conecte-se conosco


Cidades

Serra se destaca como habitat de inovação no Espírito Santo

Publicado

Quando falamos em inovação nas empresas, é sempre imaginado que seja necessário o investimento em máquinas e altas tecnologias, mas na verdade o conceito de inovação vai muito além, pois inovar nos processos empresariais envolve mudar a forma de pensar e de realizar as entregas aos clientes, com menor custo. Pensando nisso, a Associação dos Empresários da Serra (Ases) desenvolveu o Programa Impulso, que tem por objetivo auxiliar os associados buscando, de forma conjunta, soluções inovadoras para os problemas cotidianos.

Visualização da imagem

Visualização da imagem

Leia mais:  Dia da Educação: egressos da Estácio compartilham experiências transformadoras

Após este mapeamento serão feitas entrevistas com os empresários participantes e por fim um treinamento onde serão apresentadas as soluções e ferramentas técnicas práticas para solucionar os problemas apresentados que as empresas poderão implementar em suas rotinas diárias.

Visualização da imagem

O presidente da Ases, Fabio Junger, lembrou que a Serra é uma grande potência econômica do Estado, e que possui o maior PIB do Espírito Santo. Por isso é fundamental que as empresas se desenvolvam através da inovação para garantir o seu crescimento ao longo dos anos, aprimorando seus serviços de forma eficiente e moderna.

O encontro contou a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Bruno Lamas, que salientou que a inovação é um pilar prioritário no planejamento estratégico do Governo do Estado. “Através da Secti, temos inúmeros programas de qualificação e inovação acontecendo em nosso estado, em diversas áreas. A Serra hoje é um importante ecossistema de inovação e nós estamos aqui, através do projeto Inova Serra para protagonizar essa história. E nosso objetivo é colocar o Espírito Santo entre os cinco estados mais inovadores do Brasil,” cita Bruno.

Leia mais:  Produtor rural flagra ataque de onça-pintada em Santa Leopoldina

O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra (Seicit) Pedro Henrique Trindade, lembrou que o Inova Serra surgiu de uma ideia da Ases, através de uma provocação a academia e ao poder público e assim nasceu esse programa de aceleração a inovação local, que conta hoje com inúmeras entidades públicas e privadas que aportam e respaldam essa iniciativa.

publicidade

Cidades

Prefeitura vai conceder quase 700 títulos de regularização fundiária em Jaguaré

Publicado

A previsão é que a Prefeitura de Jaguaré conceda mais de três mil títulos de regularização fundiária para moradores até o final do ano com o programa “Regulariza Jaguaré”; primeiros loteamentos contemplados são Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini, com a emissão de quase setecentos títulos

A Prefeitura de Jaguaré criou recentemente o programa de regularização fundiária “Regulariza Jaguaré”. O programa é destinado à regularização de imóveis urbanos com a legitimação da propriedade pelos moradores. Os interessados devem realizar cadastro para abertura de processo administrativo com o objetivo de regularização junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

Nessa primeira etapa serão regularizados 668 imóveis nos loteamentos Brioschi, Júlio Pansini, Pansini e Laquini. Outras localidades serão beneficiadas com o “Regulariza Jaguaré” e, este ano ainda outros mais de 3.000 imóveis passarão pelo processo de regularização fundiária. Os próximos loteamentos que receberão a titularidade são: Casagrande; Clubinho; Izídio Altoé; Jorge Dorte; Júlio Pansini II; Mata Atlântica; Nicolau Falchetto; Parque das Mangueiras; Theodoro Martins; Vergílio Trevizan e Vergílio Trevizan II.

Leia mais:  Ações gratuitas de empreendedorismo e cidadania recebem mais de 11 mil visitantes no ES

Gratuidade

A regularização fundiária urbana é realizada em duas modalidades, Reurb-S (Regularização fundiária de Interesse Social) e Reurb-E (Regularização fundiária de Interesse Específico). A escritura é gratuita para proprietários com renda mensal familiar de até 5 (cinco) salários-mínimos e que não possuam nenhum outro terreno escriturado, definidos como Reurb-S.

“A regularização fundiária garante ao cidadão o acesso à titularidade do terreno onde as famílias vivem já há muitos anos. Essa iniciativa também é importante para possibilitar a urbanização de todos os espaços da cidade adequando, dessa forma, a área urbana ao desenvolvimento de todas as regiões do município”, destacou o prefeito Marcos Guerra.

Os que se enquadram como Reurb-E são os proprietários com renda mensal familiar maiores que 5 (cinco) salários-mínimos e que já possuem algum terreno escriturado. Os que se encontram nessa faixa irão pagar o valor da escritura, que é 3% do valor venal do imóvel mais o valor do registro da escritura. Para mais informações, deve-se procurar o Setor de Tributação ou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano pelo número 99750-9410.

Leia mais:  Detran lança segunda edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres ‘Faça você mesma’

Por que é importante regularizar?

Os proprietários de imóveis que conseguem a regularização têm acesso a benefícios, entre eles: segurança jurídica para a família; valorização do imóvel e possibilidade de financiamento e melhorias. O objetivo da Prefeitura de Jaguaré é dar a oportunidade para que moradores recebam a matrícula definitiva de seu terreno, inclusive com a escritura em seu nome. No total são cerca de aproximadamente 10 mil famílias, que terão a regularização fundiária em diversos locais da cidade. O passo a passo para conseguir a regularização fundiária é:

1) Procurar o Setor de Tributação da Prefeitura de Jaguaré No prédio do lado da Prefeitura Municipal);

2) Fazer o cadastro social, apresentando os seguintes documentos:

• Certidão de nascimento, casamento ou óbito;

• RG e CPF do titular e cônjuge:

• Documento do imóvel/Recibo de Compra e Venda;

• Comprovante de renda e

• Comprovante de residência atualizado.

3) Aguardar o contato do setor para as próximas etapas.

Continue lendo

Cidades

Servidores terão ponto eletrônico em Colatina

Publicado

Buscando aumentar a transparência no cumprimento da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Colatina vai implantar um sistema de registro eletrônico de entrada e saída dos funcionários.

A medida visa aprimorar a rotina de registro de assiduidade e pontualidade, proporcionando mais transparência e eficiência na gestão pública.

A mudança foi estabelecida pelo decreto nº 30.370, publicado no dia 14 de janeiro de 2025, e visa racionalizar o processo, conferindo controle e clareza tanto para a sociedade, quanto para os órgãos de fiscalização interna.

De acordo com o decreto, todos os procedimentos relacionados ao controle de ponto serão padronizados, utilizando tecnologia para garantir o registro correto da jornada de trabalho de todos os colaboradores da Prefeitura.

“O controle de assiduidade e pontualidade dos servidores públicos é um compromisso de nossa administração com a transparência e o respeito ao dinheiro público. Estamos adotando medidas que não só aprimoram a gestão interna, mas também fortalecem a confiança da sociedade em nosso trabalho”, diz o prefeito.

Com a medida, a Prefeitura de Colatina reforça seu compromisso com a modernização administrativa e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

Leia mais:  Ações gratuitas de empreendedorismo e cidadania recebem mais de 11 mil visitantes no ES

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana