conecte-se conosco


Segurança

Servidor do Hospital Infantil de Vitória é afastado por suspeita de corrupção

Publicado

Afastamento foi anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde. Polícia Federal apura “fortes indícios de esquema de corrupção, com favorecimento ilegal em licitações”

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) afastou um servidor público do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, em investigação da Polícia Federal que apura esquema de corrupção na unidade hospitalar.

A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira (23), após a deflagração da Operação Manuscrito, da Federal. Não há informações da identidade do servidor. 

Segundo a Secretaria de Saúde, a investigação tem como alvo a Central de Compras e estoque da Farmácia (CAF) do Hospital Infantil, em Vitória.

O órgão destacou que, no final de 2023, a direção do hospital identificou a necessidade de melhorar o controle de estoque na Central de Compras e estoque da Farmácia (CAF). Com isso, foi realizada uma comissão interna para fazer um levantamento do estoque. 

“Em resposta, foi constituída uma comissão interna com o objetivo de realizar o levantamento detalhado do estoque existente e se havia inconformidades. O relatório resultante desse levantamento já foi concluído e será devidamente entregue às autoridades responsáveis”, detacou em nota a Sesa. 

Mesmo com as investigações e operação em curso, a Sesa, na nota, diz reafirmar “seu compromisso com a transparência e a legalidade que regem a gestão pública”. 

“Colocando-se à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com a investigação em curso, fornecendo todas as informações e documentos necessários”, finaliza. 

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos 

Equipes da Polícia Federal cumprem na Grande Vitória, nesta quinta-feira (23), cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2° Vara Federal de Vitória, em uma ação que investiga o desvio de recursos públicos federais na área da saúde.

Leia mais:  Sejus realiza reunião de alinhamento com diretores das unidades prisionais de Viana e Xuri

Os mandados da “Operação Manuscrito” são cumpridos em Vitória, Vila Velha e na Serra. A ação conta com a participação de 24 policiais federais e dois auditores da Controladoria Geral da União (CGU).

O inquérito policial, segundo a Polícia Federal, iniciou em junho de 2023, após a apreensão de um bilhete manuscrito com informações sobre propina.

“A partir deste documento e do aprofundamento das investigações, foram verificados fortes indícios de um possível esquema de corrupção, com favorecimento ilegal em licitações. Os fatos em apuração envolvem um grupo empresarial e um hospital público situado na Grande Vitória”, informou a Polícia Federal.

publicidade

Segurança

Guarda Municipal de Vitória flagra idoso com porte de arma vencido e mais de R$ 21 mil em multas

Publicado

O condutor, um homem de 70 anos, havia retirado de forma irregular o automóvel, que fora legalmente retido no dia 7 de março por estar com o licenciamento vencido desde 2014

No final da tarde do último sábado (15), a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), por meio da Central de Videomonitoramento, identificou um veículo Nissan Livina com pendências relacionadas a infrações de trânsito e licenciamento. O carro entrou no município pela Segunda Ponte.

O condutor, um homem de 70 anos, havia retirado de forma irregular o automóvel, que fora legalmente retido no dia 7 de março por estar com o licenciamento vencido desde 2014. Antes que fosse removido ao pátio, ele teria recuperado o veículo de maneira indevida.

Diante da irregularidade, a Guarda Municipal iniciou as buscas e localizou o carro na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, próximo ao Clube Álvares Cabral. Durante a abordagem, o motorista foi identificado e informado sobre a remoção do automóvel. Alterado e se recusando a sair do veículo, ele afirmou ser policial federal aposentado e desobedeceu às ordens dos agentes.

Leia mais:  No Espírito Santo, Ligue 180 registra aumento de 66,58% nas denúncias em 2024

Os guardas retiraram a chave da ignição devido ao histórico de evasão do condutor em uma fiscalização anterior, conforme consta em boletim de ocorrência. Apesar das tentativas de convencê-lo a deixar o carro, o motorista permaneceu no interior, dificultando a ação da equipe. O impasse foi resolvido pouco antes da chegada de seu advogado.

Após a intervenção do defensor, o condutor ainda ameaçou um dos agentes da Guarda Municipal. Na sequência, a Guarda Municipal realizou uma revista no automóvel e encontrou um revólver calibre 38 com cinco munições intactas, além de outras 28 munições. O homem apresentou um porte de arma vencido desde julho de 2022, e o revólver estava sem registro.

Diante da situação, os objetos apreendidos foram encaminhados à autoridade policial para análise, e o veículo foi removido ao pátio. O motorista também foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

A ocorrência revelou ainda um histórico de infrações de trânsito cometidas pelo condutor, que acumulava mais de R$ 21 mil em multas, incluindo avanço de semáforo, estacionamento irregular, excesso de velocidade e recusa ao teste do bafômetro.

Leia mais:  Unidade prisional reforça desinfecção de ambientes

A Guarda Municipal de Vitória reafirma seu compromisso com a segurança pública e o cumprimento das normas de trânsito, garantindo a ordem e a paz social na cidade.

Continue lendo

Segurança

Viatura da PM cai de barranco e capota durante perseguição em Guarapari

Publicado

Policiais militares tiveram ferimentos, foram socorridos e levados a um hospital. Suspeito perseguido conseguiu fugir

Uma viatura da Polícia Militar caiu de um barranco e capotou durante uma perseguição na noite desta sexta-feira (14), em Guarapari.

De acordo com o comandante da PM, coronel Douglas Caus, os quatro cabos do 10º Batalhão faziam um patrulhamento quando viram um homem em atitude suspeita em uma motocicleta. Ao receber ordem de parada, o suspeito iniciou uma fuga em alta velocidade.

Durante a perseguição, a viatura caiu do barranco e capotou. Os militares a bordo sofreram alguns ferimentos e precisaram de atendimento médico. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram acionadas e prestaram socorro aos militares. O suspeito conseguiu fugir.

“Expressamos nosso sincero agradecimento à equipe do Corpo de Bombeiros, que atuou com prontidão no resgate dos militares acidentados, assim como à equipe do Samu, que prestou os primeiros atendimentos. Felizmente, os policiais militares já receberam alta hospitalar e estão retornando aos seus lares para o devido repouso e recuperação”, escreveu Caus em uma rede social.

Leia mais:  Laboratório clandestino que fabricava suplementos é fechado no Sul do ES e responsável é preso

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana