um ativo que vem sendo muito usado em produtos capilares devido a sua ação reparadora e hidratante. Assim, como o seu derivado, o seriseal.

Como sabemos, manter um cabelo sempre sedoso e brilhante não é uma tarefa fácil. Ainda mais para quem tem o costume de fazer tratamentos químicos, como tintura e alisamento. Nesse caso, é preciso de um tratamento especial para proteger os fios das agressões externas.

Sendo assim, a sericina se torna uma ótima opção para tratar o cabelo. Trazendo diversos benefícios, como hidratação, proteção e reconstrução. Não por acaso, que esse ativo é encontrado até nas fórmulas de escovas progressivas sem formol, já que contribui para o alisamento e diminuição do volume.

Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre esse ativo tão poderoso, e todos os seus benefícios para o cabelo.

A sericina

Sericina - O que é, como age e benefícios para o cabelo

A sericina é uma proteína que forma a fibra da seda, compreendendo cerca de 30% de toda a sua composição. Ela envolve a fibroína da seda com diversas camadas adesivas, o que contribui para a formação dos casulos do bicho-da-seda.

Constituída por vários aminoácidos, como a serina, o ácido aspártico, a glicina e a treonina, a sericina conta com várias propriedades benéficas para a indústria de cosméticos. Entre elas: forte ação hidratante, decorrente da grande quantidade de serina, ação anti-rugas, efeito antioxidante e antibacteriano, proteção solar, absorção da umidade entre outros.

Além disso, a sericina é muito compatível com outras proteínas importantes, como a queratina, por exemplo. Desse modo, ao se ligar com a queratina, a sericina acaba formando um filme natural que protege o cabelo, como uma espécie de barreira protetora.

Além disso, essa ligação da sericina com a queratina acaba por selar as cutículas danificadas dos cabelos. Desse modo, auxilia no condicionamento dos fios, melhorando a sua aparência, deixando os fios mais lisos, alinhados e brilhantes.

Sericina - O que é, benefícios para o cabelo e derivado

Sendo assim, a sericina tem sido amplamente usada como um diferencial em tratamentos de alisamento, como escovas progressivas sem formol. Esses tratamentos utilizam a queratina, o silicone e a sericina para reduzir o volume ao mesmo tempo que promove uma hidratação profunda nos fios.

Além de tratamentos capilares, a sericina também pode ser usada em produtos cosméticos para a pele e unha, sendo muito presente na composição de sabonetes, maquiagens e cosméticos em geral.

Para a pele, a sericina ajuda a manter a hidratação, além de ter efeito antioxidante e antibacteriano, que protege a pele de agressões externas, incluindo os efeitos dos raios solares.

Benefícios da sericina para o cabelo

Sendo assim, a sericina é um ativo que promove uma série de benefícios para o cabelo, das quais podemos citar as principais:

Já o seriseal é um ativo resultado da nanotecnologia, composto por partículas reduzidas da sericina. Essas partículas catiônicas da sericina também podem ser usadas em produtos cosméticos, e tem praticamente as mesmas funções, porém algumas mais eficazes até que a própria sericina.

O seriseal é mais indicado para produtos específicos para recuperação capilar, como condicionadores, mas também pode ser usado em leave ins, tinturas, finalizadores, cremes para pentear e alisantes. Isso porque esse ativo oferece uma maior cobertura dos fios, sem alterar a estrutura dos fios ou aumentar a sua oleosidade natural. Além disso, é muito eficaz no tratamento de cabelos descoloridos, ressecados e com pontas duplas.

O diferencial entre o seriseal e a sericina é a ação na superfície do cabelo. Enquanto a sericina tem propriedades adesivas nos fios, o seriseal é mais eficaz na ação selante, especialmente por ser mais concentrado.

Contudo, os dois ativos são muito benéficos ao cabelo. Ambos tem efeito condicionante, promovem brilho e maciez, selam e devolvem a aparência saudável dos fios.

Leia mais:  Tie dye no look de verão: saiba como usar a estampa da moda
publicidade

Moda e Beleza

Maquiagem em tons terrosos: inspire-se na tendência clássica

Publicado

As maquiagens em tons terrosos são clássicas e poderosas! Com a tendência de maquiagens leves para 2021, as cores neutras vão ganhar mais destaque. 

Slide 8 de 9

Durante o dia, é possível apostar em produções neutras com uma boca menos marcada, apenas com um gloss incolor. Já para a noite, conquiste um olhar poderoso com sombra marrom, nude, vinho e, se quiser chamar atenção, use sombra ou glitter dourado. O marrom também pode substituir o preto e ser usado em lápis de olho e delineadores.

Slide 2 de 9

Slide 3 de 9

Lembre-se que os tons terrosos conseguem uma maquiagem poderosa sem pesar! Por fim, para uma boca tudo, o batom vinho e marrom escuro são ótimas escolhas. Se você quiser ousar com outras cores, opte por tons que combinam, como o rosa, roxo, vermelho e laranja.

Slide 4 de 9

Slide 5 de 9

Confira na galeria acima e veja inspirações de maquiagem em tons terrosos para apostar na tendência clássica!

Slide 6 de 9

Slide 7 de 9

Leia mais:  Gisele Bündchen posa sem maquiagem e impressiona os fãs
Continue lendo

Moda e Beleza

4 Dicas essenciais para cuidar dos cabelos no verão

Publicado

Durante o verão, além da proteção solar para a pele, também é preciso ter um cuidado extra com os fios. Somado aos prejuízos causados pelo vento e radiação UV – que degrada a queratina e oxida a melanina dos fios, tornando-os fracos e opacos – este período também é marcado por idas ao mar e a piscinas, que contribuem para os danos. A farmacêutica tricologista Cristal Bastos dá dicas de como cuidar:

1 – Antes do mergulho, é indicado primeiro molhar os fios com água doce, e aplicar cremes hidratantes sem enxágue para minimizar os danos do sal e do cloro. Se for possível manter os fios presos em coques altos para evitar o contato contínuo com a água, enquanto se banha, melhor ainda.

2 – Adote barreiras contra o sol, usando chapéus de aba larga, lenços e se protegendo embaixo da sombra. Além disso, ao sair do mar ou da piscina é importante lavar os fios novamente em uma ducha, já que o cloro danifica a cutícula, tornando o cabelo quebradiço, e o sal da água do mar resseca.

3 – Invista em produtos com filtro solar e troque o shampoo normal por um mais hidratante durante o verão. Os produtos naturais, como óleos vegetais são muito bem-vindos, tanto para proteger quanto para tratar as madeixas. A especialista indica o Leite Multifuncional a base de óleo de côco, aloe vera e o sofisticado óleo essencial de ylang-ylang.

4 – Já após a exposição solar, é inevitável que o cabelo esteja danificado, ainda que minimamente. Principalmente os que já são quimicamente tratados. A dica é fazer um cronograma de tratamento personalizado, para devolver a hidratação, brilho, maciez e massa aos fios.

Agora que você descobriu 4 maneiras de ter cabelos saudáveis no verão, beba muita água, aplique protetor solar e aproveite a estação!

Leia mais:  Biquíni invertido é tendência no Instagram. Saiba como usar
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana