conecte-se conosco


Segurança

Sesp divulga planejamento para Operação Desfile das Escolas de Samba e Operação Carnaval 2025

Publicado

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) divulgou, nessa quarta-feira (19), o planejamento para a Operação Desfile das Escolas de Samba e Operação Carnaval 2025. Ao todo, 12.968 agentes, de diversas forças de segurança, estarão empenhados nos dois eventos. Os detalhes foram apresentados à imprensa em entrevista coletiva, realizada na Sesp.

O Desfile das Escolas de Samba, em Vitória, ocorrerá nestas sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), abrindo o período de folia no Espírito Santo. Os festejos do Carnaval oficial se estendem de 28 de fevereiro a 05 de março. A Sesp coordena o planejamento de segurança, cujo objetivo é promover eventos seguros e pacíficos.

“O Espírito Santo está no roteiro nacional do Carnaval. É destino de foliões do Brasil inteiro que vêm ao nosso Estado prestigiar o Desfile das Escolas de Samba, abrindo o calendário de folia do Brasil, e os nossos balneários, onde o carnaval de rua arrasta multidões. Garantir que este seja um período de alegria e comemoração é nosso trabalho, por isso, este planejamento conta com a integração de diversos atores, trabalhando juntos por um carnaval de paz”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

A Operação Carnaval 2025 vai integrar Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) e Prefeituras Municipais, por meio das Guardas Civis Municipais e serviços de guarda-vidas.

Somente das forças de segurança estaduais, o efetivo total será de 11.797 agentes, sendo 9.696 policiais militares, 1.063 policiais civis e 1.038 bombeiros militares. O Cerco Inteligente do Estado estará em operação com 1.160 câmeras ativas que serão utilizadas no monitoramento e no combate aos crimes de trânsito, ambientais, fiscais e de segurança pública.

Leia mais:  Carro pega fogo com mãe e filho de 4 anos em Cariacica

A PMES vai alocar o efetivo conforme o fluxo de foliões em cada região do Estado. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) vai realizar ações de fiscalização em todo o território capixaba, o Batalhão de Ação com Cães (BAC) e Batalhão de Missões Especiais (BME) vão distribuir seus efetivos na Grande Vitória e o Regimento de Polícia Montada (RPMont) estará presente nos municípios do litoral, de norte a sul. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) se dedicará à fiscalização de trânsito em rodovias estaduais e na Grande Vitória, com o uso de etilômetros, radares e drones.

A PCES vai reforçar as equipes de plantão nas Delegacias localizadas nos litorais norte e sul, bem como nas Delegacias da Região Metropolitana e na Central de Teleflagrantes. Haverá a instalação de postos de atendimento ao cidadão na Delegacia de Polícia de Jacaraípe e na Delegacia Regional de Anchieta. As delegacias especializadas manterão operações de cumprimento de mandados de prisão e de busca, além de levantamentos de inteligência.

O Corpo de Bombeiros terá militares empenhados em equipes de resgate, fiscalização de eventos e operações em balneários. Também é atribuição do Corpo de Bombeiros coordenar as equipes de guarda-vidas das prefeituras, que, este ano, somam 873 servidores. Já a Polícia Científica terá equipes reforçadas em todas as regiões do Estado, atendendo às ocorrências onde se fizer necessária a perícia criminal, bem como atendimentos nas unidades do Instituto Médico Legal.

O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) dará apoio no policiamento de orla na Região Metropolitana e no atendimento de emergências nos litorais norte e sul. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) terá agentes realizando abordagens educativas e reforçou o serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos pelas forças policiais.

Desfile das Escolas de Samba

Leia mais:  Projeto 'Homem que é Homem' é lançado em Mimoso do Sul

No Desfile das Escolas de Samba, atuarão conjuntamente Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e Guardas Municipais de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. O efetivo total empenhado é de 1.171 agentes, sendo 561 policiais militares, 351 guardas municipais de Vitória, 164 policiais civis e 95 bombeiros militares.

Na região do Sambão do Povo, no bairro Mario Cypreste, em Vitória, haverá a instalação de um Posto de Comando Integrado, de onde será possível monitorar o evento e a região do entorno, por meio de câmeras. A PMES será responsável por realizar abordagens a pessoas e veículos, lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência para delitos de menor potencial ofensivo, realizar policiamento ostensivo a pé e viaturas em ponto base.

A Guarda Municipal de Vitória (GCMV) atuará de forma integrada com a PMES, realizando abordagens, controle de trânsito e videomonitoramento. As Guardas de Cariacica, Serra e Vila Velha darão apoio em operações de trânsito, especialmente durante o deslocamento dos carros alegóricos das escolas de Samba para Vitória. Também atuarão como apoio nos arredores dos terminais rodoviários.

A PCES vai reforçar os efetivos na Delegacia de Polícia de Santo Antônio e na Delegacia Regional de Vitória. Perdas de documentos, furtos ou delitos simples podem ser registrados também por meio da Delegacia On-line, sem a necessidade de ir pessoalmente a uma unidade policial. O endereço é delegaciaonline.sesp.es.gov.br.

O Corpo de Bombeiros Militar é responsável por fiscalizar as estruturas do Sambão do Povo, o cumprimento das normas de prevenção contra incêndio e pânico, e a adequação dos espaços à capacidade de público, viabilizando um evento seguro. Durante os três dias do desfile, o CBMES vai manter um efetivo dedicado à fiscalização, supervisão de brigadistas e eventuais resgates, além de salvamentos e combate a incêndios.

publicidade

Segurança

Homem é preso após tentar matar a mulher na frente da sogra no ES

Publicado

A vítima teve um ferimento de 12 centímetros de profundidade. Suspeito foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio

Um homem de 39 anos foi preso após tentar matar a companheira a facadas em Castelo, região Sul do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (18).

O caso ocorreu no bairro Niterói, na frente da mãe da vítima, que foi atingida nas costas e levada ao Hospital Municipal.

A mulher contou à polícia que ela e o marido tiveram uma discussão, momento em que ele pegou uma faca e a atacou. O crime foi presenciado pela mãe dela, que correu para fora da casa e pediu ajuda aos vizinhos.

Para evitar uma tragédia, um deles pegou a arma do crime e a jogou em uma área de mata, o que impossibilitou a localização da faca. O suspeito fugiu logo depois do ataque.

No entanto, a Polícia Militar foi acionada e depois de realizar buscas pela região, localizou o homem próximo à sua casa. Ele foi preso e encaminhado para a 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Projeto 'Homem que é Homem' é lançado em Mimoso do Sul

Vítima teve ferimento em osso do quadril

Aos policiais, a equipe médica do hospital municipal informou que a vítima sofreu um ferimento de aproximadamente 12 centímetros de profundidade e que a lâmina teria atingido um osso do quadril.

A mulher foi transferida para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim para uma avaliação mais detalhada.

Por nota, a Polícia Civil informou que o suspeito foi conduzido à Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, foi autuado em flagrante por tentativa de feminicídio e encaminhado ao sistema prisional.  

Continue lendo

Segurança

Quase 9 mil litros de óleo fraudado são apreendidos na Grande Vitória

Publicado

Empresa responsável pela comercialização dos óleos já havia sido identificada em fraudes de azeites

Quase 9 mil litros de óleo fraudado foram apreendidos durante uma operação realizada nesta quarta-feira (19) em distribuidoras e supermercados da Grande Vitória. Além das apreensões, a venda de duas marcas do produto foi proibida.

A ação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) contou com o apoio do Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).

De acordo com a Secretária Estadual de Segurança Pública (Sesp), a empresa responsável pela comercialização dos óleos já havia sido identificada em fraudes envolvendo azeites nos meses de novembro de 2024 e março deste ano.

A investigação busca apurar a extensão do esquema e responsabilizar os envolvidos. Mais detalhes sobre a operação serão divulgados em entrevista coletiva marcada para o início da noite desta quarta-feira (19).

Leia mais:  'Pombos-correios': 10 advogados suspeitos de ligação com tráfico são presos no ES e um está foragido
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana