conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Sesa recebe kits para diagnóstico do Covid-19

Publicado

A Secretaria da Saúde (Sesa) solicitou, e o Ministério da Saúde habilitou o Espírito Santo como um dos estados que farão a análise do Covid-19 nos pacientes do próprio território. Na tarde desta segunda-feira (09), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) entregou 10 kits para testagem do novo coronavírus no Estado, o que permitirá a testagem de 240 amostras que não precisarão mais serem encaminhadas para o Rio de Janeiro.

Durante esta semana uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas. Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.

De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos, no laboratório do próprio Estado, além de permitir um resultado mais ágil, trará uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.

“Estamos atuando na busca do diagnóstico com foco em todas as frentes necessárias no enfrentamento desse novo vírus. Por isso, uma das ações estratégicas de emergência da Secretaria, logo após a divulgação do primeiro caso suspeito, fora do epicentro mundial, foi fazer essa solicitação junto ao Ministério. Sabíamos da possibilidade da doença adentrar nossas fronteiras e, por isso, nos antecipamos. Nos próximos dias passaremos por um treinamento para que a liberação dos resultados seja realizada com a maior qualidade e segurança possível para a população”, frisou.

Rodrigues explicou ainda que um kit é capaz de analisar 24 amostras e que o resultado do teste que identifica o novo coronavírus sairá em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o Ministério da Saúde libere mais kits para o Estado.

Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios. Esse cenário reforça e qualifica a capacidade já demonstrada pelo Lacen/ES na resposta tanto à emergência quanto a situações epidemiológicas rotineiras.

Leia mais:  Governador visita novos leitos Covid abertos no Hospital Santa Casa Castelense
publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  Vacinação contra Poliomielite e Sarampo tem nova prorrogação
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Ivermectina só pode ser vendido com receita médica, decide Anvisa
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana