conecte-se conosco


São Mateus

Sesa nega que pacientes estejam morrendo na fila de espera para internação em São Mateus

Publicado

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, apesar da ocupação do hospital estar em nível crítico, a Central de Regulação está executando as transferências

Diante de informações falsas que circulam nas redes sociais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou uma nota à imprensa na noite de domingo (21), negando que pacientes estejam morrendo na fila de espera para internação no Hospital Estadual Dr. Roberto Silvares, no município de São Mateus. De acordo com a Sesa, apesar da ocupação do hospital estar em nível crítico, a Central de Regulação da secretaria está executando as transferências e há altas de pacientes programadas. 

A secretária ressaltou ainda que, desde o início da pandemia, o Governo do Estado adotou a estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e o fortalecimento do papel da regulação do Estado, com objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar em todas as regiões e a todos os pacientes que desenvolvam formas graves da doença.

Segundo a Sesa, a rede do SUS está sendo ampliada por meio do “Programa Leito Para Todos” e novos leitos serão abertos nos próximos dias. A expectativa é que até o final do mês de abril a rede SUS capixaba esteja ofertando 900 leitos de UTI covid. Atualmente, o estado conta com 793 leitos de UTI e 778 de enfermaria, exclusivos para pacientes covid.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou ainda que tem trabalhado intensamente no enfrentamento da pandemia, para garantir que não haja comprometimento no atendimento de todos os pacientes. No entanto, é necessário também que a população siga as orientações do governo quanto às medidas de isolamento para diminuir a transmissão da doença.

Leia mais:  Nova pesquisa eleitoral em São Mateus mostra crescimento de Carlinhos Lyrio
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Partido Progressista confirma o nome de Cássio Caldeira para pré-candidato a prefeito em São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  São Mateus - 17 casos confirmados da variante inglesa do COVID-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana