Com o intuito de debater propostas, projetos, parcerias e ouvir quais são as demandas das autoridades locais, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, percorreu três municípios do sul capixaba, Divino de São Lourenço, Jerônimo Monteiro e Rio Novo do Sul, em agendas realizadas na última quarta-feira e quinta-feira.
Durante as visitas, o secretário Júnior Abreu viu como está o andamento de algumas obras da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e conferiu as estruturas de quadras e campos de futebol, que poderão receber aportes para reformas no futuro. Também conversou com prefeitos e secretários municipais de Esportes sobre as necessidades e os desafios para a área esportiva no cenário pós-pandemia.
“Estamos realizando essas caminhadas esportivas pelo interior para estar cada vez mais próximo dos municípios e dialogar com cada um deles sobre nossas ações e projetos, já que ainda passamos por um momento desafiador. Entretanto, com o ritmo de vacinação no Estado, estamos otimistas de que, em breve, poderemos voltar à rotina em relação ao esporte. Não paramos de investir durante a pandemia, mas agora, com a retomada gradual das atividades, queremos investir ainda mais”, comentou Abreu.
Ao longo do trajeto, o secretário conferiu como estão os estados de conservação dos campos Bom de Bola, espalhados pela região. Em Jerônimo Monteiro, por exemplo, acompanhado do prefeito Sérgio Fonseca, o secretário de Estado de Esportes e Lazer avaliou a possibilidade de troca do gramado sintético e de outras reformas no equipamento localizado na sede do município.
Já em Rio Novo do Sul, o Governo do Estado, por meio da Sesport, está construindo duas quadras poliesportivas: uma no distrito de Princesa e outra na comunidade de Itataiba. Os investimentos somam um total de R$ 1.742.395,32. Junior Abreu, ao lado do prefeito Nei Castelari, acompanhou de perto as obras, que estão perto de entrar em fase de reta final para a inauguração. Destaque para o equipamento em Itataiba, com 75% dos trabalhos concluídos.
Na visita a Divino de São Lourenço, o secretário, junto do prefeito Eleardo Brasil, do vice-prefeito Dudu Queiroz e do secretário municipal de Esportes, Vando Andrade, esteve na comunidade de Limo Verde, onde há o plano de construção de uma quadra poliesportiva, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Estado.
“Cerca de 500 moradores em Limo Verde serão beneficiados com essa obra. É uma comunidade que vem crescendo muito, localizada na área do Parque Nacional do Caparaó. Uma região linda e turística. Com o apoio do Governo do Estado, vamos calçar todo o centro da comunidade, inaugurar um posto de saúde e faremos o tratamento da água. Agora, recebemos essa boa notícia da possibilidade de construção da quadra”, comemorou o prefeito Eleardo Brasil.
Francisco Cássio teve a perna amputada após acidente em dezembro e amigos organizam rifa para ajudar com custos
O árbitro de futebol capixaba Francisco Cássio teve a perna amputada após um acidente de moto no final do ano passado. Amigos do profissional estão organizando uma rifa para ajudá-lo com os custos da recuperação.
Cássio sofreu um acidente de moto quando estava voltando do treino, no dia 18 de dezembro do ano passado, próximo ao Terminal de Vila Velha. Ele chegou a ficar em coma por dois dias e internado no hospital por cinco dias. Os médicos disseram que treinar com regularidade durante a vida toda ajudou na recuperação.
O árbitro só recobrou a memória após o quinto dia de recuperação, mas não se lembra de como foi o acidente. Segundo ele, a única coisa que se recorda é que um carro o atropelou quando já estava chegando em casa e que foi arremessado por cerca de 10 metros.
Após o ocorrido, Cássio teve a perna amputada e está fazendo fisioterapia com o apoio de uma academia que pertence a um amigo. Ele ainda não conseguiu liberação do tratamento pelo SUS e pelo INSS e por isso conta com os equipamentos e profissionais da academia.
“Para a recuperação é se agarrar nas forças de Deus e seguir em frente. Infelizmente, o Governo e o INSS não ajudam”, comenta.
Francisco Cássio tem feito fisioterapia com apoio da academia de um amigo. Foto: Arquivo pessoal
Rifa para ajudar com os custos
Além de jogos profissionais, o árbitro também participava de “peladas” e jogos amadores. Cássio conta que recebeu apoio de times amadores de Vila Velha. Três amigos, que jogam em um desses times, foram os organizadores da rifa.
Bruno Barros, Cláudio Alves e Dimitrus compraram uma camisa oficial do Flamengo autografada pelo ídolo Zico e colocaram como o prêmio do sorteio. Em dois dias de rifa, mais de 130 números já foram vendidos.
O dinheiro será usado para ajudar a arcar com os custos da recuperação de Cássio e com a renda da família, já que o profissional está afastado do trabalho.
Para comprar as rifas e ajudar o árbitro, basta acessar o link https://criarifa.com/zW990L. Cada rifa custa R$ 10,00.
Apoio de colegas e da Federação
Além da rifa, o árbitro frisou que conta com o apoio de colegas e também da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
“No dia seguinte ao acidente, houve a confraternização da arbitragem. Ali mesmo o pessoal já se juntou para me apoiar. Ajudam com dinheiro, remédios, equipamentos… Foram 27 anos de trabalho, conheci muita gente e eles estão me ajudando”, afirma o árbitro.
Ele é árbitro federado desde 1999 e já apitou jogos de Série A. Em 2023, foi o árbitro da final da Segunda Divisão do Campeonato Capixaba. Aos 50 anos, já estava caminhando para o final da carreira e seria árbitro auxiliar em 2025.
Cássio faz questão de agradecer pelo apoio que tem recebido de amigos e da FES. Ele ressalta que o presidente da comissão de arbitragem do ES, Marcos André Gomes, foi o primeiro a visitá-lo e que o presidente da Federação, Gustavo Vieira, prometeu fazer uma campanha para a compra de uma prótese.
Volta aos gramados
Francisco Cássio espera voltar aos gramados um dia. Ele afirma que sente falta de correr e apitar jogos.
“Minha mente está focada em voltar e ser o primeiro árbitro a apitar com uma prótese”, revela Cássio.
O árbitro espera voltar a apitar jogos amadores quando estiver recuperado e com uma prótese. Sobre a volta à arbitragem profissional, ele não descartou nenhuma possibilidade, apesar de não haver um programa para árbitros deficientes atualmente.
“Se a Federação convidar, seja para apitar em um jogo sub-15, 17 ou 20, eu topo!” disse Cássio.
Já Bruna Biancardi, noiva do jogador, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas
Após rumores que circulavam sobre sua presença em uma festa particular, Neymar apareceu nas redes sociais na noite desta quinta-feira (13). Em uma postagem, o jogador compartilhou uma imagem de si mesmo relaxando em sua cama, assistindo televisão, acompanhada da legenda “Novelinha e dormir”. Enquanto isso, Bruna Biancardi, noiva de Neymar, optou por passar a noite em um restaurante japonês na companhia de amigas.
A assessoria de Neymar se pronunciou sobre a situação, desmentindo sua presença na festa organizada por Rafa Motta. Embora o helicóptero do atleta tenha sido avistado nas proximidades do evento, a equipe do jogador esclareceu que ele não estava no local e que frequentemente empresta sua aeronave.